Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Helga Filipa Cabeço
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/4636
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_8f1e896bd01a62e1f6bd9afbd32b8525
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/4636
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticosAvaliação formativaProcessos matemáticosFeedbackFormative assessmentMathematical processesRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEste estudo foi realizado no contexto de um projeto de investigação sobre o desenvolvimento de práticas de avaliação formativa. O seu objetivo é compreender quais os contributos da coavaliação entre pares, através do feedback, no desenvolvimento dos processos matemáticos. A metodologia de investigação seguiu uma abordagem qualitativa e o seu design foi a investigação-ação. As técnicas usadas para a recolha de dados foram a observação-participante, a entrevista, o questionário e a análise documental. Os dados recolhidos foram analisados através de categorias definidas, considerando as perspetivas teóricas referidas na fundamentação e os dados recolhidos. Pode concluir-se que este estudo evidencia a importância do feedback enquanto instrumento de aprendizagem da Matemática, não só para os alunos que avaliam como também para os que são avaliados. O feedback regulador providenciado pelos alunos avaliadores possui pistas orientadoras importantes que permitiram aos seus pares identificar o erro e corrigirem-no de forma autónoma, melhorando o seu desempenho. Com efeito, este processo de coavaliação promove a regulação das aprendizagens, contribui para a evolução dos processos matemáticos e desencadeia o desenvolvimento de competências de autoavaliação e autorregulação nos alunos.This study was done in a context of an investigation project about the development of practices of formative assessment. Its purpose is to understand the benefits of the co-assessment between students through the feedback results on the development of mathematic processes. The used methodology was qualitative and its design was investigation-action. The data was collected from the observation-participation, interviews, surveys and documents. From these techniques, the collected data were analyzed, based on categories defined and supported by the theoretical framework and the collected data. This study shows the importance of feedback as an instrument of mathematics learning, not only for the students who evaluate, but also for those who are assessed. The regulatory feedback provided by the evaluator students has important clues/guidelines that allowed to its peers to identify the mistake and corrected it in an autonomous way, improving their performance. Indeed, this co-assessment process promotes the regulation of learning, contributes to the development of the mathematical processes and triggers the development of skills of self-assessment and self-regulation.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinto, JorgeMendes, FátimaRepositório ComumMachado, Helga Filipa Cabeço2013-08-09T13:48:13Z2013-072013-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:02.941718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos
title Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos
spellingShingle Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos
Machado, Helga Filipa Cabeço
Avaliação formativa
Processos matemáticos
Feedback
Formative assessment
Mathematical processes
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
title_short Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos
title_full Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos
title_fullStr Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos
title_full_unstemmed Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos
title_sort Contributos da coavaliação entre pares no desenvolvimento dos processos matemáticos
author Machado, Helga Filipa Cabeço
author_facet Machado, Helga Filipa Cabeço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Jorge
Mendes, Fátima
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Helga Filipa Cabeço
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa
Processos matemáticos
Feedback
Formative assessment
Mathematical processes
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
topic Avaliação formativa
Processos matemáticos
Feedback
Formative assessment
Mathematical processes
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-09T13:48:13Z
2013-07
2013-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/4636
url http://hdl.handle.net/10400.26/4636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135312755032064