O papel da família no ajustamento académico em percursos com predominância de género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Inês Filipa Novo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84281
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_920ede6dff4f409335266e976a0aec79
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84281
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da família no ajustamento académico em percursos com predominância de géneroThe role of family variables in the academic adjustment of students in courses with gender predominanceEscolha de carreiraFamíliaGéneroAjustamento académicoEstilos parentaisCareer choicesFamilyGenderAcademic adjustmentParenting stylesDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoIn the context of Bronfenbrenner´s Ecological Development Model, family is part of each individual microsystem, being one of the most significant contexts influencing development. It is within this context that gender role-related stereotypes are firstly transmitted, and later in life may arise associated with more or less typical career choices.Family support appears, in the literature, as an essential asset throughout the life cycle, having particular impact on decision-making process and on the implementation of behaviours related to career paths, exerting its influence through several ways. For instance, parental educational style (authoritarian, authoritative or permissive), might act as a resource or as an obstacle. The general objective of this dissertation was to understand family influences in the choice of atypical academic paths, attending to gender. This was a pilot study, employing three instruments: the Influences in Career Choices Questionnaire (QIEC), the Academic Experiences Questionnaire – short version (QVAr) and a Parental Authority Questionnaire (PAQ). Twenty-eight Portuguese students enrolled in higher education courses in the area of education and engineering participated, and were classified in four groups, depending on having made a typical or atypical choice according to the literature and their gender. The specific goal of the pilot study was to experiment and evaluate a number of procedures to describe and compare the created groups and specifically the relation between family and parental support variables, and academic adjustment variables.À luz do Modelo de desenvolvimento ecológico de Bronfenbrenner, a família faz parte do microssistema de cada indivíduo, sendo um dos mais significativos contextos que influenciam o desenvolvimento. É dentro deste contexto que começam a ser transmitidos os estereótipos associados aos papéis de género, os quais mais tarde na vida podem surgir relacionados com escolhas mais ou menos típicas de carreira.O apoio da família surge na literatura como essencial ao longo do ciclo de vida, e especificamente no processo de decisão e implementação de comportamentos relacionados com o percurso profissional, exercendo a sua influência por diversas vias. Por exemplo, o estilo educativo parental (autoritário, autoritativo ou permissivo), pode tomar a forma de recurso ou obstáculo.Esta dissertação teve como objetivo geral compreender as influências familiares na escolha de carreiras atípicas atendendo ao género. Realizou-se um estudo piloto, utilizando três instrumentos: o Questionário sobre as Influências na Escolha de Carreira (QIEC), o Questionário das Vivências Académicas (QVAr) e um Questionário de Autoridade Parental (PAQ). Participaram 28 estudantes de todo o país a frequentar o ensino superior na área da educação e engenharia, categorizados em quatro grupos, como tendo efetuado uma escolha típica ou atípica de acordo a literatura e o seu género. O estudo piloto visou ensaiar um conjunto de procedimentos de descrição e de análise preparatórias, para comparação dos grupos, e dentro destes, das relações entre as variáveis familiares e de apoio parental e as vivências académicas em diversas dimensões.2017-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84281http://hdl.handle.net/10316/84281TID:202144119porGalvão, Inês Filipa Novoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-10T10:00:16Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:05:53.163033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da família no ajustamento académico em percursos com predominância de género
The role of family variables in the academic adjustment of students in courses with gender predominance
title O papel da família no ajustamento académico em percursos com predominância de género
spellingShingle O papel da família no ajustamento académico em percursos com predominância de género
Galvão, Inês Filipa Novo
Escolha de carreira
Família
Género
Ajustamento académico
Estilos parentais
Career choices
Family
Gender
Academic adjustment
Parenting styles
title_short O papel da família no ajustamento académico em percursos com predominância de género
title_full O papel da família no ajustamento académico em percursos com predominância de género
title_fullStr O papel da família no ajustamento académico em percursos com predominância de género
title_full_unstemmed O papel da família no ajustamento académico em percursos com predominância de género
title_sort O papel da família no ajustamento académico em percursos com predominância de género
author Galvão, Inês Filipa Novo
author_facet Galvão, Inês Filipa Novo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Inês Filipa Novo
dc.subject.por.fl_str_mv Escolha de carreira
Família
Género
Ajustamento académico
Estilos parentais
Career choices
Family
Gender
Academic adjustment
Parenting styles
topic Escolha de carreira
Família
Género
Ajustamento académico
Estilos parentais
Career choices
Family
Gender
Academic adjustment
Parenting styles
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84281
http://hdl.handle.net/10316/84281
TID:202144119
url http://hdl.handle.net/10316/84281
identifier_str_mv TID:202144119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133949931290624