O impacto da empresa júnior na intenção de empreender dos universitários brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/19499 |
Resumo: | Este estudo pretende investigar se a empresa júnior contribui para o incremento da intenção empreendedora dos alunos de universidades brasileiras. Ainda, busca identificar diferenças deste incremento em relação aos alunos de sexo masculino e feminino e em relação aos que possuem ou não experiência anterior nos negócios. Para atingir os objetivos propostos foi realizado um quase-experimento que, para a estimativa dos efeitos das empresas juniores na intenção empreendedora, se valeu de um pareamento entre grupos de tratamento (participantes de empresa júnior) e controle (não participantes da EJ) e aplicação de regressão linear múltipla. A abrangência da amostra, 5969 alunos, e a utilização de grupo de controle, ofereceram um bom nível de validade interna e a amostragem de diferentes universidades de localidades distintas aumentou a validade externa das descobertas. Foi demonstrado que a participação na empresa júnior tem um efeito positivo no incremento da intenção empreendedora dos alunos. Há evidências de que o efeito das empresas juniores sobre o aumento da intenção empreendedora é superior para as mulheres. O mesmo não se confirma quando se trata da experiência prévia dos alunos nos negócios. A principal limitação da pesquisa é relativa a variável dependente pois não foram consideradas as relações entre as empresas juniores e as variáveis comumente utilizadas que buscam predizer a intenção empreendedora. Assim, a utilização de uma escala, de maior grau de validade e confiabilidade, seria útil para testes empíricos futuros. A partir dos resultados, os agentes envolvidos no contexto podem utilizá-los como insumo para o processo de fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento socioeconômico, dada a evidência de efeitos positivos das empresas juniores. Este estudo contribui para a pesquisa sobre educação para o empreendedorismo, revelando o efeito benéfico para os alunos participantes de programas de educação empreendedora. Pelo nosso conhecimento, este é o primeiro estudo sobre empresa júnior que apresenta impactos sobre a intenção de empreender em uma ampla amostra de alunos e universidades, com mitigação de endogeneidade a partir do pareamento entre grupos de tratamento e controle. |
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A abrangência da amostra, 5969 alunos, e a utilização de grupo de controle, ofereceram um bom nível de validade interna e a amostragem de diferentes universidades de localidades distintas aumentou a validade externa das descobertas. Foi demonstrado que a participação na empresa júnior tem um efeito positivo no incremento da intenção empreendedora dos alunos. Há evidências de que o efeito das empresas juniores sobre o aumento da intenção empreendedora é superior para as mulheres. O mesmo não se confirma quando se trata da experiência prévia dos alunos nos negócios. A principal limitação da pesquisa é relativa a variável dependente pois não foram consideradas as relações entre as empresas juniores e as variáveis comumente utilizadas que buscam predizer a intenção empreendedora. Assim, a utilização de uma escala, de maior grau de validade e confiabilidade, seria útil para testes empíricos futuros. A partir dos resultados, os agentes envolvidos no contexto podem utilizá-los como insumo para o processo de fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento socioeconômico, dada a evidência de efeitos positivos das empresas juniores. Este estudo contribui para a pesquisa sobre educação para o empreendedorismo, revelando o efeito benéfico para os alunos participantes de programas de educação empreendedora. Pelo nosso conhecimento, este é o primeiro estudo sobre empresa júnior que apresenta impactos sobre a intenção de empreender em uma ampla amostra de alunos e universidades, com mitigação de endogeneidade a partir do pareamento entre grupos de tratamento e controle.This study intends to investigate if the junior enterprise contributes to the increase of the entrepreneurial intention of the students of Brazilian universities. Also, it seeks to identify differences in this increase in relation to male and female students and in relation to those who have or do not have previous business experience. In order to reach the proposed objectives, a quasi-experiment was carried out which, in order to estimate the effects of the junior companies on the entrepreneurial intention, a pairing between treatment (participants of junior enterprises) and control groups (non participants of junior enterprises) and multiple linear regression application was performed. The scope of the sample, 5969 students, and the use of the control group provided a good level of internal validity and the sampling of different universities from different locations increased the external validity of the findings. Findings - The outcome indicated the participation in the junior enterprise has a positive effect on the increase of the students' entrepreneurial intention. There is also evidence that the effect of junior enterprise on the increase of entrepreneurial intent is higher among women. The same scenario does not apply to students with previous experience in business. The main limitation of the research is related to the dependent variable because the relations between the junior companies and the commonly used variables that seek to predict the entrepreneurial intention were not considered. Thus, the use of a scale of greater validity and reliability would be useful for future empirical tests. As practical relevance, this study allows the actors involved in the context to use it as an input to foster entrepreneurial and socioeconomic development, given the evidence of positive effects of junior enterprises. This study contributes to the research on education for entrepreneurship, revealing the beneficial effect for students participating in entrepreneurship education programs.porIntenção empreendedoraEducação empreendedoraEmpresa JúniorEmpreendedorismoEntrepreneurial intentionEntrepreneurial educationJunior enterpriseEntrepreneurshipAdministração de empresasEstudantes universitários - Programas de desenvolvimentoEmpreendedorismoEmpresas novasExtensão universitáriaAprendizagem organizacionalO impacto da empresa júnior na intenção de empreender dos universitários brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTDissertação_Mateus Dornelas.pdf.txtDissertação_Mateus Dornelas.pdf.txtExtracted 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Este estudo pretende investigar se a empresa júnior contribui para o incremento da intenção empreendedora dos alunos de universidades brasileiras. Ainda, busca identificar diferenças deste incremento em relação aos alunos de sexo masculino e feminino e em relação aos que possuem ou não experiência anterior nos negócios. Para atingir os objetivos propostos foi realizado um quase-experimento que, para a estimativa dos efeitos das empresas juniores na intenção empreendedora, se valeu de um pareamento entre grupos de tratamento (participantes de empresa júnior) e controle (não participantes da EJ) e aplicação de regressão linear múltipla. A abrangência da amostra, 5969 alunos, e a utilização de grupo de controle, ofereceram um bom nível de validade interna e a amostragem de diferentes universidades de localidades distintas aumentou a validade externa das descobertas. Foi demonstrado que a participação na empresa júnior tem um efeito positivo no incremento da intenção empreendedora dos alunos. Há evidências de que o efeito das empresas juniores sobre o aumento da intenção empreendedora é superior para as mulheres. O mesmo não se confirma quando se trata da experiência prévia dos alunos nos negócios. A principal limitação da pesquisa é relativa a variável dependente pois não foram consideradas as relações entre as empresas juniores e as variáveis comumente utilizadas que buscam predizer a intenção empreendedora. Assim, a utilização de uma escala, de maior grau de validade e confiabilidade, seria útil para testes empíricos futuros. A partir dos resultados, os agentes envolvidos no contexto podem utilizá-los como insumo para o processo de fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento socioeconômico, dada a evidência de efeitos positivos das empresas juniores. Este estudo contribui para a pesquisa sobre educação para o empreendedorismo, revelando o efeito benéfico para os alunos participantes de programas de educação empreendedora. Pelo nosso conhecimento, este é o primeiro estudo sobre empresa júnior que apresenta impactos sobre a intenção de empreender em uma ampla amostra de alunos e universidades, com mitigação de endogeneidade a partir do pareamento entre grupos de tratamento e controle. |
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