Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães Leite, Marisa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34623/bjv2-kw36
Resumo: Este artigo tece considerações derivadas de uma pesquisa de doutorado intitulada Narrativas Transmídias Controversas: das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis, com o desenvolvimento simultâneo da tese escrita e de uma obra-instalação transmídia. A investigação é pautada nas controvérsias que permeiam a (in)visibilidade e a (hiper)visibilidade nas ruas e explora a relação entre o olhado e o não visto, entre o ouvido e o não escutado no contexto social. A obra-instalação em média-arte digital, intitulada Lugares (in)habitáveis, é um projeto transmídia elaborado a partir de questionamentos que emergem da situação de vulnerabilidade de pessoas em situação de rua, onde procura-se evidenciar o não-lugar como um lugar de passagem onde sobrevivem essas pessoas em processo de vulnerabilidade. Lugares (in)habitáveis é constituída por sons e imagens capturados nas ruas, em narrativas (auto) biográficas, que incorporam histórias de vida e de morte. A investigação busca respostas em rearranjos espaciais, estéticos e artísticos para a construção do conhecimento a partir do diálogo entre os diferentes saberes, baseado na exploração das potencialidades de transmídias e recorre a referenciais teóricos sobre as narrativas (Benjamin, 1987), contextualizadas no mundo líquido pós-moderno (Bauman, 2001), de populações que habitam não- lugares (Augé, 2001). Como base metodológica, apoia-se na A/r/cografia (Veiga, 2021), como ferramenta de registro e de análise do processo criativo, e na Cartografia das Controvérsias (Latour, 2012), para refletir sobre os espaços sociais. Com a perspectiva de (inter)ferir artística e socialmente por meio de narrativas estéticas (auto)biográficas corporalizadas de forma reflexiva, articulada e idiossincrática, a obra-instalação é arquitetada com recursos enquanto instrumentos de compreensão e análise dos processos de visibilidade das vidas em situação de rua e da ocupação espacial no mundo contemporâneo ubíquo.  
id RCAP_91d984ea461ff9cfa1f6ec5f69d5e383
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/140
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveisControversial Transmedia Narratives: From streets to networks in (un)inhabitable placesControversial Transmedia Narratives: From streets to networks in (un)inhabitable placesControversial Transmedia Narratives: From streets to networks in (un)inhabitable placesTransmedia narrativeWork-installationDigital media-art(Auto)biographical narratives(Un)habitable placesTransmedia narrativeWork-installationDigital media-art(Auto)biographical narratives(Un)habitable placesTransmedia narrativeWork-installationDigital media-art(Auto)biographical narratives(Un)habitable placesNarrativa transmídiaObra-instalaçãoMédia-arte digitalNarrativas (auto)biográficasLugares (in)habitáveisEste artigo tece considerações derivadas de uma pesquisa de doutorado intitulada Narrativas Transmídias Controversas: das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis, com o desenvolvimento simultâneo da tese escrita e de uma obra-instalação transmídia. A investigação é pautada nas controvérsias que permeiam a (in)visibilidade e a (hiper)visibilidade nas ruas e explora a relação entre o olhado e o não visto, entre o ouvido e o não escutado no contexto social. A obra-instalação em média-arte digital, intitulada Lugares (in)habitáveis, é um projeto transmídia elaborado a partir de questionamentos que emergem da situação de vulnerabilidade de pessoas em situação de rua, onde procura-se evidenciar o não-lugar como um lugar de passagem onde sobrevivem essas pessoas em processo de vulnerabilidade. Lugares (in)habitáveis é constituída por sons e imagens capturados nas ruas, em narrativas (auto) biográficas, que incorporam histórias de vida e de morte. A investigação busca respostas em rearranjos espaciais, estéticos e artísticos para a construção do conhecimento a partir do diálogo entre os diferentes saberes, baseado na exploração das potencialidades de transmídias e recorre a referenciais teóricos sobre as narrativas (Benjamin, 1987), contextualizadas no mundo líquido pós-moderno (Bauman, 2001), de populações que habitam não- lugares (Augé, 2001). Como base metodológica, apoia-se na A/r/cografia (Veiga, 2021), como ferramenta de registro e de análise do processo criativo, e na Cartografia das Controvérsias (Latour, 2012), para refletir sobre os espaços sociais. Com a perspectiva de (inter)ferir artística e socialmente por meio de narrativas estéticas (auto)biográficas corporalizadas de forma reflexiva, articulada e idiossincrática, a obra-instalação é arquitetada com recursos enquanto instrumentos de compreensão e análise dos processos de visibilidade das vidas em situação de rua e da ocupação espacial no mundo contemporâneo ubíquo.  This article weaves preambles accrued from a doctoral research entitled Controversial Transmedia Narratives: from streets to networks in (un)inhabitable places, with the simultaneous development of a written thesis and a transmedia work-installation. The inquery is lined on the controversies that permeate (in)visibility and (hyper)visibility in the streets and explores the relationship between the seen and the unseen, between the heard and the unheard in the social context. The digital media-art work- installation, entitled (Un)inhabitable Places, is a transmedia project laboured from questionings that emerge from the homeless people vulnerability situation, where the aim is to highlight the non-­place as a passageway place where these people, in vulnerability process, survive. (Un)habitable Places is composed by sounds and images captured from the streets, in (auto) biographical narratives, which incorporate life and death histories. The investigation searches for answers in spatial, aesthetic and artistic reshuffles for the knowledge framing from dialogues between different types of knowledge, based on the transmedia potentiality exploitation and betakes to theoretical references about narratives (Benjamin, 1987), contextualized in the postmodern liquid world (Bauman, 2001), from populations that inhabit non-places (Augé, 2001). As a methodological basis, it relies on A/r/cography (Veiga, 2021), as a tool for recording and analyzing the creative process and on Cartography of Controversies (Latour, 2012) to reflect about social spaces. With the perspective of (inter)injuring artistically and socially through aesthetic (auto)biographical narratives embodied in a reflexive, articulated and idiosyncratic way, the work-installation is resourcefully architected as understanding and analysis instruments from the life visibility processes on street situation and spatial occupation in the ubiquitous contemporary world.This article weaves preambles accrued from a doctoral research entitled Controversial Transmedia Narratives: from streets to networks in (un)inhabitable places, with the simultaneous development of a written thesis and a transmedia work-installation. The inquery is lined on the controversies that permeate (in)visibility and (hyper)visibility in the streets and explores the relationship between the seen and the unseen, between the heard and the unheard in the social context. The digital media-art work- installation, entitled (Un)inhabitable Places, is a transmedia project laboured from questionings that emerge from the homeless people vulnerability situation, where the aim is to highlight the non-­place as a passageway place where these people, in vulnerability process, survive. (Un)habitable Places is composed by sounds and images captured from the streets, in (auto) biographical narratives, which incorporate life and death histories. The investigation searches for answers in spatial, aesthetic and artistic reshuffles for the knowledge framing from dialogues between different types of knowledge, based on the transmedia potentiality exploitation and betakes to theoretical references about narratives (Benjamin, 1987), contextualized in the postmodern liquid world (Bauman, 2001), from populations that inhabit non-places (Augé, 2001). As a methodological basis, it relies on A/r/cography (Veiga, 2021), as a tool for recording and analyzing the creative process and on Cartography of Controversies (Latour, 2012) to reflect about social spaces. With the perspective of (inter)injuring artistically and socially through aesthetic (auto)biographical narratives embodied in a reflexive, articulated and idiosyncratic way, the work-installation is resourcefully architected as understanding and analysis instruments from the life visibility processes on street situation and spatial occupation in the ubiquitous contemporary world.This article weaves preambles accrued from a doctoral research entitled Controversial Transmedia Narratives: from streets to networks in (un)inhabitable places, with the simultaneous development of a written thesis and a transmedia work-installation. The inquery is lined on the controversies that permeate (in)visibility and (hyper)visibility in the streets and explores the relationship between the seen and the unseen, between the heard and the unheard in the social context. The digital media-art work- installation, entitled (Un)inhabitable Places, is a transmedia project laboured from questionings that emerge from the homeless people vulnerability situation, where the aim is to highlight the non-­place as a passageway place where these people, in vulnerability process, survive. (Un)habitable Places is composed by sounds and images captured from the streets, in (auto) biographical narratives, which incorporate life and death histories. The investigation searches for answers in spatial, aesthetic and artistic reshuffles for the knowledge framing from dialogues between different types of knowledge, based on the transmedia potentiality exploitation and betakes to theoretical references about narratives (Benjamin, 1987), contextualized in the postmodern liquid world (Bauman, 2001), from populations that inhabit non-places (Augé, 2001). As a methodological basis, it relies on A/r/cography (Veiga, 2021), as a tool for recording and analyzing the creative process and on Cartography of Controversies (Latour, 2012) to reflect about social spaces. With the perspective of (inter)injuring artistically and socially through aesthetic (auto)biographical narratives embodied in a reflexive, articulated and idiosyncratic way, the work-installation is resourcefully architected as understanding and analysis instruments from the life visibility processes on street situation and spatial occupation in the ubiquitous contemporary world.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/bjv2-kw36https://doi.org/10.34623/bjv2-kw36Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 3 n. 1 (2023): Média-Arte Digital; 28-452184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/140https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/140/112https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/140/113Direitos de Autor (c) 2023 Marisa Guimarães Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães Leite, Marisa2023-03-28T04:00:49Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:54.885118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis
Controversial Transmedia Narratives: From streets to networks in (un)inhabitable places
Controversial Transmedia Narratives: From streets to networks in (un)inhabitable places
Controversial Transmedia Narratives: From streets to networks in (un)inhabitable places
title Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis
spellingShingle Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis
Guimarães Leite, Marisa
Transmedia narrative
Work-installation
Digital media-art
(Auto)biographical narratives
(Un)habitable places
Transmedia narrative
Work-installation
Digital media-art
(Auto)biographical narratives
(Un)habitable places
Transmedia narrative
Work-installation
Digital media-art
(Auto)biographical narratives
(Un)habitable places
Narrativa transmídia
Obra-instalação
Média-arte digital
Narrativas (auto)biográficas
Lugares (in)habitáveis
title_short Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis
title_full Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis
title_fullStr Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis
title_full_unstemmed Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis
title_sort Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis
author Guimarães Leite, Marisa
author_facet Guimarães Leite, Marisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães Leite, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Transmedia narrative
Work-installation
Digital media-art
(Auto)biographical narratives
(Un)habitable places
Transmedia narrative
Work-installation
Digital media-art
(Auto)biographical narratives
(Un)habitable places
Transmedia narrative
Work-installation
Digital media-art
(Auto)biographical narratives
(Un)habitable places
Narrativa transmídia
Obra-instalação
Média-arte digital
Narrativas (auto)biográficas
Lugares (in)habitáveis
topic Transmedia narrative
Work-installation
Digital media-art
(Auto)biographical narratives
(Un)habitable places
Transmedia narrative
Work-installation
Digital media-art
(Auto)biographical narratives
(Un)habitable places
Transmedia narrative
Work-installation
Digital media-art
(Auto)biographical narratives
(Un)habitable places
Narrativa transmídia
Obra-instalação
Média-arte digital
Narrativas (auto)biográficas
Lugares (in)habitáveis
description Este artigo tece considerações derivadas de uma pesquisa de doutorado intitulada Narrativas Transmídias Controversas: das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis, com o desenvolvimento simultâneo da tese escrita e de uma obra-instalação transmídia. A investigação é pautada nas controvérsias que permeiam a (in)visibilidade e a (hiper)visibilidade nas ruas e explora a relação entre o olhado e o não visto, entre o ouvido e o não escutado no contexto social. A obra-instalação em média-arte digital, intitulada Lugares (in)habitáveis, é um projeto transmídia elaborado a partir de questionamentos que emergem da situação de vulnerabilidade de pessoas em situação de rua, onde procura-se evidenciar o não-lugar como um lugar de passagem onde sobrevivem essas pessoas em processo de vulnerabilidade. Lugares (in)habitáveis é constituída por sons e imagens capturados nas ruas, em narrativas (auto) biográficas, que incorporam histórias de vida e de morte. A investigação busca respostas em rearranjos espaciais, estéticos e artísticos para a construção do conhecimento a partir do diálogo entre os diferentes saberes, baseado na exploração das potencialidades de transmídias e recorre a referenciais teóricos sobre as narrativas (Benjamin, 1987), contextualizadas no mundo líquido pós-moderno (Bauman, 2001), de populações que habitam não- lugares (Augé, 2001). Como base metodológica, apoia-se na A/r/cografia (Veiga, 2021), como ferramenta de registro e de análise do processo criativo, e na Cartografia das Controvérsias (Latour, 2012), para refletir sobre os espaços sociais. Com a perspectiva de (inter)ferir artística e socialmente por meio de narrativas estéticas (auto)biográficas corporalizadas de forma reflexiva, articulada e idiossincrática, a obra-instalação é arquitetada com recursos enquanto instrumentos de compreensão e análise dos processos de visibilidade das vidas em situação de rua e da ocupação espacial no mundo contemporâneo ubíquo.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34623/bjv2-kw36
https://doi.org/10.34623/bjv2-kw36
url https://doi.org/10.34623/bjv2-kw36
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/140
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/140/112
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/140/113
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Marisa Guimarães Leite
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Marisa Guimarães Leite
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 3 n. 1 (2023): Média-Arte Digital; 28-45
2184-8661
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131206707576832