Análise da Aptidão Física em crianças e adolescentes: Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Bruna Filipa Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2261
Resumo: A evolução das várias componentes da Aptidão Física (AptF) em crianças e adolescentes está associada aos processos de crescimento e maturação, principalmente aqueles que ocorrem na fase do pico de desenvolvimento, momento no qual o jovem tem um abrupto aumento nas suas estruturas corporais. É desta forma que a escola constitui um local privilegiado na educação para saúde, na melhoria da Aptidão Física (AptF), (Haywood, 1991; Sallis & McKenzie, 1991). O papel do Professor de Educação Física é cada vez mais relevante, pois tem a importante função de atuar, junto dos alunos, através de uma ação pedagógica em prol dos benefícios da Educação Física. O estudo de caso que aqui apresentamos tem como tema Análise da Aptidão Física em crianças e adolescentes: Estudo de Caso. Contributo do Programa Fitnessgram no planeamento de aulas de Educação Física. Este trabalho visa conhecer melhor e se possível aperfeiçoar os procedimentos relacionados com o trabalho nas aulas de Educação Física para a melhoria Aptidão Física. Com este estudo pretendemos analisar: 1) um conjunto de variáveis, relativas à Composição Corporal (CC), Aptidão Aeróbia (AptA) e Aptidão Muscular (AptM), em rapazes e raparigas, com idades compreendidas entre os 9 e os 17 anos de idade, pertencentes ao 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico; 2) com base nos resultados obtidos a evolução dos alunos durante um ano letivo; 3) através de um inquérito realizado aos Professores de Educação Física, os contributos do Programa Fitnessgram no planeamento de aulas de Educação Física. Para a determinação dos resultados ao nível da Aptidão Física (AptF) foi realizada a bateria de testes do Programa Fitnessgram em dois momentos distintos – um pré e um pós-teste. Foi possível verificar através deste estudo que o género masculino apresenta melhores resultados ao nível da Aptidão Aeróbia quando comparado com o género feminino ao invés das extensões de tronco, onde o género feminino se destaca, apresentando melhores resultados. 93,4% dos professores caracterizam o Programa Fitnessgram como uma ferramenta “Muito Importante” e “Importante”, auxiliando na Avaliação da Aptidão Física (54,2%) e no Planeamento e Definição de Estratégias (25%).
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Este trabalho visa conhecer melhor e se possível aperfeiçoar os procedimentos relacionados com o trabalho nas aulas de Educação Física para a melhoria Aptidão Física. Com este estudo pretendemos analisar: 1) um conjunto de variáveis, relativas à Composição Corporal (CC), Aptidão Aeróbia (AptA) e Aptidão Muscular (AptM), em rapazes e raparigas, com idades compreendidas entre os 9 e os 17 anos de idade, pertencentes ao 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico; 2) com base nos resultados obtidos a evolução dos alunos durante um ano letivo; 3) através de um inquérito realizado aos Professores de Educação Física, os contributos do Programa Fitnessgram no planeamento de aulas de Educação Física. Para a determinação dos resultados ao nível da Aptidão Física (AptF) foi realizada a bateria de testes do Programa Fitnessgram em dois momentos distintos – um pré e um pós-teste. Foi possível verificar através deste estudo que o género masculino apresenta melhores resultados ao nível da Aptidão Aeróbia quando comparado com o género feminino ao invés das extensões de tronco, onde o género feminino se destaca, apresentando melhores resultados. 93,4% dos professores caracterizam o Programa Fitnessgram como uma ferramenta “Muito Importante” e “Importante”, auxiliando na Avaliação da Aptidão Física (54,2%) e no Planeamento e Definição de Estratégias (25%).The evolution of the various components of physical fitness (So-called) in children and adolescents is associated with the processes of growth and maturation, especially those that occur in peak phase of development, at which point the young has an abrupt increase in their bodily structures. This is how the school constitutes a privileged place in education for health, improvement of physical fitness (So-called), The role of the teacher of physical education is increasingly important, as has the important function of acting, with the students, through a pedagogical action in favour of the benefits of physical education. The case study here present has as theme Analysis of Physical fitness in children and teenagers: case study. Fitnessgram program contribution in planning of Physical education classes. This work aims to know better and if possible improve procedures related to the work in Physical education classes to improve physical fitness. With this study we analyze: 1) a set of variables, relating to body composition (CC), Aerobic Fitness (AptA) and Muscular Fitness (AptM) in boys and girls, aged between 9 and 17 years of age, belonging to the 2nd and 3rd Cycle of basic education; 2) on the basis of the results obtained the evolution of students during an academic year; 3) through a survey of teachers of physical education, the contributions of the Fitnessgram Program in planning of Physical education classes. For the determination of results at the level of physical fitness (So-called) was held the battery of tests of Fitnessgram Program at two different times – a pre and a post-test. Unable to verify through this study that the genus male introduces best results at the level of Aerobic Fitness when compared with the feminine gender instead of Arm’s Extensions, where the feminine gender stands out, showing the best results. 93.4 teachers characterize the Fitnessgram Program as a tool "Very Important" and "Important", assisting in the Evaluation of Physical Fitness (54.2%) and in Planning and Defining Strategies (25%).2012-12-03T15:29:11Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2261porFonseca, Bruna Filipa Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:58:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:46.211593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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