Motivações, trajectórias e avaliação de cursos profissionais de nível IV: Estudo de caso de uma escola profissional da Área Metropolitana de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/5481 |
Resumo: | O ensino profissional tem vindo a assumir em Portugal um papel cada vez maior. A importância crescente deste tipo de ensino levou a que se realizasse este estudo de caso numa escola profissional na Área Metropolitana de Lisboa, tendo como objectivo central analisar o percurso escolar dos alunos, nos três anos de escolaridade do curso, as suas motivações e expectativas em relação à escola e ao ensino ministrado. Para o efeito foi estruturado e lançado um inquérito por questionário às turmas de quatro dos cursos profissionais, existentes na escola estudada. Os cursos escolhidos eram os únicos que possuíam, à data do estudo, alunos nos três anos de escolaridade. As reprovações anteriores ao ensino profissional, comuns à maior parte dos alunos inquiridos, bem como a quantidade de módulos que afirmam ter em atraso, não são impedimento à sua continuação em estudar. A análise dos resultados finais de fim de ano lectivo (que inclui o universo dos alunos e não apenas os que responderam ao questionário) permite verificar que muitos alunos continuam com bastantes módulos em atraso, o que indicia que os alunos do ensino profissional desta escola sentem dificuldades no seu percurso académico. Tudo isto, no entanto, não obsta que estes alunos se mostrem motivados para a finalização dos seus cursos, talvez por sentirem que esta é a sua última oportunidade para obterem uma qualificação, que lhes possibilite uma eventual entrada no mercado de trabalho. |
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Motivações, trajectórias e avaliação de cursos profissionais de nível IV: Estudo de caso de uma escola profissional da Área Metropolitana de LisboaEnsino profissionalMotivaçãoExpectativasProfessional educationMotivationsExpectationsO ensino profissional tem vindo a assumir em Portugal um papel cada vez maior. A importância crescente deste tipo de ensino levou a que se realizasse este estudo de caso numa escola profissional na Área Metropolitana de Lisboa, tendo como objectivo central analisar o percurso escolar dos alunos, nos três anos de escolaridade do curso, as suas motivações e expectativas em relação à escola e ao ensino ministrado. Para o efeito foi estruturado e lançado um inquérito por questionário às turmas de quatro dos cursos profissionais, existentes na escola estudada. Os cursos escolhidos eram os únicos que possuíam, à data do estudo, alunos nos três anos de escolaridade. As reprovações anteriores ao ensino profissional, comuns à maior parte dos alunos inquiridos, bem como a quantidade de módulos que afirmam ter em atraso, não são impedimento à sua continuação em estudar. A análise dos resultados finais de fim de ano lectivo (que inclui o universo dos alunos e não apenas os que responderam ao questionário) permite verificar que muitos alunos continuam com bastantes módulos em atraso, o que indicia que os alunos do ensino profissional desta escola sentem dificuldades no seu percurso académico. Tudo isto, no entanto, não obsta que estes alunos se mostrem motivados para a finalização dos seus cursos, talvez por sentirem que esta é a sua última oportunidade para obterem uma qualificação, que lhes possibilite uma eventual entrada no mercado de trabalho.Vocational education is assuming an increase role in Portugal. The growing importance of this type of education has led us to this case study carried out in a vocational school at Lisbon Metropolitan Area. The main objective was to analyze the school career of the pupils in the three different years of schooling, in particular, their motivations and expectations about school and teaching. To this end it was structured and launched a survey to the four classes of vocational courses available at the school. The courses chosen were the ones that, at the time of the study, had students in the three grades. Most of the enquired students have an academic history of failures, including in the vocational education, where most of them claim to have modules of the courses in delay. Yet students show motivation to finish their attending courses. The analysis of the final records in the end of the school year (which includes the universe of students, not just those who answered the survey) shows that many students still have many modules in delay, which indicates that students of vocational education of this school feel difficulties in their academic career. Despite these records, the students are motivated to finish with success their courses, because perhaps they see this as their last opportunity to acquire proper skills to succeed in the labor market.2013-08-22T16:52:48Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5481porAugusto, Fernando Manuel da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:40:56Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:18:58.575255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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