Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18109 |
Resumo: | A visibilidade e o consumo de Suplementos Alimentares em Portugal, incluindo os produtos para o controlo e perda de peso, tem sido crescente. O objetivo desta investigação é aumentar o conhecimento sobre o comportamento do consumidor Português destes produtos estudando como os fatores sociocognitivos, as motivações, as fontes de informação e/ou aconselhamento e a adoção de um comportamento saudável influenciam a utilização de suplementação para controlo e perda de peso. A investigação foi realizada utilizando-se a metodologia quantitativa e teve por base a Teoria do Comportamento Planeado de Ajzen, com inclusão do fator influência informativa nos fatores sociocognitivos preditores da intenção comportamental. Pretende-se que este estudo contribuir para aumentar o conhecimento sobre os fatores relacionados com o consumo desta categoria de suplementação alimentar fornecendo importantes dados para as empresas e entidades ligadas a este setor. |
id |
RCAP_9259be4650ed2070189fd04f15041aad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18109 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de pesoComportamento do consumidorSuplementos alimentaresTeoria do comportamento planeadoFatores sociocognitivosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA visibilidade e o consumo de Suplementos Alimentares em Portugal, incluindo os produtos para o controlo e perda de peso, tem sido crescente. O objetivo desta investigação é aumentar o conhecimento sobre o comportamento do consumidor Português destes produtos estudando como os fatores sociocognitivos, as motivações, as fontes de informação e/ou aconselhamento e a adoção de um comportamento saudável influenciam a utilização de suplementação para controlo e perda de peso. A investigação foi realizada utilizando-se a metodologia quantitativa e teve por base a Teoria do Comportamento Planeado de Ajzen, com inclusão do fator influência informativa nos fatores sociocognitivos preditores da intenção comportamental. Pretende-se que este estudo contribuir para aumentar o conhecimento sobre os fatores relacionados com o consumo desta categoria de suplementação alimentar fornecendo importantes dados para as empresas e entidades ligadas a este setor.Ferreira, MafaldaRepositório ComumLima, Isabel Cristina Freitas Bastos2017-03-22T16:36:05Z2016-09-14T00:00:00Z2016-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18109201657066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:00.333815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso |
title |
Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso |
spellingShingle |
Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso Lima, Isabel Cristina Freitas Bastos Comportamento do consumidor Suplementos alimentares Teoria do comportamento planeado Fatores sociocognitivos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso |
title_full |
Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso |
title_fullStr |
Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso |
title_full_unstemmed |
Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso |
title_sort |
Comportamento dos consumidores de suplementos alimentares: a influência de fatores sociocognitivos e motivacionais no comportamento dos consumidores portugueses de suplementos alimentares para controlo e perda de peso |
author |
Lima, Isabel Cristina Freitas Bastos |
author_facet |
Lima, Isabel Cristina Freitas Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Mafalda Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Isabel Cristina Freitas Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Suplementos alimentares Teoria do comportamento planeado Fatores sociocognitivos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Comportamento do consumidor Suplementos alimentares Teoria do comportamento planeado Fatores sociocognitivos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
A visibilidade e o consumo de Suplementos Alimentares em Portugal, incluindo os produtos para o controlo e perda de peso, tem sido crescente. O objetivo desta investigação é aumentar o conhecimento sobre o comportamento do consumidor Português destes produtos estudando como os fatores sociocognitivos, as motivações, as fontes de informação e/ou aconselhamento e a adoção de um comportamento saudável influenciam a utilização de suplementação para controlo e perda de peso. A investigação foi realizada utilizando-se a metodologia quantitativa e teve por base a Teoria do Comportamento Planeado de Ajzen, com inclusão do fator influência informativa nos fatores sociocognitivos preditores da intenção comportamental. Pretende-se que este estudo contribuir para aumentar o conhecimento sobre os fatores relacionados com o consumo desta categoria de suplementação alimentar fornecendo importantes dados para as empresas e entidades ligadas a este setor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-14T00:00:00Z 2016-09-14T00:00:00Z 2017-03-22T16:36:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18109 201657066 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18109 |
identifier_str_mv |
201657066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130006681550848 |