Análise exploratória da pegada digital dos turistas para a identificação de padrões espaciais e temporais em destinos urbanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Encalada, Luis
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha, Jorge, Ferreira, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38982
Resumo: No presente trabalho, utilizaram-se as fotos georreferenciadas dos visitantes da cidade de Lisboa, partilhadas na rede ‘Panoramio’ entre 2007 e 2014, como proxy para analisar a distribuição espacial e temporal dos mesmos dentro da cidade. O conjunto total de dados (> 75.000 fotografias) foi segmentado em visitantes e locais, com base nas marcas temporais, resultando numa amostra de 17.604 fotos tiradas por > 5.000 utilizadores. A evidência empírica sugere que a distribuição espacial dos visitantes não é homogénea. Complementarmente, avaliamos a relação espacial entre o padrão observado (a aglomeração geográfica de visitantes) e um conjunto de 24 variáveis associadas à oferta turística da cidade. Através da análise de regressão linear múltipla, verificou-se que são os ‘Monumentos de interesse público’, os elementos que apresentam maior atratividade e, apurou-se, considerando os fatores explicativos selecionados, que existem áreas do centro histórico, cujo potencial turístico está subestimado.
id RCAP_92526cb6c7bb631c0c2042bd1e644e9e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/38982
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise exploratória da pegada digital dos turistas para a identificação de padrões espaciais e temporais em destinos urbanosGeotagged fotosTurismo urbanoRedes sociaisBig DataAnálise espaciotemporalNo presente trabalho, utilizaram-se as fotos georreferenciadas dos visitantes da cidade de Lisboa, partilhadas na rede ‘Panoramio’ entre 2007 e 2014, como proxy para analisar a distribuição espacial e temporal dos mesmos dentro da cidade. O conjunto total de dados (> 75.000 fotografias) foi segmentado em visitantes e locais, com base nas marcas temporais, resultando numa amostra de 17.604 fotos tiradas por > 5.000 utilizadores. A evidência empírica sugere que a distribuição espacial dos visitantes não é homogénea. Complementarmente, avaliamos a relação espacial entre o padrão observado (a aglomeração geográfica de visitantes) e um conjunto de 24 variáveis associadas à oferta turística da cidade. Através da análise de regressão linear múltipla, verificou-se que são os ‘Monumentos de interesse público’, os elementos que apresentam maior atratividade e, apurou-se, considerando os fatores explicativos selecionados, que existem áreas do centro histórico, cujo potencial turístico está subestimado.En este artículo se utilizaron las fotos georreferenciadas, compartidas por usuarios de la red “Panoramio” entre 2007 y 2014, como un proxy para analizar la distribución espacial y temporal de los visitantes, en la ciudad de Lisboa. El conjunto total de datos (> 75.000 fotografías) fue segmentado en turistas y locales, con base en las marcas temporales, resultando una muestra de 17.604 fotos tomadas por > 5.000 usuarios. La evidencia empírica sugiere que la distribución espacial de los visitantes no es homogénea. Además, exploramos la relación espacial entre el patrón observado (la aglomeración geográfica de visitantes) y un conjunto de 24 variables asociadas a la oferta turística de la ciudad. A través del análisis de regresión lineal múltiple, se verificó que son los “monumentos de interés público”, los elementos que presentan mayor atractivo, considerando los factores explicativos seleccionados, y que existen áreas del centro histórico cuyo potencial turístico está subestimado.In this paper, we use online digital footprints (i.e., geotagged photos from ‘Panoramio’) of Lisbon’s visitors, between 2007 and 2014, as a sensitive proxy for exploring tourist spatiotemporal behavior within the city. We identify the visitors’ photos from the overall dataset (> 75,000 photos) by looking at photos’ timestamps, resulting in a sample of 17,604 photos from > 5,000 users. This empirical evidence suggests that the spatial distribution of visitors is not homogenous. Then, we assess the spatial relation between the observed pattern (geographical agglomeration of visitors) and an initial set of 24 variables regarding city tourism offer. Findings from the multiple regression analysis, show that ‘Monuments of public interest’ are the elements with higher attractiveness. Furthermore, some areas located within the historic center appear underestimated, despite their significant tourism appeal considering the selected variables.Instituto Panamericano de Geografía e HistoriaRepositório da Universidade de LisboaEncalada, LuisRocha, JorgeFerreira, Carlos2019-07-08T14:48:26Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38982porEncalada, L., Rocha, J., & Ferreira, C. (2018). Análise exploratória da pegada digital dos turistas para a identificação de padrões espaciais e temporais em destinos urbanos. Revista Cartográfica, (97), p. 17-35. ISSN: 0080-20850080-2085info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:37:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38982Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:45.326917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise exploratória da pegada digital dos turistas para a identificação de padrões espaciais e temporais em destinos urbanos
title Análise exploratória da pegada digital dos turistas para a identificação de padrões espaciais e temporais em destinos urbanos
spellingShingle Análise exploratória da pegada digital dos turistas para a identificação de padrões espaciais e temporais em destinos urbanos
Encalada, Luis
Geotagged fotos
Turismo urbano
Redes sociais
Big Data
Análise espaciotemporal
title_short Análise exploratória da pegada digital dos turistas para a identificação de padrões espaciais e temporais em destinos urbanos
title_full Análise exploratória da pegada digital dos turistas para a identificação de padrões espaciais e temporais em destinos urbanos
title_fullStr Análise exploratória da pegada digital dos turistas para a identificação de padrões espaciais e temporais em destinos urbanos
title_full_unstemmed Análise exploratória da pegada digital dos turistas para a identificação de padrões espaciais e temporais em destinos urbanos
title_sort Análise exploratória da pegada digital dos turistas para a identificação de padrões espaciais e temporais em destinos urbanos
author Encalada, Luis
author_facet Encalada, Luis
Rocha, Jorge
Ferreira, Carlos
author_role author
author2 Rocha, Jorge
Ferreira, Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Encalada, Luis
Rocha, Jorge
Ferreira, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Geotagged fotos
Turismo urbano
Redes sociais
Big Data
Análise espaciotemporal
topic Geotagged fotos
Turismo urbano
Redes sociais
Big Data
Análise espaciotemporal
description No presente trabalho, utilizaram-se as fotos georreferenciadas dos visitantes da cidade de Lisboa, partilhadas na rede ‘Panoramio’ entre 2007 e 2014, como proxy para analisar a distribuição espacial e temporal dos mesmos dentro da cidade. O conjunto total de dados (> 75.000 fotografias) foi segmentado em visitantes e locais, com base nas marcas temporais, resultando numa amostra de 17.604 fotos tiradas por > 5.000 utilizadores. A evidência empírica sugere que a distribuição espacial dos visitantes não é homogénea. Complementarmente, avaliamos a relação espacial entre o padrão observado (a aglomeração geográfica de visitantes) e um conjunto de 24 variáveis associadas à oferta turística da cidade. Através da análise de regressão linear múltipla, verificou-se que são os ‘Monumentos de interesse público’, os elementos que apresentam maior atratividade e, apurou-se, considerando os fatores explicativos selecionados, que existem áreas do centro histórico, cujo potencial turístico está subestimado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-07-08T14:48:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/38982
url http://hdl.handle.net/10451/38982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encalada, L., Rocha, J., & Ferreira, C. (2018). Análise exploratória da pegada digital dos turistas para a identificação de padrões espaciais e temporais em destinos urbanos. Revista Cartográfica, (97), p. 17-35. ISSN: 0080-2085
0080-2085
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Panamericano de Geografía e Historia
publisher.none.fl_str_mv Instituto Panamericano de Geografía e Historia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134464555614208