Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5110 |
Resumo: | O principal propósito desta investigação é perceber se as práticas pedagógicas do museu M1 na sua dimensão educativa não-formal, como recurso educativo, complementa as novas práticas implementadas nas instituições formais de educação, designadas de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) e compreender se estas podem se configurar em inovação pedagógica. Este estudo fundamenta-se no paradigma de investigação qualitativo através do método de estudo de caso, com características etnográficas, e sustenta-se na descrição e compreensão da cultura decorrente das práticas que se movem neste espaço recorrendo ao trabalho de campo e estudo de caso enquanto metodologia de investigação. Para o levantamento de dados serão empregues as técnicas da observação participante e da entrevista etnográfica, esta investigação é assistida por instrumentos de recolha de gravação de áudio, vídeo e imagem. |
id |
RCAP_91f38a4ef30f93c2aaa1b45ccd4ef176 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/5110 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógicaMuseum education: between curricular flexibility and pedagogical innovationMuseuEducação não-formalCurrículo informalFlexibilidade curricularMuseumNon-formal educationInformal curriculumCurriculum flexibilityCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO principal propósito desta investigação é perceber se as práticas pedagógicas do museu M1 na sua dimensão educativa não-formal, como recurso educativo, complementa as novas práticas implementadas nas instituições formais de educação, designadas de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) e compreender se estas podem se configurar em inovação pedagógica. Este estudo fundamenta-se no paradigma de investigação qualitativo através do método de estudo de caso, com características etnográficas, e sustenta-se na descrição e compreensão da cultura decorrente das práticas que se movem neste espaço recorrendo ao trabalho de campo e estudo de caso enquanto metodologia de investigação. Para o levantamento de dados serão empregues as técnicas da observação participante e da entrevista etnográfica, esta investigação é assistida por instrumentos de recolha de gravação de áudio, vídeo e imagem.The main purpose of this research is to understand whether the educational practices of the museum M1 in its non-formal educational dimension, as an educational resource, complements the new practices implemented in formal educational institutions, called Autonomy and Curricular Flexibility (ACF) and understand whether these can be configured in pedagogical innovation. This study is based on the qualitative research paradigm, through the case study method, with ethnographic characteristics, and is based on the description and understanding of the culture resulting from the practices that move in this space resorting to field work and case study as an investigation methodology. For data collection will be used the techniques of participant observation and ethnographic interview, this investigation is assisted by instruments for recording audio, video and image recording.Góis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues deDigitUMaMelim, Liliana Regina Quintal2023-03-27T10:19:33Z2023-02-172023-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5110TID:203254163porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-02T05:44:26Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:25.899995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica Museum education: between curricular flexibility and pedagogical innovation |
title |
Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica |
spellingShingle |
Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica Melim, Liliana Regina Quintal Museu Educação não-formal Currículo informal Flexibilidade curricular Museum Non-formal education Informal curriculum Curriculum flexibility Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica |
title_full |
Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica |
title_fullStr |
Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica |
title_full_unstemmed |
Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica |
title_sort |
Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica |
author |
Melim, Liliana Regina Quintal |
author_facet |
Melim, Liliana Regina Quintal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Góis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melim, Liliana Regina Quintal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu Educação não-formal Currículo informal Flexibilidade curricular Museum Non-formal education Informal curriculum Curriculum flexibility Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Museu Educação não-formal Currículo informal Flexibilidade curricular Museum Non-formal education Informal curriculum Curriculum flexibility Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O principal propósito desta investigação é perceber se as práticas pedagógicas do museu M1 na sua dimensão educativa não-formal, como recurso educativo, complementa as novas práticas implementadas nas instituições formais de educação, designadas de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) e compreender se estas podem se configurar em inovação pedagógica. Este estudo fundamenta-se no paradigma de investigação qualitativo através do método de estudo de caso, com características etnográficas, e sustenta-se na descrição e compreensão da cultura decorrente das práticas que se movem neste espaço recorrendo ao trabalho de campo e estudo de caso enquanto metodologia de investigação. Para o levantamento de dados serão empregues as técnicas da observação participante e da entrevista etnográfica, esta investigação é assistida por instrumentos de recolha de gravação de áudio, vídeo e imagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-27T10:19:33Z 2023-02-17 2023-02-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/5110 TID:203254163 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/5110 |
identifier_str_mv |
TID:203254163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553015806099456 |