Desenvolvimento de uma plataforma de mobilidade individual sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sarah Alexandra Ramos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13711
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo a conceção e desenvolvimento de uma plataforma de mobilidade urbana, como resposta aos problemas ambientais, económicos e de saúde pública causados pela forte tendência ao uso do transporte motorizado particular e reduzida utilização dos transportes públicos e coletivos. De forma a incentivar o uso de transporte de mobilidade urbana individual sustentável, o objetivo deste trabalho consistiu na criação de um conceito diferenciador relativamente aos produtos de mobilidade individual mais comuns, tal como a bicicleta, mas paralelamente essa diferenciação assentar num acréscimo de funções disponíveis para o utilizador. A plataforma desenvolvida procurou responder a uma solução de transporte individual para trajetos de curta/média distância, assim como para atividades de lazer, recondicionamento físico. O processo de desenvolvimento da plataforma segui uma lógica estruturada de engenharia do produto, iniciando-se esta com uma análise de benchmarking às soluções existentes já no mercado, bem como a um inquérito online de forma a identificar e valorar as necessidades e preferências dos potenciais clientes desta plataforma. A partir desse ponto aplicou-se um conjunto de ferramentas, que tentaram sistematizar e hierarquizar a informação necessária à conceção e projeto da plataforma tais como: recolha e hierarquização das necessidades dos clientes, definição e seleção dos valores alvo das especificações técnicas da plataforma e estabelecimento da sua relação através da casa da qualidade (QFD) procedendo-se a sua interpretação com a identificação dos pontos críticos, pontos de conflito, áreas de oportunidade e esforço de engenharia inconsequente. Numa fase posterior procedeu-se ao desenvolvimento dos diferentes conceitos de produto para as diversas funções da plataforma, seguindo-se a seleção dos conceitos a desenvolver, procedendo-se à definição da arquitetura do produto e sua modularidade assim como o estabelecimento do design industrial. Aplicou-se as ferramentas de design robusto tais a análise de falha e efeito cliente (AMFE) e plano de experiência (DOE). Na fase final procedeu-se a modelação geométrica da plataforma e à análise estrutural dos seus principais componentes através do método de elementos finitos (MEF) e cálculo analítico. Finalmente procedeu-se a elaboração da documentação técnica com a realização dos desenhos de conjunto e montagem da plataforma. Em complemento procedeu-se a construção de uma maquete à escala para apresentação e promoção do conceito da plataforma.
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A plataforma desenvolvida procurou responder a uma solução de transporte individual para trajetos de curta/média distância, assim como para atividades de lazer, recondicionamento físico. O processo de desenvolvimento da plataforma segui uma lógica estruturada de engenharia do produto, iniciando-se esta com uma análise de benchmarking às soluções existentes já no mercado, bem como a um inquérito online de forma a identificar e valorar as necessidades e preferências dos potenciais clientes desta plataforma. A partir desse ponto aplicou-se um conjunto de ferramentas, que tentaram sistematizar e hierarquizar a informação necessária à conceção e projeto da plataforma tais como: recolha e hierarquização das necessidades dos clientes, definição e seleção dos valores alvo das especificações técnicas da plataforma e estabelecimento da sua relação através da casa da qualidade (QFD) procedendo-se a sua interpretação com a identificação dos pontos críticos, pontos de conflito, áreas de oportunidade e esforço de engenharia inconsequente. Numa fase posterior procedeu-se ao desenvolvimento dos diferentes conceitos de produto para as diversas funções da plataforma, seguindo-se a seleção dos conceitos a desenvolver, procedendo-se à definição da arquitetura do produto e sua modularidade assim como o estabelecimento do design industrial. Aplicou-se as ferramentas de design robusto tais a análise de falha e efeito cliente (AMFE) e plano de experiência (DOE). Na fase final procedeu-se a modelação geométrica da plataforma e à análise estrutural dos seus principais componentes através do método de elementos finitos (MEF) e cálculo analítico. Finalmente procedeu-se a elaboração da documentação técnica com a realização dos desenhos de conjunto e montagem da plataforma. Em complemento procedeu-se a construção de uma maquete à escala para apresentação e promoção do conceito da plataforma.The present work aimed at designing and developing a platform for individual urban mobility in response to environmental and public health problems caused by the strong trend towards the use of private motorized transport, and reduced use of public and collective transport. In order to encourage the use of sustainable transport of individual urban mobility, the goal of this work was the creation of a distinctive concept for products of most common individual mobility, such as the bicycle, but in parallel this differentiation based on a parallel increase of functions available for the user. The developed platform aimed at responding to an individual transportation solution for short / medium distance routes, as well as for leisure, physical activity and physical reconditioning activities. The development process of the platform followed a structured logic product engineering, starting with this benchmarking analysis of already existing solutions in the market, as well as an online survey to identify appraise the needs and preferences of potential customers for this platform. From this point we applied a set of tools which tried to systematise and prioritize the information needed to the connection and project of the platform such as: collection and prioritization of customers’ needs, the definition and selection of the target values of the technical specifications of the platform and establishing its relationship through the House of Quality (QFD), following its interpretation with the identification of critical points, conflict points, opportunity areas and effort of inconsequential engineering. At a later stage we proceeded to the development of different product concepts for the various functions of the platform, followed by the selection of concepts to develop, proceeding to the definition of the product architecture and its modularity as well as the establishment of industrial design. We applied the robust design tools such as failure analysis and customer effect (AMFE) and experience plan (DOE). In the final step we proceeded to the geometric modelling platform and structured their major components through the finite element method (FEM) analysis and analytical calculation. Finally we proceeded to the preparation of the technical documentation with the completion of the set of drawings and assembly platform. In addition we proceeded to construct a scale model for the presentation and promotion of the concept of the platform.Universidade de Aveiro2015-03-26T17:20:46Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13711TID:201593491porAlmeida, Sarah Alexandra Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:59Zoai:ria.ua.pt:10773/13711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:29.799980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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