Todos diferentes, todos iguais : estratégias de diferenciação pedagógica em ensino do espanhol língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28975 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_6240faece651a1f7774ca2cf352c3fc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28975 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Todos diferentes, todos iguais : estratégias de diferenciação pedagógica em ensino do espanhol língua estrangeira806.0:372.88372.88:806.0Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório enquadra-se na realização do Estágio Profissional no âmbito do Mestrado em Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Concretizado numa metodologia de investigação ação e regulado pelas diretrizes dos documentos orientadores do processo de ensino aprendizagem, espelha o desenvolvimento do meu Projeto de Intervenção, configurado a partir das características e necessidades do grupo alvo intervencionado. A forma como é percecionada a Educação em geral sofreu, ao longo das últimas décadas, uma grande evolução visando a construção de uma escola para todos. Verificaram-se mudanças significativas a nível metodológico e de estratégias de intervenção, de forma a aproximar, o quanto possível, a escola dos alunos, com o intuito de a democratizar. Neste sentido, a escola postula o desenvolvimento de estratégias diferenciadas e diversificadas que fomentem a autonomia e sustentem o ensino de cada aluno, proporcionando a todos o acesso à in(formação) a que têm direito. No âmbito específico do ensino de uma língua estrangeira, o objetivo primordial é que o aluno seja capaz de comunicar de forma autónoma e adequada. Assim, atender às diferenças e singularidades de cada aluno, de forma a proporcionar a cada um e a todos mecanismos linguísticos para que possam comunicar em espanhol é um imperativo incontornável. Os resultados sugerem que a implementação de uma tipologia diversificada de atividades, que favoreçam a autonomia dos alunos na aprendizagem da língua estrangeira, é promotora do desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. O recurso a estratégias de diferenciação pedagógica, de trabalho colaborativo e de jogos didáticos, de forma a implicar os alunos no processo de ensino e a promover a sua autonomia como aprendentes de uma língua estrangeira, poderá contribuir para a construção efectiva de um ambiente inclusivo.The present report refers to process of the Teaching Practice in the third cycle of basuc education and secondary education Portuguese and Spanish Teaching Master‟s. It was developed in an action research methodology and it was ruled by the guidelines of the teaching/learning process guiding documents and reflects the development of my Intervention Project configured through the characteristics and needs of the intervened target group. The way education in general is understood has gone through a great evolution in the last decades regarding the construction of an inclusive school. There were significant changes in methodologies and intervention strategies, in order to approach the school to the students, with the aim of democratizing it, making schooling accessible to everyone. Thus, the school demands the promotion of differentiated and diversified strategies that foster autonomy and support each student‟s education providing everyone with the access to information and training that are entitled to. Specifically regarding teaching foreign languages, the main goal is making the student able to communicate adequately and autonomously. So, attending each student‟s differences and singularities in order to provide each and every one the linguistic tools to communicate in Spanish is an absolute imperative. The results suggest that the implementation of a diversified typology of activities that favour students‟ autonomy in learning a foreign language promotes the development of their communicative competence. The use of pedagogical differentiation strategies, collaborative work a didactical games, so that they become involved in their teaching process and promoting their autonomy as foreign language learners could contribute to the construction of a real inclusive environment.Pazos Justo, CarlosUniversidade do MinhoPaulino, Paula Cristina Rodrigues20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28975por201406659info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:48.883204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Todos diferentes, todos iguais : estratégias de diferenciação pedagógica em ensino do espanhol língua estrangeira |
title |
Todos diferentes, todos iguais : estratégias de diferenciação pedagógica em ensino do espanhol língua estrangeira |
spellingShingle |
Todos diferentes, todos iguais : estratégias de diferenciação pedagógica em ensino do espanhol língua estrangeira Paulino, Paula Cristina Rodrigues 806.0:372.88 372.88:806.0 |
title_short |
Todos diferentes, todos iguais : estratégias de diferenciação pedagógica em ensino do espanhol língua estrangeira |
title_full |
Todos diferentes, todos iguais : estratégias de diferenciação pedagógica em ensino do espanhol língua estrangeira |
title_fullStr |
Todos diferentes, todos iguais : estratégias de diferenciação pedagógica em ensino do espanhol língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Todos diferentes, todos iguais : estratégias de diferenciação pedagógica em ensino do espanhol língua estrangeira |
title_sort |
Todos diferentes, todos iguais : estratégias de diferenciação pedagógica em ensino do espanhol língua estrangeira |
author |
Paulino, Paula Cristina Rodrigues |
author_facet |
Paulino, Paula Cristina Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pazos Justo, Carlos Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulino, Paula Cristina Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
806.0:372.88 372.88:806.0 |
topic |
806.0:372.88 372.88:806.0 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/28975 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/28975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201406659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132827686535168 |