Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/85033 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira |
id |
RCAP_91916643aca2c4aaf99d407ec109dc23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85033 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidoresStudy of social responsibility and ethics in companies – an analysis of consumer perceptionResponsabilidade socialÉticaEvolução do conceitoLiderança éticaPráticas de responsabilidade social empresarialSocial responsibilityEthicsConcept evolutionEthical leadershipCorporate social responsibility practicesCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e FinanceiraNo âmbito do Mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira é realizada a presente dissertação sobre a responsabilidade social empresarial e ética nas empresas, com o objetivo em conhecer e refletir sobre os conceitos de responsabilidade social e da ética, bem como de liderança ética. De seguida, e numa perspetiva de estudo, pretende-se perceber se o consumidor tem conhecimento destas temáticas e se consegue evidenciar algumas das práticas de responsabilidade social no contexto organizacional. Por fim, será também investigado se os consumidores procuram informações sobre os temas, que comportamentos ponderam no momento da tomada de decisão de compra e se conhecem empresas socialmente responsáveis. De referir que os dados foram recolhidos a partir da realização de um inquérito divulgado nas redes sociais. A construção deste questionário teve por base uma entrevista exploratória ao Grupo EDP. Como fontes para o desenvolvimento da presente dissertação serão analisados: livros e artigos científicos, o código de ética do Grupo EDP e o seu website, jornais digitais, com notícias referentes ao modo de atuação da organização, bem como o material de apoio fornecido pelos docentes no percurso académico. No que refere à estrutura, a dissertação será constituída por uma breve revisão da literatura, no que diz respeito aos conceitos de responsabilidade social empresarial, ética e liderança ética. Posteriormente, será apresentado o Grupo EDP, o seu código de ética bem como as suas práticas de responsabilidade social e princípios éticos. Por fim, será elaborada uma análise às respostas obtidas através do inquérito, com vista à exposição de uma opinião fundamentada sobre o impacto que as características socioeconómicas têm na perceção e conhecimento de responsabilidade social empresarial e da ética nas empresas. Uma das principais conclusões, através dos testes realizados, é que a habilitação literária e a faixa etária não têm impacto significativo na procura da informação sobre as iniciativas de responsabilidade social das empresas.This dissertation on corporate social responsibility and ethics is carried out within the scope of the Master's Degree in Monetary, Banking and Financial Economics, with the purpose of knowing and reflecting on the concepts of social responsibility and ethics, as well as ethical leadership. Next, and from a study perspective, it is intended to understand whether the consumer is aware of these issues and whether he or she is able to evidence some of the practices of social responsibility in an organizational context. Finally, it will also be investigated whether consumers seek information on the issues, what behaviours they consider when making purchasing decisions and whether they know socially responsible companies. It should be noted that the data were collected from a survey disseminated on social networks. The construction of this questionnaire was based on an exploratory interview with the EDP Group. As sources for the development of this dissertation, the following will be analysed: books and scientific articles the EDP Group's code of ethics and its website, digital newspapers, with news referring to the organization's mode of action, as well as the support material provided by teachers during the academic career. Regarding the structure of the dissertation, it will consist of a brief literature review, related to the concepts of corporate social responsibility, ethics and ethical leadership. Afterwards, the EDP Group, its code of ethics as well as its social responsibility practices and ethical principles will be presented. Finally, an analysis of the answers obtained through the survey will be carried out in order to present a reasoned opinion on the impact that socioeconomic characteristics have on the perception and knowledge of corporate social responsibility and ethics in companies.Mourão, PauloFigueira, AlexandraUniversidade do MinhoFernandes, Ana Teresa Pinto Miranda2023-05-172023-05-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85033por203318595info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:30.346430Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores Study of social responsibility and ethics in companies – an analysis of consumer perception |
title |
Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores |
spellingShingle |
Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores Fernandes, Ana Teresa Pinto Miranda Responsabilidade social Ética Evolução do conceito Liderança ética Práticas de responsabilidade social empresarial Social responsibility Ethics Concept evolution Ethical leadership Corporate social responsibility practices Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores |
title_full |
Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores |
title_fullStr |
Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores |
title_full_unstemmed |
Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores |
title_sort |
Estudo da responsabilidade social e da ética nas empresas – uma análise sobre a perceção dos consumidores |
author |
Fernandes, Ana Teresa Pinto Miranda |
author_facet |
Fernandes, Ana Teresa Pinto Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mourão, Paulo Figueira, Alexandra Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Teresa Pinto Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social Ética Evolução do conceito Liderança ética Práticas de responsabilidade social empresarial Social responsibility Ethics Concept evolution Ethical leadership Corporate social responsibility practices Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Responsabilidade social Ética Evolução do conceito Liderança ética Práticas de responsabilidade social empresarial Social responsibility Ethics Concept evolution Ethical leadership Corporate social responsibility practices Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-17 2023-05-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/85033 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/85033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203318595 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132992164069376 |