Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24070 |
Resumo: | Este artigo foca a problemática da transversalidade entre a Geometria e a Arte. Apresenta e discute caso de Martim, um aluno de uma turma do 2.º ano em que foi realizada a investigação que suporta este artigo. A análise dos dados sobre apreciação estética mostra o seu gosto em observar atentamente as obras de arte e em comunicar o que pensa sobre elas, identificando alguns elementos geométricos. Martim evidencia, ainda, o gostar de realizar produções artísticas e descreve-as usando vocabulário diversificado, em particular, termos geométricos específicos. |
id |
RCAP_9278611e100880081b5d4f1b8048f034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24070 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridadeAprendizagem da geometriaVisualização espacialEducação pela arteExperiência estéticaProdução artísticaGeometry learningSpatial visualizationEducation through artAesthetic experienceArtistic productionEste artigo foca a problemática da transversalidade entre a Geometria e a Arte. Apresenta e discute caso de Martim, um aluno de uma turma do 2.º ano em que foi realizada a investigação que suporta este artigo. A análise dos dados sobre apreciação estética mostra o seu gosto em observar atentamente as obras de arte e em comunicar o que pensa sobre elas, identificando alguns elementos geométricos. Martim evidencia, ainda, o gostar de realizar produções artísticas e descreve-as usando vocabulário diversificado, em particular, termos geométricos específicos.This paper focuses on the transversality between Geometry and Art. It presents and discusses the case of Martim, a student of a 2nd year class in which the investigation that supports this article was carried out. The data analysis on aesthetic appreciation shows his interest in closely observing the works of art and in communicating what he thinks about them, identifying some geometrical elements. He also shows enjoyment of performing artistic productions and describes them using diversified vocabulary, in particular, specific geometric terms.Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de EducaçãoRepositório ComumSobral, SuseMendes, FátimaFialho, Filipe2018-09-06T10:39:19Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24070porSobral, S., Mendes, F., & Fialho, F. (2018). Geometria e arte numa turma do 2º ano de escolaridade. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6(1), 80-100.1647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:30Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:16.170957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade |
title |
Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade Sobral, Suse Aprendizagem da geometria Visualização espacial Educação pela arte Experiência estética Produção artística Geometry learning Spatial visualization Education through art Aesthetic experience Artistic production |
title_short |
Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade |
title_full |
Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade |
title_sort |
Geometria e arte numa turma de 2º ano de escolaridade |
author |
Sobral, Suse |
author_facet |
Sobral, Suse Mendes, Fátima Fialho, Filipe |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Fátima Fialho, Filipe |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral, Suse Mendes, Fátima Fialho, Filipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem da geometria Visualização espacial Educação pela arte Experiência estética Produção artística Geometry learning Spatial visualization Education through art Aesthetic experience Artistic production |
topic |
Aprendizagem da geometria Visualização espacial Educação pela arte Experiência estética Produção artística Geometry learning Spatial visualization Education through art Aesthetic experience Artistic production |
description |
Este artigo foca a problemática da transversalidade entre a Geometria e a Arte. Apresenta e discute caso de Martim, um aluno de uma turma do 2.º ano em que foi realizada a investigação que suporta este artigo. A análise dos dados sobre apreciação estética mostra o seu gosto em observar atentamente as obras de arte e em comunicar o que pensa sobre elas, identificando alguns elementos geométricos. Martim evidencia, ainda, o gostar de realizar produções artísticas e descreve-as usando vocabulário diversificado, em particular, termos geométricos específicos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-06T10:39:19Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/24070 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/24070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sobral, S., Mendes, F., & Fialho, F. (2018). Geometria e arte numa turma do 2º ano de escolaridade. Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 6(1), 80-100. 1647-3078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135368553955328 |