A biblioteca escolar como comunidade colaborativa : um contributo para o desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Carla Manuela Henriques Roque
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5312
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.
id RCAP_923e88af3be48358db80f44af155d022
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A biblioteca escolar como comunidade colaborativa : um contributo para o desenvolvimento profissional docenteBiblioteca escolarTrabalho colaborativoFormação de professoresDesenvolvimento profissionalSchool libraryCollaborative workTeacher trainingProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.Este trabalho de investigação desenvolveu-se ao longo do ano letivo 2013.2014, num agrupamento de escolas e contou com a colaboração de três professoras. A investigação focou a abordagem às conceções que as participantes no estudo detêm sobre trabalho colaborativo, biblioteca escolar e desenvolvimento profissional. Este propósito levou-nos a apostar num projeto de formação, sustentado pela investigação-ação, assente na reflexão sobre a prática, como estratégia de formação das participantes neste estudo, procurando ultrapassar a tradicional dicotomia entre teoria e prática, com base em quadros teóricos de referência nas áreas da Biblioteca Escolar, Trabalho Colaborativo, Formação e Desenvolvimento Profissional. Colocámos assim as seguintes questões investigativas: 1. Quais as conceções que as participantes no estudo detêm sobre trabalho colaborativo? 2. Que conceções possuem as participantes no estudo sobre o papel da biblioteca escolar enquanto comunidade colaborativa? 3. De que modo o trabalho colaborativo, os processos formativos e a prática reflexiva influenciam o desenvolvimento profissional das participantes neste estudo? A metodologia de investigação foi essencialmente qualitativa, combinando investigação-ação e estudo de caso, recolhendo dados das professoras e dos alunos, respetivamente, registados em áudio durante o programa de formação e também em notas de campo, memorandos e em questionários aplicados às participantes e aos alunos envolvidos no nosso estudo, após as sessões de formação. Foi possível registar o entusiasmo das professoras no processo de investigação-ação-formação, verificando-se no final desta investigação, alguma coerência global entre as conceções definidas pelas participantes e as respetivas práticas. Percecionamos que a investigação-ação-formação, desenvolvida em contexto colaborativo na biblioteca escolar, determinou mudanças nas práticas das professoras participantes e conduziu à construção de um percurso e de um referente teórico que permitiram uma atitude investigativa e reflexiva condutora de mudanças pedagógicas e de crescimento pessoal e profissional, o que sublinha o contributo da presente investigação-ação-formação no desenvolvimento profissional das participantes.This research work has been developed throughout the school year 2013.2014, in a school cluster and with the collaboration of three teachers. The research focused on the approach to the conceptions that the participants in the study hold on collaborative work, school library and professional development. This purpose has led us to invest in a teacher training project, supported by action- research, based on reflection over practice as a strategy for the training of participants in this study, trying to overcome the traditional dichotomy between theory and practice, based on theoretical reference frameworks in the areas of School Library, Collaborative Work, Teacher Training and Professional Development. We have placed the following research questions: 1. What are the conceptions that the participants in the study have about collaborative work? 2. What conceptions have the participants in the study on the role of the school library as a collaborative community? 3. In what way do collaborative work, formative processes and a reflective practice influence the professional development of the participants in this study? The research methodology was essentially qualitative, combining action research and case study, collecting data from teachers and students, respectively, recorded in audio during the teacher training program and also in field notes, memos and questionnaires to participants and students involved in our study after the teacher training sessions. It was possible to register the enthusiasm of teachers in the action-research-teacher training process, checking at the end of this investigation, some overall coherence between the conceptions defined by the participants and their respective practices. We have perceived that the research-action-teacher training, developed in a collaborative environment in the school library, has determined changes in the practices of the participant teachers and led to the construction of a route and a theoretical reference that allowed an investigative and reflective attitude conductive of pedagogical changes, personal and professional growth, underlining the contribution of this action- research-teacher training in the participants professional development.Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco PrataRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoNunes, Carla Manuela Henriques Roque2016-06-28T15:21:20Z2016-04-282016-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5312TID:201204207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:16Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:04.750758Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca escolar como comunidade colaborativa : um contributo para o desenvolvimento profissional docente
title A biblioteca escolar como comunidade colaborativa : um contributo para o desenvolvimento profissional docente
spellingShingle A biblioteca escolar como comunidade colaborativa : um contributo para o desenvolvimento profissional docente
Nunes, Carla Manuela Henriques Roque
Biblioteca escolar
Trabalho colaborativo
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
School library
Collaborative work
Teacher training
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A biblioteca escolar como comunidade colaborativa : um contributo para o desenvolvimento profissional docente
title_full A biblioteca escolar como comunidade colaborativa : um contributo para o desenvolvimento profissional docente
title_fullStr A biblioteca escolar como comunidade colaborativa : um contributo para o desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed A biblioteca escolar como comunidade colaborativa : um contributo para o desenvolvimento profissional docente
title_sort A biblioteca escolar como comunidade colaborativa : um contributo para o desenvolvimento profissional docente
author Nunes, Carla Manuela Henriques Roque
author_facet Nunes, Carla Manuela Henriques Roque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abrantes, Maria Manuela Cravo Branco Prata
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Carla Manuela Henriques Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Trabalho colaborativo
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
School library
Collaborative work
Teacher training
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Biblioteca escolar
Trabalho colaborativo
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
School library
Collaborative work
Teacher training
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Supervisão e Avaliação Escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-28T15:21:20Z
2016-04-28
2016-04-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5312
TID:201204207
url http://hdl.handle.net/10400.11/5312
identifier_str_mv TID:201204207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130820873551872