Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melim, Liliana Regina Quintal
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5110
Resumo: O principal propósito desta investigação é perceber se as práticas pedagógicas do museu M1 na sua dimensão educativa não-formal, como recurso educativo, complementa as novas práticas implementadas nas instituições formais de educação, designadas de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) e compreender se estas podem se configurar em inovação pedagógica. Este estudo fundamenta-se no paradigma de investigação qualitativo através do método de estudo de caso, com características etnográficas, e sustenta-se na descrição e compreensão da cultura decorrente das práticas que se movem neste espaço recorrendo ao trabalho de campo e estudo de caso enquanto metodologia de investigação. Para o levantamento de dados serão empregues as técnicas da observação participante e da entrevista etnográfica, esta investigação é assistida por instrumentos de recolha de gravação de áudio, vídeo e imagem.
id RCAP_91f38a4ef30f93c2aaa1b45ccd4ef176
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5110
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógicaMuseum education: between curricular flexibility and pedagogical innovationMuseuEducação não-formalCurrículo informalFlexibilidade curricularMuseumNon-formal educationInformal curriculumCurriculum flexibilityCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO principal propósito desta investigação é perceber se as práticas pedagógicas do museu M1 na sua dimensão educativa não-formal, como recurso educativo, complementa as novas práticas implementadas nas instituições formais de educação, designadas de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) e compreender se estas podem se configurar em inovação pedagógica. Este estudo fundamenta-se no paradigma de investigação qualitativo através do método de estudo de caso, com características etnográficas, e sustenta-se na descrição e compreensão da cultura decorrente das práticas que se movem neste espaço recorrendo ao trabalho de campo e estudo de caso enquanto metodologia de investigação. Para o levantamento de dados serão empregues as técnicas da observação participante e da entrevista etnográfica, esta investigação é assistida por instrumentos de recolha de gravação de áudio, vídeo e imagem.The main purpose of this research is to understand whether the educational practices of the museum M1 in its non-formal educational dimension, as an educational resource, complements the new practices implemented in formal educational institutions, called Autonomy and Curricular Flexibility (ACF) and understand whether these can be configured in pedagogical innovation. This study is based on the qualitative research paradigm, through the case study method, with ethnographic characteristics, and is based on the description and understanding of the culture resulting from the practices that move in this space resorting to field work and case study as an investigation methodology. For data collection will be used the techniques of participant observation and ethnographic interview, this investigation is assisted by instruments for recording audio, video and image recording.Góis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues deDigitUMaMelim, Liliana Regina Quintal2023-03-27T10:19:33Z2023-02-172023-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5110TID:203254163porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-02T05:44:26Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:48:25.899995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica
Museum education: between curricular flexibility and pedagogical innovation
title Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica
spellingShingle Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica
Melim, Liliana Regina Quintal
Museu
Educação não-formal
Currículo informal
Flexibilidade curricular
Museum
Non-formal education
Informal curriculum
Curriculum flexibility
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica
title_full Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica
title_fullStr Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica
title_full_unstemmed Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica
title_sort Educação no museu: entre a flexibilidade curricular e a inovação pedagógica
author Melim, Liliana Regina Quintal
author_facet Melim, Liliana Regina Quintal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Góis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Melim, Liliana Regina Quintal
dc.subject.por.fl_str_mv Museu
Educação não-formal
Currículo informal
Flexibilidade curricular
Museum
Non-formal education
Informal curriculum
Curriculum flexibility
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Museu
Educação não-formal
Currículo informal
Flexibilidade curricular
Museum
Non-formal education
Informal curriculum
Curriculum flexibility
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O principal propósito desta investigação é perceber se as práticas pedagógicas do museu M1 na sua dimensão educativa não-formal, como recurso educativo, complementa as novas práticas implementadas nas instituições formais de educação, designadas de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) e compreender se estas podem se configurar em inovação pedagógica. Este estudo fundamenta-se no paradigma de investigação qualitativo através do método de estudo de caso, com características etnográficas, e sustenta-se na descrição e compreensão da cultura decorrente das práticas que se movem neste espaço recorrendo ao trabalho de campo e estudo de caso enquanto metodologia de investigação. Para o levantamento de dados serão empregues as técnicas da observação participante e da entrevista etnográfica, esta investigação é assistida por instrumentos de recolha de gravação de áudio, vídeo e imagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-27T10:19:33Z
2023-02-17
2023-02-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5110
TID:203254163
url http://hdl.handle.net/10400.13/5110
identifier_str_mv TID:203254163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553015806099456