Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34623/bjv2-kw36 |
Resumo: | Este artigo tece considerações derivadas de uma pesquisa de doutorado intitulada Narrativas Transmídias Controversas: das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis, com o desenvolvimento simultâneo da tese escrita e de uma obra-instalação transmídia. A investigação é pautada nas controvérsias que permeiam a (in)visibilidade e a (hiper)visibilidade nas ruas e explora a relação entre o olhado e o não visto, entre o ouvido e o não escutado no contexto social. A obra-instalação em média-arte digital, intitulada Lugares (in)habitáveis, é um projeto transmídia elaborado a partir de questionamentos que emergem da situação de vulnerabilidade de pessoas em situação de rua, onde procura-se evidenciar o não-lugar como um lugar de passagem onde sobrevivem essas pessoas em processo de vulnerabilidade. Lugares (in)habitáveis é constituída por sons e imagens capturados nas ruas, em narrativas (auto) biográficas, que incorporam histórias de vida e de morte. A investigação busca respostas em rearranjos espaciais, estéticos e artísticos para a construção do conhecimento a partir do diálogo entre os diferentes saberes, baseado na exploração das potencialidades de transmídias e recorre a referenciais teóricos sobre as narrativas (Benjamin, 1987), contextualizadas no mundo líquido pós-moderno (Bauman, 2001), de populações que habitam não- lugares (Augé, 2001). Como base metodológica, apoia-se na A/r/cografia (Veiga, 2021), como ferramenta de registro e de análise do processo criativo, e na Cartografia das Controvérsias (Latour, 2012), para refletir sobre os espaços sociais. Com a perspectiva de (inter)ferir artística e socialmente por meio de narrativas estéticas (auto)biográficas corporalizadas de forma reflexiva, articulada e idiossincrática, a obra-instalação é arquitetada com recursos enquanto instrumentos de compreensão e análise dos processos de visibilidade das vidas em situação de rua e da ocupação espacial no mundo contemporâneo ubíquo. |
id |
RCAP_91d984ea461ff9cfa1f6ec5f69d5e383 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/140 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveisControversial Transmedia Narratives: From streets to networks in (un)inhabitable placesControversial Transmedia Narratives: From streets to networks in (un)inhabitable placesControversial Transmedia Narratives: From streets to networks in (un)inhabitable placesTransmedia narrativeWork-installationDigital media-art(Auto)biographical narratives(Un)habitable placesTransmedia narrativeWork-installationDigital media-art(Auto)biographical narratives(Un)habitable placesTransmedia narrativeWork-installationDigital media-art(Auto)biographical narratives(Un)habitable placesNarrativa transmídiaObra-instalaçãoMédia-arte digitalNarrativas (auto)biográficasLugares (in)habitáveisEste artigo tece considerações derivadas de uma pesquisa de doutorado intitulada Narrativas Transmídias Controversas: das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis, com o desenvolvimento simultâneo da tese escrita e de uma obra-instalação transmídia. A investigação é pautada nas controvérsias que permeiam a (in)visibilidade e a (hiper)visibilidade nas ruas e explora a relação entre o olhado e o não visto, entre o ouvido e o não escutado no contexto social. A obra-instalação em média-arte digital, intitulada Lugares (in)habitáveis, é um projeto transmídia elaborado a partir de questionamentos que emergem da situação de vulnerabilidade de pessoas em situação de rua, onde procura-se evidenciar o não-lugar como um lugar de passagem onde sobrevivem essas pessoas em processo de vulnerabilidade. Lugares (in)habitáveis é constituída por sons e imagens capturados nas ruas, em narrativas (auto) biográficas, que incorporam histórias de vida e de morte. A investigação busca respostas em rearranjos espaciais, estéticos e artísticos para a construção do conhecimento a partir do diálogo entre os diferentes saberes, baseado na exploração das potencialidades de transmídias e recorre a referenciais teóricos sobre as narrativas (Benjamin, 1987), contextualizadas no mundo líquido pós-moderno (Bauman, 2001), de populações que habitam não- lugares (Augé, 2001). Como base metodológica, apoia-se na A/r/cografia (Veiga, 2021), como ferramenta de registro e de análise do processo criativo, e na Cartografia das Controvérsias (Latour, 2012), para refletir sobre os espaços sociais. Com a perspectiva de (inter)ferir artística e socialmente por meio de narrativas estéticas (auto)biográficas corporalizadas de forma reflexiva, articulada e idiossincrática, a obra-instalação é arquitetada com recursos enquanto instrumentos de compreensão e análise dos processos de visibilidade das vidas em situação de rua e da ocupação espacial no mundo contemporâneo ubíquo. This article weaves preambles accrued from a doctoral research entitled Controversial Transmedia Narratives: from streets to networks in (un)inhabitable places, with the simultaneous development of a written thesis and a transmedia work-installation. The inquery is lined on the controversies that permeate (in)visibility and (hyper)visibility in the streets and explores the relationship between the seen and the unseen, between the heard and the unheard in the social context. The digital media-art work- installation, entitled (Un)inhabitable Places, is a transmedia project laboured from questionings that emerge from the homeless people vulnerability situation, where the aim is to highlight the non-place as a passageway place where these people, in vulnerability process, survive. (Un)habitable Places is composed by sounds and images captured from the streets, in (auto) biographical narratives, which incorporate life and death histories. The investigation searches for answers in spatial, aesthetic and artistic reshuffles for the knowledge framing from dialogues between different types of knowledge, based on the transmedia potentiality exploitation and betakes to theoretical references about narratives (Benjamin, 1987), contextualized in the postmodern liquid world (Bauman, 2001), from populations that inhabit non-places (Augé, 2001). As a methodological basis, it relies on A/r/cography (Veiga, 2021), as a tool for recording and analyzing the creative process and on Cartography of Controversies (Latour, 2012) to reflect about social spaces. With the perspective of (inter)injuring artistically and socially through aesthetic (auto)biographical narratives embodied in a reflexive, articulated and idiosyncratic way, the work-installation is resourcefully architected as understanding and analysis instruments from the life visibility processes on street situation and spatial occupation in the ubiquitous contemporary world.This article weaves preambles accrued from a doctoral research entitled Controversial Transmedia Narratives: from streets to networks in (un)inhabitable places, with the simultaneous development of a written thesis and a transmedia work-installation. The inquery is lined on the controversies that permeate (in)visibility and (hyper)visibility in the streets and explores the relationship between the seen and the unseen, between the heard and the unheard in the social context. The digital media-art work- installation, entitled (Un)inhabitable Places, is a transmedia project laboured from questionings that emerge from the homeless people vulnerability situation, where the aim is to highlight the non-place as a passageway place where these people, in vulnerability process, survive. (Un)habitable Places is composed by sounds and images captured from the streets, in (auto) biographical narratives, which incorporate life and death histories. The investigation searches for answers in spatial, aesthetic and artistic reshuffles for the knowledge framing from dialogues between different types of knowledge, based on the transmedia potentiality exploitation and betakes to theoretical references about narratives (Benjamin, 1987), contextualized in the postmodern liquid world (Bauman, 2001), from populations that inhabit non-places (Augé, 2001). As a methodological basis, it relies on A/r/cography (Veiga, 2021), as a tool for recording and analyzing the creative process and on Cartography of Controversies (Latour, 2012) to reflect about social spaces. With the perspective of (inter)injuring artistically and socially through aesthetic (auto)biographical narratives embodied in a reflexive, articulated and idiosyncratic way, the work-installation is resourcefully architected as understanding and analysis instruments from the life visibility processes on street situation and spatial occupation in the ubiquitous contemporary world.This article weaves preambles accrued from a doctoral research entitled Controversial Transmedia Narratives: from streets to networks in (un)inhabitable places, with the simultaneous development of a written thesis and a transmedia work-installation. The inquery is lined on the controversies that permeate (in)visibility and (hyper)visibility in the streets and explores the relationship between the seen and the unseen, between the heard and the unheard in the social context. The digital media-art work- installation, entitled (Un)inhabitable Places, is a transmedia project laboured from questionings that emerge from the homeless people vulnerability situation, where the aim is to highlight the non-place as a passageway place where these people, in vulnerability process, survive. (Un)habitable Places is composed by sounds and images captured from the streets, in (auto) biographical narratives, which incorporate life and death histories. The investigation searches for answers in spatial, aesthetic and artistic reshuffles for the knowledge framing from dialogues between different types of knowledge, based on the transmedia potentiality exploitation and betakes to theoretical references about narratives (Benjamin, 1987), contextualized in the postmodern liquid world (Bauman, 2001), from populations that inhabit non-places (Augé, 2001). As a methodological basis, it relies on A/r/cography (Veiga, 2021), as a tool for recording and analyzing the creative process and on Cartography of Controversies (Latour, 2012) to reflect about social spaces. With the perspective of (inter)injuring artistically and socially through aesthetic (auto)biographical narratives embodied in a reflexive, articulated and idiosyncratic way, the work-installation is resourcefully architected as understanding and analysis instruments from the life visibility processes on street situation and spatial occupation in the ubiquitous contemporary world.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/bjv2-kw36https://doi.org/10.34623/bjv2-kw36Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 3 n. 1 (2023): Média-Arte Digital; 28-452184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/140https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/140/112https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/140/113Direitos de Autor (c) 2023 Marisa Guimarães Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães Leite, Marisa2023-03-28T04:00:49Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:54.885118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis Controversial Transmedia Narratives: From streets to networks in (un)inhabitable places Controversial Transmedia Narratives: From streets to networks in (un)inhabitable places Controversial Transmedia Narratives: From streets to networks in (un)inhabitable places |
title |
Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis |
spellingShingle |
Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis Guimarães Leite, Marisa Transmedia narrative Work-installation Digital media-art (Auto)biographical narratives (Un)habitable places Transmedia narrative Work-installation Digital media-art (Auto)biographical narratives (Un)habitable places Transmedia narrative Work-installation Digital media-art (Auto)biographical narratives (Un)habitable places Narrativa transmídia Obra-instalação Média-arte digital Narrativas (auto)biográficas Lugares (in)habitáveis |
title_short |
Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis |
title_full |
Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis |
title_fullStr |
Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis |
title_full_unstemmed |
Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis |
title_sort |
Narrativas Transmídias Controversas: Das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis |
author |
Guimarães Leite, Marisa |
author_facet |
Guimarães Leite, Marisa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães Leite, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transmedia narrative Work-installation Digital media-art (Auto)biographical narratives (Un)habitable places Transmedia narrative Work-installation Digital media-art (Auto)biographical narratives (Un)habitable places Transmedia narrative Work-installation Digital media-art (Auto)biographical narratives (Un)habitable places Narrativa transmídia Obra-instalação Média-arte digital Narrativas (auto)biográficas Lugares (in)habitáveis |
topic |
Transmedia narrative Work-installation Digital media-art (Auto)biographical narratives (Un)habitable places Transmedia narrative Work-installation Digital media-art (Auto)biographical narratives (Un)habitable places Transmedia narrative Work-installation Digital media-art (Auto)biographical narratives (Un)habitable places Narrativa transmídia Obra-instalação Média-arte digital Narrativas (auto)biográficas Lugares (in)habitáveis |
description |
Este artigo tece considerações derivadas de uma pesquisa de doutorado intitulada Narrativas Transmídias Controversas: das ruas para as redes em Lugares (in)habitáveis, com o desenvolvimento simultâneo da tese escrita e de uma obra-instalação transmídia. A investigação é pautada nas controvérsias que permeiam a (in)visibilidade e a (hiper)visibilidade nas ruas e explora a relação entre o olhado e o não visto, entre o ouvido e o não escutado no contexto social. A obra-instalação em média-arte digital, intitulada Lugares (in)habitáveis, é um projeto transmídia elaborado a partir de questionamentos que emergem da situação de vulnerabilidade de pessoas em situação de rua, onde procura-se evidenciar o não-lugar como um lugar de passagem onde sobrevivem essas pessoas em processo de vulnerabilidade. Lugares (in)habitáveis é constituída por sons e imagens capturados nas ruas, em narrativas (auto) biográficas, que incorporam histórias de vida e de morte. A investigação busca respostas em rearranjos espaciais, estéticos e artísticos para a construção do conhecimento a partir do diálogo entre os diferentes saberes, baseado na exploração das potencialidades de transmídias e recorre a referenciais teóricos sobre as narrativas (Benjamin, 1987), contextualizadas no mundo líquido pós-moderno (Bauman, 2001), de populações que habitam não- lugares (Augé, 2001). Como base metodológica, apoia-se na A/r/cografia (Veiga, 2021), como ferramenta de registro e de análise do processo criativo, e na Cartografia das Controvérsias (Latour, 2012), para refletir sobre os espaços sociais. Com a perspectiva de (inter)ferir artística e socialmente por meio de narrativas estéticas (auto)biográficas corporalizadas de forma reflexiva, articulada e idiossincrática, a obra-instalação é arquitetada com recursos enquanto instrumentos de compreensão e análise dos processos de visibilidade das vidas em situação de rua e da ocupação espacial no mundo contemporâneo ubíquo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34623/bjv2-kw36 https://doi.org/10.34623/bjv2-kw36 |
url |
https://doi.org/10.34623/bjv2-kw36 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/140 https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/140/112 https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/140/113 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Marisa Guimarães Leite info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Marisa Guimarães Leite |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 3 n. 1 (2023): Média-Arte Digital; 28-45 2184-8661 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131206707576832 |