Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Tânia Cristina Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23571
Resumo: O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Com este relatório pretende-se descrever e analisar criticamente o processo de investigação que foi desenvolvido sobre a importância do ambiente educativo no desenvolvimento da criança, em particular no seu desenvolvimento motor. O meu estudo teve como base a metodologia investigação-ação. Esta metodologia permitiu-me pesquisar e explorar práticas pedagógicas que fossem de encontro à melhoria da qualidade do ambiente educativo potenciado o desenvolvimento da criança, em geral, e o seu desenvolvimento motor, em particular. Da análise dos resultados posso concluir que é fundamental investigar a nossa própria prática, percebendo a influência que a qualidade do ambiente educativo tem na criação de condições de aprendizagem e de desenvolvimento motor das crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education: The Educational Environment and the Motor Development. Abstract: This report was carried out within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice in Nursery and Kindergarten, to obtain the degree of master in Pre school Education. This report intends to describe and critically analyze the research process that was developed about the importance of the educational environment in the development of the child, in particular in its motor development. My study was based on the research-action methodology. This methodology allowed me to research and explore pedagogical practices that were in line with the improvement of the quality of the educational environment, and the development of the child, in general, and his motor development in particular. From the analysis of the results I can conclude that it is fundamental to investigate our own practice, understanding the influence that the quality of the educational environment has on the creation of learning conditions and the motor development of children.
id RCAP_6cd494f9caf8fd92809334569097c415
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23571
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criançaDesenvolvimento motorJogoAmbiente educativoPrática de ensino supervisionadaEducação pré-escolarCrecheMotor developmentPlayEducational environmentSupervised teaching practicePre school educationnurseryO presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Com este relatório pretende-se descrever e analisar criticamente o processo de investigação que foi desenvolvido sobre a importância do ambiente educativo no desenvolvimento da criança, em particular no seu desenvolvimento motor. O meu estudo teve como base a metodologia investigação-ação. Esta metodologia permitiu-me pesquisar e explorar práticas pedagógicas que fossem de encontro à melhoria da qualidade do ambiente educativo potenciado o desenvolvimento da criança, em geral, e o seu desenvolvimento motor, em particular. Da análise dos resultados posso concluir que é fundamental investigar a nossa própria prática, percebendo a influência que a qualidade do ambiente educativo tem na criação de condições de aprendizagem e de desenvolvimento motor das crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education: The Educational Environment and the Motor Development. Abstract: This report was carried out within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice in Nursery and Kindergarten, to obtain the degree of master in Pre school Education. This report intends to describe and critically analyze the research process that was developed about the importance of the educational environment in the development of the child, in particular in its motor development. My study was based on the research-action methodology. This methodology allowed me to research and explore pedagogical practices that were in line with the improvement of the quality of the educational environment, and the development of the child, in general, and his motor development in particular. From the analysis of the results I can conclude that it is fundamental to investigate our own practice, understanding the influence that the quality of the educational environment has on the creation of learning conditions and the motor development of children.Universidade de Évora2018-10-08T18:32:31Z2018-10-082018-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23571http://hdl.handle.net/10174/23571TID:201970848porDepartamento de Pedagogia e Educaçãotania_mendes90@hotmail.com672Mendes, Tânia Cristina Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:15:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:23.738823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança
Mendes, Tânia Cristina Gomes
Desenvolvimento motor
Jogo
Ambiente educativo
Prática de ensino supervisionada
Educação pré-escolar
Creche
Motor development
Play
Educational environment
Supervised teaching practice
Pre school education
nursery
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar - o ambiente educativo e o desenvolvimento motor da criança
author Mendes, Tânia Cristina Gomes
author_facet Mendes, Tânia Cristina Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Tânia Cristina Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento motor
Jogo
Ambiente educativo
Prática de ensino supervisionada
Educação pré-escolar
Creche
Motor development
Play
Educational environment
Supervised teaching practice
Pre school education
nursery
topic Desenvolvimento motor
Jogo
Ambiente educativo
Prática de ensino supervisionada
Educação pré-escolar
Creche
Motor development
Play
Educational environment
Supervised teaching practice
Pre school education
nursery
description O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada em Creche e Jardim-de-Infância, tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar. Com este relatório pretende-se descrever e analisar criticamente o processo de investigação que foi desenvolvido sobre a importância do ambiente educativo no desenvolvimento da criança, em particular no seu desenvolvimento motor. O meu estudo teve como base a metodologia investigação-ação. Esta metodologia permitiu-me pesquisar e explorar práticas pedagógicas que fossem de encontro à melhoria da qualidade do ambiente educativo potenciado o desenvolvimento da criança, em geral, e o seu desenvolvimento motor, em particular. Da análise dos resultados posso concluir que é fundamental investigar a nossa própria prática, percebendo a influência que a qualidade do ambiente educativo tem na criação de condições de aprendizagem e de desenvolvimento motor das crianças; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education: The Educational Environment and the Motor Development. Abstract: This report was carried out within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice in Nursery and Kindergarten, to obtain the degree of master in Pre school Education. This report intends to describe and critically analyze the research process that was developed about the importance of the educational environment in the development of the child, in particular in its motor development. My study was based on the research-action methodology. This methodology allowed me to research and explore pedagogical practices that were in line with the improvement of the quality of the educational environment, and the development of the child, in general, and his motor development in particular. From the analysis of the results I can conclude that it is fundamental to investigate our own practice, understanding the influence that the quality of the educational environment has on the creation of learning conditions and the motor development of children.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-08T18:32:31Z
2018-10-08
2018-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23571
http://hdl.handle.net/10174/23571
TID:201970848
url http://hdl.handle.net/10174/23571
identifier_str_mv TID:201970848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
tania_mendes90@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136625878368256