Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/6587 |
Resumo: | O presente estudo pretende caracterizar e diferenciar os jovens provocadores e vítimas nas escolas portuguesas. Numa amostra representativa da população escolar nacional do 6.º, 8.º e 10.º ano de escolaridade (n=6903), analisaram-se os comportamentos de bullying/provocação em contexto escolar, através do questionário «Comportamento e Saúde em Jovens em Idade Escolar» – versão portuguesa do questionário internacional de 1998, da rede Health Behaviour in School-aged Children (HBSC), apoiada pela Organização Mundial de Saúde. Os resultados são consistentes com os de outros estudos sobre a diferença entre sexos, idades e anos de escolaridade – os rapazes, os mais novos e os de anos de escolaridade mais baixos estão mais envolvidos no bullying. Confirmam-se as características, referidas também na literatura existente, dos provocadores (afastamento em relação à família e à escola, bom relacionamento com os pares, consumo de substâncias e exibição de sintomas físicos e psicológicos e depressão), das vítimas (afastamento em relação à escola, problemas no relacionamento com |
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Bullying – A provocação/vitimação entre pares no contexto escolar portuguêsBullyingProvocadoresVítimasEscolaParesAdolescentesVictimsBulliesSchoolPeersAdolescentsO presente estudo pretende caracterizar e diferenciar os jovens provocadores e vítimas nas escolas portuguesas. Numa amostra representativa da população escolar nacional do 6.º, 8.º e 10.º ano de escolaridade (n=6903), analisaram-se os comportamentos de bullying/provocação em contexto escolar, através do questionário «Comportamento e Saúde em Jovens em Idade Escolar» – versão portuguesa do questionário internacional de 1998, da rede Health Behaviour in School-aged Children (HBSC), apoiada pela Organização Mundial de Saúde. Os resultados são consistentes com os de outros estudos sobre a diferença entre sexos, idades e anos de escolaridade – os rapazes, os mais novos e os de anos de escolaridade mais baixos estão mais envolvidos no bullying. Confirmam-se as características, referidas também na literatura existente, dos provocadores (afastamento em relação à família e à escola, bom relacionamento com os pares, consumo de substâncias e exibição de sintomas físicos e psicológicos e depressão), das vítimas (afastamento em relação à escola, problemas no relacionamento comABSTRACT: The present study has been achieved in order to characterize and to show the difference between young bullies and their victims in Portuguese schools. It is an analysis on a representative sample of the national scholar population from the 6th, 8th and 10th grades (n=6903), of bullying behaviours in school environment, using the questionnaire on «Health Behaviour in School-aged Children» – Portuguese version from the 1998 international survey Health Behaviour in Schoolaged Children (HBSC), under the auspices of the World Health Organization. The results confirm other studies, taking in account the differences between sex, age and scholarship. The younger boys and those with lower scholarship are more involved in bullying. As referred in existing literature, we confirmed the characteristics of bullies (disconnection from family and school, good relationships with peers, substance use and physical and psychological symptoms and depression), their victims (disconnection from school, problems in relationships with peers and physical and psychological symptoms and depression) and of the provocative victims (disconnection from family and school, problems in relationships with peers and physical and psychological symptoms and depression). The causes for bullying behaviours (sex, age, violence outside school, attitude toward school, physical and psychological symptoms, alcohol and tobacco use and socio-economic status) and victimization (sex, age, violence outside school, peer relations, depression and physical and psychological symptoms, family relations, attitude toward school and socio-economic status) are described.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPACarvalhosa, Susana Fonseca deLima, Luísa NobreMatos, Margarida Gaspar de2018-09-07T14:31:14Z2001-01-01T00:00:00Z2001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6587porAnálise Psicológica, XIX(4), 523-537info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:18Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:25.964121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo pretende caracterizar e diferenciar os jovens provocadores e vítimas nas escolas portuguesas. Numa amostra representativa da população escolar nacional do 6.º, 8.º e 10.º ano de escolaridade (n=6903), analisaram-se os comportamentos de bullying/provocação em contexto escolar, através do questionário «Comportamento e Saúde em Jovens em Idade Escolar» – versão portuguesa do questionário internacional de 1998, da rede Health Behaviour in School-aged Children (HBSC), apoiada pela Organização Mundial de Saúde. Os resultados são consistentes com os de outros estudos sobre a diferença entre sexos, idades e anos de escolaridade – os rapazes, os mais novos e os de anos de escolaridade mais baixos estão mais envolvidos no bullying. Confirmam-se as características, referidas também na literatura existente, dos provocadores (afastamento em relação à família e à escola, bom relacionamento com os pares, consumo de substâncias e exibição de sintomas físicos e psicológicos e depressão), das vítimas (afastamento em relação à escola, problemas no relacionamento com |
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