Supervisão e liderança na organização escolar : que papel na construção do clima de escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Maria Paula Neves de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1386
Resumo: O presente trabalho insere-se no âmbito da investigação sobre as organizações escolares e focaliza-se em alguns aspectos da sua vida organizacional: a supervisão, a liderança e o clima de escola. O conhecimento acerca das organizações escolares e do seu funcionamento reveste-se de particular importância pois constitui um factor a ter em conta para a compreensão do comportamento dos docentes dentro da Escola que reciprocamente a influenciam, assim como ao respectivo funcionamento e desenvolvimento. A supervisão dentro da organização escolar é uma forma de comportamento organizacional desenvolvida para atingir determinados objectivos dentro da Escola. Dentro deste grande tema que é a supervisão na organização escolar, procura-se investigar a supervisão das práticas profissionais efectuadas pelos líderes de gestão intermédia. Em relação ao estilo de liderança que o Presidente do Conselho Executivo apresenta, o estudo propõe-se caracterizá-lo e observar se o estilo de liderança manifestado se enquadra dentro dos princípios orientadores da supervisão escolar. A investigação propõe-se ainda relacionar o estilo de liderança do Presidente do Conselho Executivo com o clima que se vivencia no Agrupamento. Como metodologia utilizou-se o estudo de caso e o inquérito por questionário que se aplicou a todos os docentes do Agrupamento. Da análise dos dados efectuada conclui-se que os coordenadores de Departamento e de Conselho de Docentes desempenham funções de supervisores; que o estilo de liderança do Presidente do Conselho Executivo se enquadrava nos princípios e orientações da supervisão escolar e que a liderança do Presidente do Conselho Executivo influenciava o clima de Escola. ABSTRACT: The scope of this work is to study the school’s organization area, and focus in some aspects of its organizational life, supervision, leadership and school climate. Learning about school organizations and its working methods has particular importance because it contributes to understand the behaviour of the school teachers, and reciprocally the importance that teachers have, their influence over the school’s functioning and development. Supervision is a form of organizational behaviour developed to reach specific aims inside the school. Therefore, this study intends to search the professional practices of the teaching staff and also the role played by the headmaster of a group of schools. We intend to perceive and characterize his leadership manner, namely if it fits into the supervision rules. We also want to relate the methods of leadership supra mentioned with the school climate. From a methodologic point of view, this investigation is a case study, and we made an inquest involving all the school teachers. The data collected from a questionnaire lead us to conclude that the department coordinator’s and teaching staff council play a part as supervisors. The school headmaster leadership method is conforming to the supervising rules and his leadership exercise influence in the school climate.
id RCAP_91edb09c6749f99ab0c277f006ca4265
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1386
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão e liderança na organização escolar : que papel na construção do clima de escolaAdministração escolarDirectores de estabelecimentos de ensinoRelações professor-administradorLiderançaClima organizacionalO presente trabalho insere-se no âmbito da investigação sobre as organizações escolares e focaliza-se em alguns aspectos da sua vida organizacional: a supervisão, a liderança e o clima de escola. O conhecimento acerca das organizações escolares e do seu funcionamento reveste-se de particular importância pois constitui um factor a ter em conta para a compreensão do comportamento dos docentes dentro da Escola que reciprocamente a influenciam, assim como ao respectivo funcionamento e desenvolvimento. A supervisão dentro da organização escolar é uma forma de comportamento organizacional desenvolvida para atingir determinados objectivos dentro da Escola. Dentro deste grande tema que é a supervisão na organização escolar, procura-se investigar a supervisão das práticas profissionais efectuadas pelos líderes de gestão intermédia. Em relação ao estilo de liderança que o Presidente do Conselho Executivo apresenta, o estudo propõe-se caracterizá-lo e observar se o estilo de liderança manifestado se enquadra dentro dos princípios orientadores da supervisão escolar. A investigação propõe-se ainda relacionar o estilo de liderança do Presidente do Conselho Executivo com o clima que se vivencia no Agrupamento. Como metodologia utilizou-se o estudo de caso e o inquérito por questionário que se aplicou a todos os docentes do Agrupamento. Da análise dos dados efectuada conclui-se que os coordenadores de Departamento e de Conselho de Docentes desempenham funções de supervisores; que o estilo de liderança do Presidente do Conselho Executivo se enquadrava nos princípios e orientações da supervisão escolar e que a liderança do Presidente do Conselho Executivo influenciava o clima de Escola. ABSTRACT: The scope of this work is to study the school’s organization area, and focus in some aspects of its organizational life, supervision, leadership and school climate. Learning about school organizations and its working methods has particular importance because it contributes to understand the behaviour of the school teachers, and reciprocally the importance that teachers have, their influence over the school’s functioning and development. Supervision is a form of organizational behaviour developed to reach specific aims inside the school. Therefore, this study intends to search the professional practices of the teaching staff and also the role played by the headmaster of a group of schools. We intend to perceive and characterize his leadership manner, namely if it fits into the supervision rules. We also want to relate the methods of leadership supra mentioned with the school climate. From a methodologic point of view, this investigation is a case study, and we made an inquest involving all the school teachers. The data collected from a questionnaire lead us to conclude that the department coordinator’s and teaching staff council play a part as supervisors. The school headmaster leadership method is conforming to the supervising rules and his leadership exercise influence in the school climate.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:39:31Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1386porFaria, Maria Paula Neves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:11Zoai:ria.ua.pt:10773/1386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:04.406535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão e liderança na organização escolar : que papel na construção do clima de escola
title Supervisão e liderança na organização escolar : que papel na construção do clima de escola
spellingShingle Supervisão e liderança na organização escolar : que papel na construção do clima de escola
Faria, Maria Paula Neves de
Administração escolar
Directores de estabelecimentos de ensino
Relações professor-administrador
Liderança
Clima organizacional
title_short Supervisão e liderança na organização escolar : que papel na construção do clima de escola
title_full Supervisão e liderança na organização escolar : que papel na construção do clima de escola
title_fullStr Supervisão e liderança na organização escolar : que papel na construção do clima de escola
title_full_unstemmed Supervisão e liderança na organização escolar : que papel na construção do clima de escola
title_sort Supervisão e liderança na organização escolar : que papel na construção do clima de escola
author Faria, Maria Paula Neves de
author_facet Faria, Maria Paula Neves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Maria Paula Neves de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração escolar
Directores de estabelecimentos de ensino
Relações professor-administrador
Liderança
Clima organizacional
topic Administração escolar
Directores de estabelecimentos de ensino
Relações professor-administrador
Liderança
Clima organizacional
description O presente trabalho insere-se no âmbito da investigação sobre as organizações escolares e focaliza-se em alguns aspectos da sua vida organizacional: a supervisão, a liderança e o clima de escola. O conhecimento acerca das organizações escolares e do seu funcionamento reveste-se de particular importância pois constitui um factor a ter em conta para a compreensão do comportamento dos docentes dentro da Escola que reciprocamente a influenciam, assim como ao respectivo funcionamento e desenvolvimento. A supervisão dentro da organização escolar é uma forma de comportamento organizacional desenvolvida para atingir determinados objectivos dentro da Escola. Dentro deste grande tema que é a supervisão na organização escolar, procura-se investigar a supervisão das práticas profissionais efectuadas pelos líderes de gestão intermédia. Em relação ao estilo de liderança que o Presidente do Conselho Executivo apresenta, o estudo propõe-se caracterizá-lo e observar se o estilo de liderança manifestado se enquadra dentro dos princípios orientadores da supervisão escolar. A investigação propõe-se ainda relacionar o estilo de liderança do Presidente do Conselho Executivo com o clima que se vivencia no Agrupamento. Como metodologia utilizou-se o estudo de caso e o inquérito por questionário que se aplicou a todos os docentes do Agrupamento. Da análise dos dados efectuada conclui-se que os coordenadores de Departamento e de Conselho de Docentes desempenham funções de supervisores; que o estilo de liderança do Presidente do Conselho Executivo se enquadrava nos princípios e orientações da supervisão escolar e que a liderança do Presidente do Conselho Executivo influenciava o clima de Escola. ABSTRACT: The scope of this work is to study the school’s organization area, and focus in some aspects of its organizational life, supervision, leadership and school climate. Learning about school organizations and its working methods has particular importance because it contributes to understand the behaviour of the school teachers, and reciprocally the importance that teachers have, their influence over the school’s functioning and development. Supervision is a form of organizational behaviour developed to reach specific aims inside the school. Therefore, this study intends to search the professional practices of the teaching staff and also the role played by the headmaster of a group of schools. We intend to perceive and characterize his leadership manner, namely if it fits into the supervision rules. We also want to relate the methods of leadership supra mentioned with the school climate. From a methodologic point of view, this investigation is a case study, and we made an inquest involving all the school teachers. The data collected from a questionnaire lead us to conclude that the department coordinator’s and teaching staff council play a part as supervisors. The school headmaster leadership method is conforming to the supervising rules and his leadership exercise influence in the school climate.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:39:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1386
url http://hdl.handle.net/10773/1386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137450141941760