As novas tecnologias no ensino: módulo têxtil em educação visual e tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Paula Alexandra Lopes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10783
Resumo: Dissertação de mestrado em Design e Marketing
id RCAP_ce5c74b531a7dc24b159d18f91ef55bb
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As novas tecnologias no ensino: módulo têxtil em educação visual e tecnológica74:372.874Dissertação de mestrado em Design e MarketingPretendemos com este estudo contribuir para aprendizagens significativas no ensino dos Têxteis na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Neste trabalho abordamos as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como uma ferramenta pedagógica incontornável, devido à sua capacidade de transmitir informação e de permitir a interactividade através de imagens, textos, sons e vídeos. Exploramos também o conceito de design e a importância do mesmo no âmbito de construção de ferramentas de apoio ao processo de ensino – aprendizagem. O presente trabalho evidencia o aplicativo multimédia e sua utilização no processo ensino – aprendizagem dos Têxteis. Apresentamos um aplicativo em CD-ROM, como uma ferramenta de apoio à aprendizagem presencial dos Têxteis na disciplina de Educação Visual e Tecnológica. A construção e desenvolvimento desta ferramenta foi realizado numa perspectiva pedagógica e didáctica, conjugando continuamente os conteúdos da pesquisa com as características próprias de um sistema multimédia. Submetemos o aplicativo multimédia a um teste e avaliação dividido em duas fases: na primeira fase definimos e propomos tarefas para um teste de usabilidade; na segunda fase submetemos o aplicativo a uma análise gráfica do interface, com base em critérios previamente estabelecidos. Em ambas as fases aplicamos um questionário com o intuito de diagnosticar o grau de satisfação dos utilizadores. Este estudo evidencia a dificuldade inerente à conformação de opiniões relativamente à concepção e a usabilidade do aplicativo. Contudo, as conclusões revelam que o aplicativo multimédia constitui uma ferramenta geradora de aquisições significativas em Têxteis, na disciplina de Educação Visual e Tecnológica.With this study we intend to contribute for a significant learning in teaching Textile in discipline Educação Visual e Tecnológica. We approach the Technology of Information and Communication (TIC) as inevitable pedagogic utensils, for it’s capacity of transmission of information and for allowing interactive using and conjugation of images, text, sound and video. We consider the advance of these educative technologies that are the likely the vehicle for a genesis of a new educative paradigm. We also explore the concept of design and it’s importance in the construction of tools to support the learning process. This work, evidences the multimedia and it’s integration in the teaching - learning process of Textile. We present a CDROM as a tool to support the attended learning of Textile in the discipline of Educação Visual e Tecnológica. The construction and development of this tool is supported on a pedagogic and didactics perspective, always associating the contents in the search with the own characteristics of a multimedia environment. The application was subject to a test and valuation divided in two stages: on the first stage, we define the propose tasks for a usage test, on the second stage the application was subjected to a graphic analysis of criteria. To both stages we applied a questionnaire intended of diagnose the level of satisfaction of the user. This study evidences the difficulty inherent from resigned opinions towards the conception and function of the multimedia application; however the conclusions reveal that the multimedia application may be a tool generator of significant acquisition in Textile, in the discipline of Educação Visual e Tecnológica.Neves, Maria ManuelaUniversidade do MinhoBrandão, Paula Alexandra Lopes2009-10-262009-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:05.140615Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As novas tecnologias no ensino: módulo têxtil em educação visual e tecnológica
title As novas tecnologias no ensino: módulo têxtil em educação visual e tecnológica
spellingShingle As novas tecnologias no ensino: módulo têxtil em educação visual e tecnológica
Brandão, Paula Alexandra Lopes
74:372.874
title_short As novas tecnologias no ensino: módulo têxtil em educação visual e tecnológica
title_full As novas tecnologias no ensino: módulo têxtil em educação visual e tecnológica
title_fullStr As novas tecnologias no ensino: módulo têxtil em educação visual e tecnológica
title_full_unstemmed As novas tecnologias no ensino: módulo têxtil em educação visual e tecnológica
title_sort As novas tecnologias no ensino: módulo têxtil em educação visual e tecnológica
author Brandão, Paula Alexandra Lopes
author_facet Brandão, Paula Alexandra Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Maria Manuela
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Paula Alexandra Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv 74:372.874
topic 74:372.874
description Dissertação de mestrado em Design e Marketing
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-26
2009-10-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/10783
url http://hdl.handle.net/1822/10783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132972631195648