Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Daniela da Luz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30768
Resumo: O atual relatório realizou-se no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim de Infância. Este relatório tenciona descrever e analisar criteriosamente o processo que fui desenvolvendo ao longo da minha prática, focado na qualidade do ambiente educativo e suas repercussões no desenvolvimento motor da criança. A minha investigação assume-se como uma investigação sobre a própria prática – investigação-ação- que será desenvolvida com recurso a dados predominantemente qualitativos/interpretativos. Utilizei a Escala MOVERS (Archer & Siraj, 2017) para avaliar a qualidade do ambiente educativo relativamente às condições promotoras da atividade lúdica e motora da criança, e desenvolvi um conjunto de propostas pedagógicas na área da Educação Física com vista a melhorar e a potenciar as características do ambiente educativo que fomentam o desenvolvimento motor. A análise dos dados permite-me concluir que a intervenção pedagógica melhorou um conjunto de indicadores da qualidade do ambiente educativo com repercussões nas condições para o desenvolvimento motor das crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: The Quality of the Educational Environment in the Motor Development of The Child Abstract: The current thesis was carried out within the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice in Daycare and Kindergarten. This report intends to describe and carefully analyze the process that I developed throughout my practice, focused on the quality of the educational environment and its repercussions on the child's motor development. My research is based on an investigation about the practice itself -research- actionwhich will be developed mostly using qualitative and interpretative data. I used the MOVERS Scale (Archer & Siraj, 2017) to assess the quality of the educational environment in relation to the conditions that promote the child's play and motor activity, and developed a set of pedagogical proposals when it comes to Physical Education with a view to improve the characteristics of the educational environment that foster children’s motor development. Data analysis allows me to conclude that the pedagogical intervention improved a set of indicators of the educational environment quality with repercussions on the conditions for the children's motor development.
id RCAP_91d33fb7ff1e6f96b47a74d04ed0a5fb
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30768
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criançaDesenvolvimento MotorAmbiente EducativoPrática de Ensino SupervisionadaCrecheJardim de InfânciaMotor developmentEducational EnvironmentSupervised Teaching PracticeNurseryKindergartenO atual relatório realizou-se no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim de Infância. Este relatório tenciona descrever e analisar criteriosamente o processo que fui desenvolvendo ao longo da minha prática, focado na qualidade do ambiente educativo e suas repercussões no desenvolvimento motor da criança. A minha investigação assume-se como uma investigação sobre a própria prática – investigação-ação- que será desenvolvida com recurso a dados predominantemente qualitativos/interpretativos. Utilizei a Escala MOVERS (Archer & Siraj, 2017) para avaliar a qualidade do ambiente educativo relativamente às condições promotoras da atividade lúdica e motora da criança, e desenvolvi um conjunto de propostas pedagógicas na área da Educação Física com vista a melhorar e a potenciar as características do ambiente educativo que fomentam o desenvolvimento motor. A análise dos dados permite-me concluir que a intervenção pedagógica melhorou um conjunto de indicadores da qualidade do ambiente educativo com repercussões nas condições para o desenvolvimento motor das crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: The Quality of the Educational Environment in the Motor Development of The Child Abstract: The current thesis was carried out within the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice in Daycare and Kindergarten. This report intends to describe and carefully analyze the process that I developed throughout my practice, focused on the quality of the educational environment and its repercussions on the child's motor development. My research is based on an investigation about the practice itself -research- actionwhich will be developed mostly using qualitative and interpretative data. I used the MOVERS Scale (Archer & Siraj, 2017) to assess the quality of the educational environment in relation to the conditions that promote the child's play and motor activity, and developed a set of pedagogical proposals when it comes to Physical Education with a view to improve the characteristics of the educational environment that foster children’s motor development. Data analysis allows me to conclude that the pedagogical intervention improved a set of indicators of the educational environment quality with repercussions on the conditions for the children's motor development.Universidade de Évora2022-01-14T18:34:14Z2022-01-142021-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/30768http://hdl.handle.net/10174/30768TID:202857840porDepartamento de Pedagogia e Educaçãodaniela_filipe@live.com.pt670Filipe, Daniela da Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:29:54Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:11.998690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança
title Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança
Filipe, Daniela da Luz
Desenvolvimento Motor
Ambiente Educativo
Prática de Ensino Supervisionada
Creche
Jardim de Infância
Motor development
Educational Environment
Supervised Teaching Practice
Nursery
Kindergarten
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança
author Filipe, Daniela da Luz
author_facet Filipe, Daniela da Luz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Daniela da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Motor
Ambiente Educativo
Prática de Ensino Supervisionada
Creche
Jardim de Infância
Motor development
Educational Environment
Supervised Teaching Practice
Nursery
Kindergarten
topic Desenvolvimento Motor
Ambiente Educativo
Prática de Ensino Supervisionada
Creche
Jardim de Infância
Motor development
Educational Environment
Supervised Teaching Practice
Nursery
Kindergarten
description O atual relatório realizou-se no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim de Infância. Este relatório tenciona descrever e analisar criteriosamente o processo que fui desenvolvendo ao longo da minha prática, focado na qualidade do ambiente educativo e suas repercussões no desenvolvimento motor da criança. A minha investigação assume-se como uma investigação sobre a própria prática – investigação-ação- que será desenvolvida com recurso a dados predominantemente qualitativos/interpretativos. Utilizei a Escala MOVERS (Archer & Siraj, 2017) para avaliar a qualidade do ambiente educativo relativamente às condições promotoras da atividade lúdica e motora da criança, e desenvolvi um conjunto de propostas pedagógicas na área da Educação Física com vista a melhorar e a potenciar as características do ambiente educativo que fomentam o desenvolvimento motor. A análise dos dados permite-me concluir que a intervenção pedagógica melhorou um conjunto de indicadores da qualidade do ambiente educativo com repercussões nas condições para o desenvolvimento motor das crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: The Quality of the Educational Environment in the Motor Development of The Child Abstract: The current thesis was carried out within the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice in Daycare and Kindergarten. This report intends to describe and carefully analyze the process that I developed throughout my practice, focused on the quality of the educational environment and its repercussions on the child's motor development. My research is based on an investigation about the practice itself -research- actionwhich will be developed mostly using qualitative and interpretative data. I used the MOVERS Scale (Archer & Siraj, 2017) to assess the quality of the educational environment in relation to the conditions that promote the child's play and motor activity, and developed a set of pedagogical proposals when it comes to Physical Education with a view to improve the characteristics of the educational environment that foster children’s motor development. Data analysis allows me to conclude that the pedagogical intervention improved a set of indicators of the educational environment quality with repercussions on the conditions for the children's motor development.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30T00:00:00Z
2022-01-14T18:34:14Z
2022-01-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30768
http://hdl.handle.net/10174/30768
TID:202857840
url http://hdl.handle.net/10174/30768
identifier_str_mv TID:202857840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
daniela_filipe@live.com.pt
670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136683361304576