Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30768 |
Resumo: | O atual relatório realizou-se no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim de Infância. Este relatório tenciona descrever e analisar criteriosamente o processo que fui desenvolvendo ao longo da minha prática, focado na qualidade do ambiente educativo e suas repercussões no desenvolvimento motor da criança. A minha investigação assume-se como uma investigação sobre a própria prática – investigação-ação- que será desenvolvida com recurso a dados predominantemente qualitativos/interpretativos. Utilizei a Escala MOVERS (Archer & Siraj, 2017) para avaliar a qualidade do ambiente educativo relativamente às condições promotoras da atividade lúdica e motora da criança, e desenvolvi um conjunto de propostas pedagógicas na área da Educação Física com vista a melhorar e a potenciar as características do ambiente educativo que fomentam o desenvolvimento motor. A análise dos dados permite-me concluir que a intervenção pedagógica melhorou um conjunto de indicadores da qualidade do ambiente educativo com repercussões nas condições para o desenvolvimento motor das crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: The Quality of the Educational Environment in the Motor Development of The Child Abstract: The current thesis was carried out within the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice in Daycare and Kindergarten. This report intends to describe and carefully analyze the process that I developed throughout my practice, focused on the quality of the educational environment and its repercussions on the child's motor development. My research is based on an investigation about the practice itself -research- actionwhich will be developed mostly using qualitative and interpretative data. I used the MOVERS Scale (Archer & Siraj, 2017) to assess the quality of the educational environment in relation to the conditions that promote the child's play and motor activity, and developed a set of pedagogical proposals when it comes to Physical Education with a view to improve the characteristics of the educational environment that foster children’s motor development. Data analysis allows me to conclude that the pedagogical intervention improved a set of indicators of the educational environment quality with repercussions on the conditions for the children's motor development. |
id |
RCAP_91d33fb7ff1e6f96b47a74d04ed0a5fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/30768 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criançaDesenvolvimento MotorAmbiente EducativoPrática de Ensino SupervisionadaCrecheJardim de InfânciaMotor developmentEducational EnvironmentSupervised Teaching PracticeNurseryKindergartenO atual relatório realizou-se no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim de Infância. Este relatório tenciona descrever e analisar criteriosamente o processo que fui desenvolvendo ao longo da minha prática, focado na qualidade do ambiente educativo e suas repercussões no desenvolvimento motor da criança. A minha investigação assume-se como uma investigação sobre a própria prática – investigação-ação- que será desenvolvida com recurso a dados predominantemente qualitativos/interpretativos. Utilizei a Escala MOVERS (Archer & Siraj, 2017) para avaliar a qualidade do ambiente educativo relativamente às condições promotoras da atividade lúdica e motora da criança, e desenvolvi um conjunto de propostas pedagógicas na área da Educação Física com vista a melhorar e a potenciar as características do ambiente educativo que fomentam o desenvolvimento motor. A análise dos dados permite-me concluir que a intervenção pedagógica melhorou um conjunto de indicadores da qualidade do ambiente educativo com repercussões nas condições para o desenvolvimento motor das crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: The Quality of the Educational Environment in the Motor Development of The Child Abstract: The current thesis was carried out within the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice in Daycare and Kindergarten. This report intends to describe and carefully analyze the process that I developed throughout my practice, focused on the quality of the educational environment and its repercussions on the child's motor development. My research is based on an investigation about the practice itself -research- actionwhich will be developed mostly using qualitative and interpretative data. I used the MOVERS Scale (Archer & Siraj, 2017) to assess the quality of the educational environment in relation to the conditions that promote the child's play and motor activity, and developed a set of pedagogical proposals when it comes to Physical Education with a view to improve the characteristics of the educational environment that foster children’s motor development. Data analysis allows me to conclude that the pedagogical intervention improved a set of indicators of the educational environment quality with repercussions on the conditions for the children's motor development.Universidade de Évora2022-01-14T18:34:14Z2022-01-142021-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/30768http://hdl.handle.net/10174/30768TID:202857840porDepartamento de Pedagogia e Educaçãodaniela_filipe@live.com.pt670Filipe, Daniela da Luzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:29:54Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:11.998690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança Filipe, Daniela da Luz Desenvolvimento Motor Ambiente Educativo Prática de Ensino Supervisionada Creche Jardim de Infância Motor development Educational Environment Supervised Teaching Practice Nursery Kindergarten |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré- escolar: a qualidade do ambiente educativo no desenvolvimento motor da criança |
author |
Filipe, Daniela da Luz |
author_facet |
Filipe, Daniela da Luz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipe, Daniela da Luz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Motor Ambiente Educativo Prática de Ensino Supervisionada Creche Jardim de Infância Motor development Educational Environment Supervised Teaching Practice Nursery Kindergarten |
topic |
Desenvolvimento Motor Ambiente Educativo Prática de Ensino Supervisionada Creche Jardim de Infância Motor development Educational Environment Supervised Teaching Practice Nursery Kindergarten |
description |
O atual relatório realizou-se no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Creche e em Jardim de Infância. Este relatório tenciona descrever e analisar criteriosamente o processo que fui desenvolvendo ao longo da minha prática, focado na qualidade do ambiente educativo e suas repercussões no desenvolvimento motor da criança. A minha investigação assume-se como uma investigação sobre a própria prática – investigação-ação- que será desenvolvida com recurso a dados predominantemente qualitativos/interpretativos. Utilizei a Escala MOVERS (Archer & Siraj, 2017) para avaliar a qualidade do ambiente educativo relativamente às condições promotoras da atividade lúdica e motora da criança, e desenvolvi um conjunto de propostas pedagógicas na área da Educação Física com vista a melhorar e a potenciar as características do ambiente educativo que fomentam o desenvolvimento motor. A análise dos dados permite-me concluir que a intervenção pedagógica melhorou um conjunto de indicadores da qualidade do ambiente educativo com repercussões nas condições para o desenvolvimento motor das crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-school Education: The Quality of the Educational Environment in the Motor Development of The Child Abstract: The current thesis was carried out within the scope of the curricular units of Supervised Teaching Practice in Daycare and Kindergarten. This report intends to describe and carefully analyze the process that I developed throughout my practice, focused on the quality of the educational environment and its repercussions on the child's motor development. My research is based on an investigation about the practice itself -research- actionwhich will be developed mostly using qualitative and interpretative data. I used the MOVERS Scale (Archer & Siraj, 2017) to assess the quality of the educational environment in relation to the conditions that promote the child's play and motor activity, and developed a set of pedagogical proposals when it comes to Physical Education with a view to improve the characteristics of the educational environment that foster children’s motor development. Data analysis allows me to conclude that the pedagogical intervention improved a set of indicators of the educational environment quality with repercussions on the conditions for the children's motor development. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30T00:00:00Z 2022-01-14T18:34:14Z 2022-01-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/30768 http://hdl.handle.net/10174/30768 TID:202857840 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/30768 |
identifier_str_mv |
TID:202857840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação daniela_filipe@live.com.pt 670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136683361304576 |