Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Isabel Cristina Freitas Bastos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18109
Resumo: A visibilidade e o consumo de Suplementos Alimentares em Portugal, incluindo os produtos para o controlo e perda de peso, tem sido crescente. O objetivo desta investigação é aumentar o conhecimento sobre o comportamento do consumidor Português destes produtos estudando como os fatores sociocognitivos, as motivações, as fontes de informação e/ou aconselhamento e a adoção de um comportamento saudável influenciam a utilização de suplementação para controlo e perda de peso. A investigação foi realizada utilizando-se a metodologia quantitativa e teve por base a Teoria do Comportamento Planeado de Ajzen, com inclusão do fator influência informativa nos fatores sociocognitivos preditores da intenção comportamental. Pretende-se que este estudo contribuir para aumentar o conhecimento sobre os fatores relacionados com o consumo desta categoria de suplementação alimentar fornecendo importantes dados para as empresas e entidades ligadas a este setor.
id RCAP_9259be4650ed2070189fd04f15041aad
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18109
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de pesoComportamento do consumidorSuplementos alimentaresTeoria do comportamento planeadoFatores sociocognitivosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA visibilidade e o consumo de Suplementos Alimentares em Portugal, incluindo os produtos para o controlo e perda de peso, tem sido crescente. O objetivo desta investigação é aumentar o conhecimento sobre o comportamento do consumidor Português destes produtos estudando como os fatores sociocognitivos, as motivações, as fontes de informação e/ou aconselhamento e a adoção de um comportamento saudável influenciam a utilização de suplementação para controlo e perda de peso. A investigação foi realizada utilizando-se a metodologia quantitativa e teve por base a Teoria do Comportamento Planeado de Ajzen, com inclusão do fator influência informativa nos fatores sociocognitivos preditores da intenção comportamental. Pretende-se que este estudo contribuir para aumentar o conhecimento sobre os fatores relacionados com o consumo desta categoria de suplementação alimentar fornecendo importantes dados para as empresas e entidades ligadas a este setor.Ferreira, MafaldaRepositório ComumLima, Isabel Cristina Freitas Bastos2017-03-22T16:36:05Z2016-09-14T00:00:00Z2016-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18109201657066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:00.333815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso
title Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso
spellingShingle Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso
Lima, Isabel Cristina Freitas Bastos
Comportamento do consumidor
Suplementos alimentares
Teoria do comportamento planeado
Fatores sociocognitivos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso
title_full Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso
title_fullStr Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso
title_full_unstemmed Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso
title_sort Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso
author Lima, Isabel Cristina Freitas Bastos
author_facet Lima, Isabel Cristina Freitas Bastos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Mafalda
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Isabel Cristina Freitas Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Suplementos alimentares
Teoria do comportamento planeado
Fatores sociocognitivos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comportamento do consumidor
Suplementos alimentares
Teoria do comportamento planeado
Fatores sociocognitivos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description A visibilidade e o consumo de Suplementos Alimentares em Portugal, incluindo os produtos para o controlo e perda de peso, tem sido crescente. O objetivo desta investigação é aumentar o conhecimento sobre o comportamento do consumidor Português destes produtos estudando como os fatores sociocognitivos, as motivações, as fontes de informação e/ou aconselhamento e a adoção de um comportamento saudável influenciam a utilização de suplementação para controlo e perda de peso. A investigação foi realizada utilizando-se a metodologia quantitativa e teve por base a Teoria do Comportamento Planeado de Ajzen, com inclusão do fator influência informativa nos fatores sociocognitivos preditores da intenção comportamental. Pretende-se que este estudo contribuir para aumentar o conhecimento sobre os fatores relacionados com o consumo desta categoria de suplementação alimentar fornecendo importantes dados para as empresas e entidades ligadas a este setor.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-14T00:00:00Z
2016-09-14T00:00:00Z
2017-03-22T16:36:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18109
201657066
url http://hdl.handle.net/10400.26/18109
identifier_str_mv 201657066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130006681550848