Análise e avaliação da aptidão física dos alunos do ano/turma 10º B e 10º A: estudo comparativo com auxílio de programa de testes Fitnessgram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Cláudio Daniel da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6256
Resumo: O presente documento, surge com o objetivo de relatar a minha experiência enquanto professor estagiário durante o ano letivo de 2014/2015. O estágio pedagógico surge no âmbito da conclusão do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é um processo fundamental para a formação dos futuros professores visto ser uma forma de adaptação à realidade do ensino. É uma fase de aprendizagem diferente, onde passamos da aprendizagem das teorias para a aplicação dessas, ou seja, é colocar em prática tudo aquilo que foi teoricamente adquirido. Contudo é a lecionar que surgem as dúvidas, os receios e a importância do sentido de comando. Assim, neste relatório são relatadas as minhas expetativas iniciais, dificuldades, dúvidas, assim como as estratégias e soluções utilizadas. Este documento está dividido em dois capítulos. O primeiro diz respeito à componente pedagógica e contempla o enquadramento institucional, as tarefas de estágio de ensino-aprendizagem (unidades didáticas, planos de aula e a prática de ensino supervisionada), as tarefas de estágio de relação escola-meio, que abrangem o estudo de turma e as atividades da escola, denominadas de Atividades Internas - "A Vida da Escola" e por último uma descrição sumária do estágio. O segundo capítulo comporta um estudo à evolução dos índices de AptF, tendo em conta um protocolo de exercícios do programa de treino "Fica em Forma". O estudo foi efetuado aos alunos do Ano/Turma 10ºA, 10º B, 11ºA e 12ºB da EBSDLA. Participaram neste estudo n= 48 sujeitos, divididos em Grupo Controlo (27) e o Grupo Experimental (21), sendo este ultimo submetido ao programa de treino "Fica em Forma". Para se proceder a avaliação dos índices de AptF dos alunos, foi usada a bateria de testes do Fitnessgram. Posteriormente, os dados foram analisados recorrendo à estatística descritiva, utilizando-se para tal o programa IBM SPSS Statistics 20.0. Averiguamos que o programa "Fica em Forma", implementado ao Grupo Experimental não é fundamental para que o aluno passe da Zona Precise Melhorar para a Zona Saudável de Aptidão Física. Contudo, o programa implementado melhora o índice de AptF na variável EB. Os alunos do sexo feminino obtiveram melhores resultados na variável Abd e na variável EB, tendo em conta ao número de sujeitos que passaram para a Zona Saudável de Aptidão Física. O sexo masculino obteve uma maior evolução na variável Vaivém.
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Assim, neste relatório são relatadas as minhas expetativas iniciais, dificuldades, dúvidas, assim como as estratégias e soluções utilizadas. Este documento está dividido em dois capítulos. O primeiro diz respeito à componente pedagógica e contempla o enquadramento institucional, as tarefas de estágio de ensino-aprendizagem (unidades didáticas, planos de aula e a prática de ensino supervisionada), as tarefas de estágio de relação escola-meio, que abrangem o estudo de turma e as atividades da escola, denominadas de Atividades Internas - "A Vida da Escola" e por último uma descrição sumária do estágio. O segundo capítulo comporta um estudo à evolução dos índices de AptF, tendo em conta um protocolo de exercícios do programa de treino "Fica em Forma". O estudo foi efetuado aos alunos do Ano/Turma 10ºA, 10º B, 11ºA e 12ºB da EBSDLA. Participaram neste estudo n= 48 sujeitos, divididos em Grupo Controlo (27) e o Grupo Experimental (21), sendo este ultimo submetido ao programa de treino "Fica em Forma". Para se proceder a avaliação dos índices de AptF dos alunos, foi usada a bateria de testes do Fitnessgram. Posteriormente, os dados foram analisados recorrendo à estatística descritiva, utilizando-se para tal o programa IBM SPSS Statistics 20.0. Averiguamos que o programa "Fica em Forma", implementado ao Grupo Experimental não é fundamental para que o aluno passe da Zona Precise Melhorar para a Zona Saudável de Aptidão Física. Contudo, o programa implementado melhora o índice de AptF na variável EB. Os alunos do sexo feminino obtiveram melhores resultados na variável Abd e na variável EB, tendo em conta ao número de sujeitos que passaram para a Zona Saudável de Aptidão Física. O sexo masculino obteve uma maior evolução na variável Vaivém.This document appears with the aim of reporting my experience as a teacher trainee during the school year 2014/2015. The teaching practice arises in the context of completion of the 2nd Cycle in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. The Teacher Training is a fundamental process for the formation of future teachers as it is a form of adaptation to the reality of teaching. It's a different learning stage, where we spent learning theories for the application of these, or is put into practice everything that was theoretically acquired. Yet it is the teaching that arise doubts, the fears and the importance of the command sense. So, in this report are reported my initial expectations, difficulties, doubts, as well as the strategies and solutions used. This document is divided into two chapters. The first concerns the educational component and includes the institutional framework, the teaching-learning stage tasks (teaching units, lesson plans and supervised teaching practice), the stage tasks of school-middle, covering the study class and school activities, called Internal Activities - "Life School" and finally a brief descrition of the stage. The second chapter includes a study of the evolution of AptF rates, taking into account a training program of exercise protocol "Fica em Forma". The study was carried out to the students of Year / Class 10a, 10b, 11a and 12b of EBSDLA. The sample consisted of n = 48 subjects, divided into control group (27 subjects) and the experimental group (21 subjects), the latter being subjected to the training program "Stay in Shape". To carry out assessment of AptF rates of students, it used the battery Fitnessgram tests. Subsequently, data were analyzed using descriptive statistics, using for this the IBM SPSS 20.0 program. We ascertained that the program "Fica em Forma", implemented the experimental group is not essential for the student to pass the Need Improvement Zone for Healthy Zone Physical Fitness. However, the implemented program improves AptF rate in EB variable. The female student did better in Abd variable and EB variable, considering the number of subjects who were switched to the Healthy Zone Physical Fitness. The male obtained a further evolution in the variable Shuttle Run.2016-07-21T11:10:26Z2016-07-21T00:00:00Z2016-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6256porGouveia, Cláudio Daniel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:29Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:36.658741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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