A pedagogia da autonomia num contexto de diferenciação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Celina Ferreira Bastos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24140
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_91de4f76e9a98dca1a091f1e53af46bd
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24140
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pedagogia da autonomia num contexto de diferenciação pedagógica806.0:372.88372.88:806.037.013Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioNuma nova etapa de busca eterna de novas aprendizagens, no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Português e Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, este relatório pretende ser um pálido mas significativo reflexo do trabalho realizado num projeto de investigação pedagógica supervisionada. Não podendo deixar de ouvir os ecos atuais a nível da aprendizagem das línguas, o meu objetivo principal foi o de desenvolver a autonomia dos alunos na sua própria aprendizagem, num contexto específico de uma turma de 10º ano de Espanhol com dois níveis «curriculares/oficiais» diferentes de aprendizagem, havendo alunos de iniciação e outros de continuação. Assim, a diferenciação pedagógica para a autonomia seria, a meu ver, uma forma de rentabilizar e frutificar os recursos e o contexto peculiar em causa. Neste sentido, os objetivos neste percurso foram: (1) Observar as estratégias aplicadas num contexto de coexistência de dois níveis de aprendizagem e definir os problemas subjacentes e as potencialidades da diferenciação pedagógica em sala de aula; (2) Definir os papéis pedagógicos do professor e do aluno na pedagogia de autonomia; (3) Identificar as potencialidades da pedagogia da autonomia (papel do aluno, do professor…), os constrangimentos e a sua aplicabilidade; (4) Desenvolver estratégias que permitam a autonomia, a democratização e a eficácia da aprendizagem, nomeadamente no caso da competência comunicativa; (5) Avaliar a intervenção e concluir sobre estratégias produtivas e a possibilidade da negociação na pedagogia. Assim, após um primeiro momento de observação e avaliação, acompanhado por leituras e levantamento de dados oficiais relativos à disciplina do Espanhol, consegui delinear um plano com estratégias diferentes que foram implementadas e avaliadas. Numa busca de desenvolvimento da autonomia em vários graus, ou domínios, aplicando instrumentos de recolha de informação contínuos, pude concluir que o processo de autonomização dos alunos é gradual, tendo sido possível com uma constante responsabilização, motivação e capacidade de negociação com os alunos. O maior grau de responsabilização dos alunos, a diferentes níveis, permitiu uma maior consciencialização e autonomia na participação da própria aprendizagem.Dans cette nouvelle étape de recherche constante de nouvelles connaissances, dans le cadre du stage professionnel du Master en enseignement de Portugais et Espagnol au collège et dans le secondaire, ce rapport a pour objectif d’être un reflet pâle mais significatif du travail réalisé pour un projet d’investigations supervisée. Ne pouvant ignorer les échos actuels en ce qui concerne l’apprentissage des langues, mon objectif principal était de développer l’autonomie des élèves dans leur propre apprentissage, dans un contexte spécifique d’une classe de seconde d’espagnol avec deux niveaux «du curriculum/officiels» d’apprentissage différents, formé par des élèves d’initiation à la langue et d’autres de continuation. Ainsi, la différenciation pédagogique vers l’autonomie serait, selon moi, une forme de rentabiliser et de faire fructifier les ressources et le contexte particulier en cause. En ce sens, les objectifs de ce parcours ont été : (1) Observer les stratégies appliquées dans un contexte de coexistence de deux niveaux d’apprentissage et définir les problèmes sous-jacents et les potentiels de la différenciation pédagogique en salle de cours; (2) Définir les rôles pédagogiques du professeur et de l’élève dans la pédagogie de l’autonomie; (3) Identifier les potentiels de la pédagogie de l’autonomie (rôle de l’élève, du professeur…), ses contraintes et son applicabilité ; (4) Développer des stratégies qui permettent l’autonomie, la démocratisations et l’efficacité de l’apprentissage, notamment dans le cas de la compétence communicative ; (5) Évaluer l’intervention et conclure sur les stratégies productives et la possibilité de négociation dans la pédagogie. Ainsi, après un premier moment d’observations et d’évaluation, accompagné de lectures et d’un relevé de données officielles relatives à la discipline d’espagnol, j’ai tracé un plan avec différentes stratégies qui ont été implémentées et évaluées. Puis, dans un souci de développement de l’autonomie à différents degrés ou domaines et en appliquant des instruments de récolte d’information continus, j’ai pu conclure que le processus d’autonomisation des élèves est graduel et n’a été possible que grâce à une constante responsabilisation, motivation et capacité de négociation avec les élèves. Le degré de responsabilisation accrue des élèves, À différents niveaux, a permis une plus grande prise de conscience et une croissante autonomie dans la participation dans son propre apprentissage.Núñez Sabarís, XaquínDionísio, Maria de Lourdes da TrindadeUniversidade do MinhoCunha, Celina Ferreira Bastos20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:04.829337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia da autonomia num contexto de diferenciação pedagógica
title A pedagogia da autonomia num contexto de diferenciação pedagógica
spellingShingle A pedagogia da autonomia num contexto de diferenciação pedagógica
Cunha, Celina Ferreira Bastos
806.0:372.88
372.88:806.0
37.013
title_short A pedagogia da autonomia num contexto de diferenciação pedagógica
title_full A pedagogia da autonomia num contexto de diferenciação pedagógica
title_fullStr A pedagogia da autonomia num contexto de diferenciação pedagógica
title_full_unstemmed A pedagogia da autonomia num contexto de diferenciação pedagógica
title_sort A pedagogia da autonomia num contexto de diferenciação pedagógica
author Cunha, Celina Ferreira Bastos
author_facet Cunha, Celina Ferreira Bastos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Núñez Sabarís, Xaquín
Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Celina Ferreira Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv 806.0:372.88
372.88:806.0
37.013
topic 806.0:372.88
372.88:806.0
37.013
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24140
url http://hdl.handle.net/1822/24140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132515172089856