Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Vanessa Andreia Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16703
Resumo: Dissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do Trabalho
id RCAP_91cb7468dcd4acab4c826786df519c87
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16703
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de LisboaTrabalho emocionalProfessoresBurnoutSatisfação no trabalhoIntenção de abandonoEmotional laborTeachersBurnoutJob satisfactionIntention to quitDissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do TrabalhoAs emoções são algo intrínseco dos indivíduos que afeta a vida quotidiana dos mesmos. O estado emocional pode ser manipulado através de processos de trabalho emocional e é possível suprimir ou fingir emoções e, alterar de forma profunda o modo como se pensa e posiciona perante uma situação de stress, de modo a estimular em si próprio uma resposta emocional que seja adequada às expetativas relacionadas com o papel que se desempenha na organização. A presente investigação teve como objetivo estudar de que forma os processos de trabalho emocional influenciam a satisfação no trabalho, avaliando também variáveis como o burnout e a intenção de abandono da profissão e organização. Através de um inquérito por questionário a uma amostra de 157 docentes a lecionar no ensino básico e secundário no distrito de Lisboa e de entrevistas a 3 professores, foi possível concluir que o processo de deep acting (postura autêntica) está associado à não intenção de abandono da escola e que são os professores mais velhos que tendem a adotar essas posturas autênticas. Comprovou-se ainda que o processo de trabalho emocional surface acting (postura dissimulada) tem influência no estado de exaustão emocional dos docentes (burnout), sendo os professores mais jovens que tendem a adotar a postura dissimulada. Os resultados são discutidos e apresentadas sugestões sustentadas pela investigação realizada.Emotions are something intrinsic to individuals that affects their daily lives. Emotional state can be manipulated through emotional labor processes and it is possible to suppress or pretend emotions and, to profoundly change the way one thinks and positions oneself in a stressful situation, in order to stimulate in oneself an emotional response that is expectations related to the role played by the organization. The present research aimed to study how the emotional labor processes influence job satisfaction, also evaluating variables such as burnout and the intention to quit. Through a questionnaire survey of a sample of 157 teachers in middle school and high school in the district of Lisbon and interviews with 3 teachers, it was possible to conclude that the process of deep acting is associated with non-intention to abandon of the school and that it is the older teachers who tend to adopt these authentic positions. It was also verified that the process of emotional labor surface acting has influence in the state of emotional exhaustion of the teachers (burnout), being the younger teachers that tend to adopt the masked posture. The results are discussed and presented suggestions supported by the research carried out.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasRamos, Rosária Maria PereiraRepositório da Universidade de LisboaRocha, Vanessa Andreia Rodrigues2019-01-10T19:59:45Z2018-12-172018-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16703TID:202173984porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:05.823972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa
title Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa
spellingShingle Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa
Rocha, Vanessa Andreia Rodrigues
Trabalho emocional
Professores
Burnout
Satisfação no trabalho
Intenção de abandono
Emotional labor
Teachers
Burnout
Job satisfaction
Intention to quit
title_short Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa
title_full Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa
title_fullStr Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa
title_full_unstemmed Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa
title_sort Entre o sentir e o representar: o trabalho emocional e a satisfação no trabalho dos professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário no distrito de Lisboa
author Rocha, Vanessa Andreia Rodrigues
author_facet Rocha, Vanessa Andreia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Rosária Maria Pereira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Vanessa Andreia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho emocional
Professores
Burnout
Satisfação no trabalho
Intenção de abandono
Emotional labor
Teachers
Burnout
Job satisfaction
Intention to quit
topic Trabalho emocional
Professores
Burnout
Satisfação no trabalho
Intenção de abandono
Emotional labor
Teachers
Burnout
Job satisfaction
Intention to quit
description Dissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do Trabalho
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
2018-12-17T00:00:00Z
2019-01-10T19:59:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16703
TID:202173984
url http://hdl.handle.net/10400.5/16703
identifier_str_mv TID:202173984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131110561546240