Análise exploratória da pegada digital dos turistas para a identificação de padrões espaciais e temporais em destinos urbanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/38982 |
Resumo: | No presente trabalho, utilizaram-se as fotos georreferenciadas dos visitantes da cidade de Lisboa, partilhadas na rede ‘Panoramio’ entre 2007 e 2014, como proxy para analisar a distribuição espacial e temporal dos mesmos dentro da cidade. O conjunto total de dados (> 75.000 fotografias) foi segmentado em visitantes e locais, com base nas marcas temporais, resultando numa amostra de 17.604 fotos tiradas por > 5.000 utilizadores. A evidência empírica sugere que a distribuição espacial dos visitantes não é homogénea. Complementarmente, avaliamos a relação espacial entre o padrão observado (a aglomeração geográfica de visitantes) e um conjunto de 24 variáveis associadas à oferta turística da cidade. Através da análise de regressão linear múltipla, verificou-se que são os ‘Monumentos de interesse público’, os elementos que apresentam maior atratividade e, apurou-se, considerando os fatores explicativos selecionados, que existem áreas do centro histórico, cujo potencial turístico está subestimado. |
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Análise exploratória da pegada digital dos turistas para a identificação de padrões espaciais e temporais em destinos urbanosGeotagged fotosTurismo urbanoRedes sociaisBig DataAnálise espaciotemporalNo presente trabalho, utilizaram-se as fotos georreferenciadas dos visitantes da cidade de Lisboa, partilhadas na rede ‘Panoramio’ entre 2007 e 2014, como proxy para analisar a distribuição espacial e temporal dos mesmos dentro da cidade. O conjunto total de dados (> 75.000 fotografias) foi segmentado em visitantes e locais, com base nas marcas temporais, resultando numa amostra de 17.604 fotos tiradas por > 5.000 utilizadores. A evidência empírica sugere que a distribuição espacial dos visitantes não é homogénea. Complementarmente, avaliamos a relação espacial entre o padrão observado (a aglomeração geográfica de visitantes) e um conjunto de 24 variáveis associadas à oferta turística da cidade. Através da análise de regressão linear múltipla, verificou-se que são os ‘Monumentos de interesse público’, os elementos que apresentam maior atratividade e, apurou-se, considerando os fatores explicativos selecionados, que existem áreas do centro histórico, cujo potencial turístico está subestimado.En este artículo se utilizaron las fotos georreferenciadas, compartidas por usuarios de la red “Panoramio” entre 2007 y 2014, como un proxy para analizar la distribución espacial y temporal de los visitantes, en la ciudad de Lisboa. El conjunto total de datos (> 75.000 fotografías) fue segmentado en turistas y locales, con base en las marcas temporales, resultando una muestra de 17.604 fotos tomadas por > 5.000 usuarios. La evidencia empírica sugiere que la distribución espacial de los visitantes no es homogénea. Además, exploramos la relación espacial entre el patrón observado (la aglomeración geográfica de visitantes) y un conjunto de 24 variables asociadas a la oferta turística de la ciudad. A través del análisis de regresión lineal múltiple, se verificó que son los “monumentos de interés público”, los elementos que presentan mayor atractivo, considerando los factores explicativos seleccionados, y que existen áreas del centro histórico cuyo potencial turístico está subestimado.In this paper, we use online digital footprints (i.e., geotagged photos from ‘Panoramio’) of Lisbon’s visitors, between 2007 and 2014, as a sensitive proxy for exploring tourist spatiotemporal behavior within the city. We identify the visitors’ photos from the overall dataset (> 75,000 photos) by looking at photos’ timestamps, resulting in a sample of 17,604 photos from > 5,000 users. This empirical evidence suggests that the spatial distribution of visitors is not homogenous. Then, we assess the spatial relation between the observed pattern (geographical agglomeration of visitors) and an initial set of 24 variables regarding city tourism offer. Findings from the multiple regression analysis, show that ‘Monuments of public interest’ are the elements with higher attractiveness. Furthermore, some areas located within the historic center appear underestimated, despite their significant tourism appeal considering the selected variables.Instituto Panamericano de Geografía e HistoriaRepositório da Universidade de LisboaEncalada, LuisRocha, JorgeFerreira, Carlos2019-07-08T14:48:26Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38982porEncalada, L., Rocha, J., & Ferreira, C. (2018). Análise exploratória da pegada digital dos turistas para a identificação de padrões espaciais e temporais em destinos urbanos. Revista Cartográfica, (97), p. 17-35. ISSN: 0080-20850080-2085info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:37:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:45.326917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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