Aprendizagem baseada na resolução de problemas no ensino a distância: desenvolvendo competências do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Daniela Cardão Salazar
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33407
Resumo: O Ensino das Ciências da atualidade preconiza o recurso a metodologias de ensino e de aprendizagem que consigam providenciar aos alunos competências e aprendizagens que os tornem futuros cidadãos capazes de exercer uma cidadania ativa e responsável numa sociedade em constantes e massivas alterações científicas e tecnológicas. A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) apresenta-se como uma alternativa metodológica viável, onde os alunos são incentivados a trabalhar colaborativa e autonomamente em grupos, de forma a resolver situações problemáticas do quotidiano, através da aplicação de conteúdos curriculares. É neste contexto que surge o presente trabalho investigativo, implementado numa turma de 10.º ano de escolaridade que, ao procurar distanciar-se das práticas tradicionais, recorreu à ABRP no Ensino a Distância (EaD) para o estudo do “Transporte de materiais através da membrana plasmática”, na disciplina de Biologia e Geologia. Esta investigação teve como objetivos: (i) desenvolver uma sequência didática que promova o desenvolvimento de competências do século XXI, (ii) perceber se as atividades colaborativas no EaD influenciam a partilha de conhecimentos e a (re) construção de conhecimentos científicos e (iii) analisar a opinião dos alunos sujeitos a um ensino orientado para a Resolução de Problemas no EaD. Para tal foram planificados, concebidos e aplicados materiais didáticos, bem como diversos materiais para recolha de dados, de forma a avaliar as competências mobilizadas/desenvolvidas e as aprendizagens dos alunos. O tratamento, análise e triangulação dos dados obtidos mostraram que os objetivos definidos foram alcançados: a sequência didática criada e a metodologia adotada permitiram o desenvolvimento das competências de colaboração, comunicação, literacia TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), cidadania, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas nos alunos e as atividades colaborativas e as TIC influenciaram de forma positiva a partilha e a (re) construção de conhecimentos. Apesar dos alunos terem demonstrado uma opinião favorável sobre o benefício da ABRP, estes ainda se mostram divididos entre as metodologias ativas e tradicionais. Confirma-se, assim, a necessidade de desenvolver um amplo reportório de estratégias e métodos de Ensino das Ciências, de forma a motivar e a envolver todos os alunos, pois este faz parte de um sistema complexo com inúmeras variáveis, onde não existem receitas que se coadunem com tarefas complexas. Pode-se concluir que a metodologia ABRP no EaD se afigura como promotora de competências e aprendizagens essenciais que possibilitam aos alunos compreender e participar na sociedade do conhecimento, mobilizando, através delas, o saber, o ser e o saber resolver os problemas com que o mundo atual, em mudança, os confronta constantemente.
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É neste contexto que surge o presente trabalho investigativo, implementado numa turma de 10.º ano de escolaridade que, ao procurar distanciar-se das práticas tradicionais, recorreu à ABRP no Ensino a Distância (EaD) para o estudo do “Transporte de materiais através da membrana plasmática”, na disciplina de Biologia e Geologia. Esta investigação teve como objetivos: (i) desenvolver uma sequência didática que promova o desenvolvimento de competências do século XXI, (ii) perceber se as atividades colaborativas no EaD influenciam a partilha de conhecimentos e a (re) construção de conhecimentos científicos e (iii) analisar a opinião dos alunos sujeitos a um ensino orientado para a Resolução de Problemas no EaD. Para tal foram planificados, concebidos e aplicados materiais didáticos, bem como diversos materiais para recolha de dados, de forma a avaliar as competências mobilizadas/desenvolvidas e as aprendizagens dos alunos. O tratamento, análise e triangulação dos dados obtidos mostraram que os objetivos definidos foram alcançados: a sequência didática criada e a metodologia adotada permitiram o desenvolvimento das competências de colaboração, comunicação, literacia TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), cidadania, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas nos alunos e as atividades colaborativas e as TIC influenciaram de forma positiva a partilha e a (re) construção de conhecimentos. Apesar dos alunos terem demonstrado uma opinião favorável sobre o benefício da ABRP, estes ainda se mostram divididos entre as metodologias ativas e tradicionais. Confirma-se, assim, a necessidade de desenvolver um amplo reportório de estratégias e métodos de Ensino das Ciências, de forma a motivar e a envolver todos os alunos, pois este faz parte de um sistema complexo com inúmeras variáveis, onde não existem receitas que se coadunem com tarefas complexas. Pode-se concluir que a metodologia ABRP no EaD se afigura como promotora de competências e aprendizagens essenciais que possibilitam aos alunos compreender e participar na sociedade do conhecimento, mobilizando, através delas, o saber, o ser e o saber resolver os problemas com que o mundo atual, em mudança, os confronta constantemente.Nowadays, Science Teaching recommends the use of teaching and learning methodologies that can provide to students skills and knowledge that change them into future citizens capable of exercising an active and responsible citizenship in a society in constant and massive scientific and technological changes. Problem-Based Learning (PBL) presents itself as a viable methodological alternative, where students are encouraged to work collaboratively and autonomously in groups, in order to solve problematic everyday situations, through the application of curricular contents. It is in this context that this investigation work arises, implemented in a 10th grade class that, in seeking to distance from traditional practices, resorted to ABRP in Distance Learning to study the “Transport of materials through the plasma membrane”, in the subject of Biology and Geology. This investigation aimed to: (i) develop a didactic sequence that promotes the development of skills of the 21st century, (ii) realize if collaborative activities in Distance Learning influence knowledge sharing and (re)construction of scientific knowledge and (iii) analyse the students’ opinion who were subjected to an oriented teaching towards Problem Solving in Distance Learning. To this end, teaching materials were planned, conceived and applied, as well as many materials for data collection, in order to evaluate the mobilized/developed skills and the students' learning. The treatment, analysis and triangulation of the data obtained showed that the defined aims were achieved: the didactic sequence created and the methodology adopted allowed the development of collaborative skills, communication, literacy ICT (Information and Communications Technology) literacy, citizenship, creativity, critical thinking and problem solving in students, and the collaborative activities and ICT influenced positively the sharing and (re)construction of knowledge. Although the students have expressed a positive opinion about the benefit of ABRP, they are still divided between the active and the traditional methodologies. This confirms the need of developing a broad repertoire of strategies and methods in Science Teaching, in order to motivate and involve all students, as this is part of a complex system with numerous variables, where there are no recipes that are consistent with complex tasks. It can be concluded that the ABRP methodology in Distance Learning appears as a promoter of essential skills and learning that enable students to understand and participate in society knowledge, mobilizing, through these skills, the knowledge and the problem-solving, today´s world in constant change, has to face.2022-03-07T15:58:43Z2021-11-22T00:00:00Z2021-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33407porSimões, Daniela Cardão Salazarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:12Zoai:ria.ua.pt:10773/33407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:48.841927Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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