Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16703 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do Trabalho |
id |
RCAP_91cb7468dcd4acab4c826786df519c87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16703 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de LisboaTrabalho emocionalProfessoresBurnoutSatisfação no trabalhoIntenção de abandonoEmotional laborTeachersBurnoutJob satisfactionIntention to quitDissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do TrabalhoAs emoções são algo intrínseco dos indivíduos que afeta a vida quotidiana dos mesmos. O estado emocional pode ser manipulado através de processos de trabalho emocional e é possível suprimir ou fingir emoções e, alterar de forma profunda o modo como se pensa e posiciona perante uma situação de stress, de modo a estimular em si próprio uma resposta emocional que seja adequada às expetativas relacionadas com o papel que se desempenha na organização. A presente investigação teve como objetivo estudar de que forma os processos de trabalho emocional influenciam a satisfação no trabalho, avaliando também variáveis como o burnout e a intenção de abandono da profissão e organização. Através de um inquérito por questionário a uma amostra de 157 docentes a lecionar no ensino básico e secundário no distrito de Lisboa e de entrevistas a 3 professores, foi possível concluir que o processo de deep acting (postura autêntica) está associado à não intenção de abandono da escola e que são os professores mais velhos que tendem a adotar essas posturas autênticas. Comprovou-se ainda que o processo de trabalho emocional surface acting (postura dissimulada) tem influência no estado de exaustão emocional dos docentes (burnout), sendo os professores mais jovens que tendem a adotar a postura dissimulada. Os resultados são discutidos e apresentadas sugestões sustentadas pela investigação realizada.Emotions are something intrinsic to individuals that affects their daily lives. Emotional state can be manipulated through emotional labor processes and it is possible to suppress or pretend emotions and, to profoundly change the way one thinks and positions oneself in a stressful situation, in order to stimulate in oneself an emotional response that is expectations related to the role played by the organization. The present research aimed to study how the emotional labor processes influence job satisfaction, also evaluating variables such as burnout and the intention to quit. Through a questionnaire survey of a sample of 157 teachers in middle school and high school in the district of Lisbon and interviews with 3 teachers, it was possible to conclude that the process of deep acting is associated with non-intention to abandon of the school and that it is the older teachers who tend to adopt these authentic positions. It was also verified that the process of emotional labor surface acting has influence in the state of emotional exhaustion of the teachers (burnout), being the younger teachers that tend to adopt the masked posture. The results are discussed and presented suggestions supported by the research carried out.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasRamos, Rosária Maria PereiraRepositório da Universidade de LisboaRocha, Vanessa Andreia Rodrigues2019-01-10T19:59:45Z2018-12-172018-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16703TID:202173984porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:05.823972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa |
title |
Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa |
spellingShingle |
Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa Rocha, Vanessa Andreia Rodrigues Trabalho emocional Professores Burnout Satisfação no trabalho Intenção de abandono Emotional labor Teachers Burnout Job satisfaction Intention to quit |
title_short |
Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa |
title_full |
Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa |
title_fullStr |
Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa |
title_full_unstemmed |
Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa |
title_sort |
Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa |
author |
Rocha, Vanessa Andreia Rodrigues |
author_facet |
Rocha, Vanessa Andreia Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Rosária Maria Pereira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Vanessa Andreia Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho emocional Professores Burnout Satisfação no trabalho Intenção de abandono Emotional labor Teachers Burnout Job satisfaction Intention to quit |
topic |
Trabalho emocional Professores Burnout Satisfação no trabalho Intenção de abandono Emotional labor Teachers Burnout Job satisfaction Intention to quit |
description |
Dissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do Trabalho |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17 2018-12-17T00:00:00Z 2019-01-10T19:59:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/16703 TID:202173984 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/16703 |
identifier_str_mv |
TID:202173984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131110561546240 |