Motivações, trajectórias e avaliação de cursos profissionais de nível IV: Estudo de caso de uma escola profissional da Área Metropolitana de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Fernando Manuel da Conceição
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5481
Resumo: O ensino profissional tem vindo a assumir em Portugal um papel cada vez maior. A importância crescente deste tipo de ensino levou a que se realizasse este estudo de caso numa escola profissional na Área Metropolitana de Lisboa, tendo como objectivo central analisar o percurso escolar dos alunos, nos três anos de escolaridade do curso, as suas motivações e expectativas em relação à escola e ao ensino ministrado. Para o efeito foi estruturado e lançado um inquérito por questionário às turmas de quatro dos cursos profissionais, existentes na escola estudada. Os cursos escolhidos eram os únicos que possuíam, à data do estudo, alunos nos três anos de escolaridade. As reprovações anteriores ao ensino profissional, comuns à maior parte dos alunos inquiridos, bem como a quantidade de módulos que afirmam ter em atraso, não são impedimento à sua continuação em estudar. A análise dos resultados finais de fim de ano lectivo (que inclui o universo dos alunos e não apenas os que responderam ao questionário) permite verificar que muitos alunos continuam com bastantes módulos em atraso, o que indicia que os alunos do ensino profissional desta escola sentem dificuldades no seu percurso académico. Tudo isto, no entanto, não obsta que estes alunos se mostrem motivados para a finalização dos seus cursos, talvez por sentirem que esta é a sua última oportunidade para obterem uma qualificação, que lhes possibilite uma eventual entrada no mercado de trabalho.
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