A importância da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento das competências sociais no pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Ana Rita Barroquinho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4686
Resumo: A presente dissertação de mestrado teve como principal objetivo verificar a importância da aprendizagem cooperativa na aquisição/desenvolvimento de competências sociais em 13 crianças do ensino pré-escolar cujas idades rondam os quatro/cinco anos. Com este fim em vista foi planificado um plano de intervenção com recurso a atividades de aprendizagem cooperativa com o objetivo de proporcionar a aquisição/desenvolvimento de competências sociais. O programa de intervenção foi dividido em três fases: fase de pré-implementação, implementação do programa de competências sociais e fase de pós-implementação. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a Escala de Competências Sociais (K-6) de Serra de Lemos e Meneses (2002) e uma grelha de observação construída com o objetivo de registar a aquisição/desenvolvimento das competências sociais em estudo. Com a análise da Escala K-6 e dos registos da grelha de observação verificou-se que as crianças melhoraram as suas capacidades de autocontrolo como por exemplo, reagir impulsivamente/agressivamente. No domínio/aquisição de competências sociais as crianças, após o programa interventivo, passaram a cooperar de forma harmoniosa, partilhando os materiais, ouvindo e respeitando os colegas de grupo. As crianças melhoraram as suas competências assertivas uma vez que os trabalhavam de forma mais harmoniosa. As crianças integravam-se com mais facilidade em atividades em decurso, colaboravam adequadamente, auxiliavam os colegas e conviviam com o grupo de pares. A nível dos comportamentos foi possível diminuir comportamentos mais agressivos, como seja lutas, agressões físicas e/ou verbais, mudanças repentinas de temperamento, responder agressivamente à educadora e impulsividade. Os resultados comprovaram a importância da aprendizagem cooperativa na aquisição/desenvolvimento das competências sociais, tendo também contribuído para a diminuição de comportamentos agressivos, hiperativos e outros problemas de comportamento. Concluiu-se que os métodos cooperativos se revelaram importantes e eficientes na melhoria das competências sociais em estudo.
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