Um congresso matemático no âmbito das isometrias: proposta de um estudo numa turma de 6º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Ana Filipa Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2542
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, referente ao último ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico. O respetivo documento agrega três partes fundamentais, a primeira relativa aos contextos onde foi desenvolvida a Prática de Ensino Supervisionada, a segunda refere-se ao trabalho de investigação focada num congresso matemático no âmbito das isometrias e a terceira parte diz respeito a uma reflexão global acerca do percurso realizado durante a PES. As isometrias inserem-se no domínio da Geometria e Medida que se encontra em todos os níveis de ensino, sendo que através deste domínio é essencial que os alunos conheçam o espaço que os rodeia, desenvolvendo a intuição e visualização espacial. Neste sentido, a geometria é fundamental para a compreensão do mundo que nos rodeia. É, por isso, importante propor aos alunos tarefas matemáticas de diversos contextos e que façam a conexão entre esta área e a vida real para que estes atribuam sentido à Matemática e adquiram a noção da sua importância e utilidade no mundo. Deste modo, com o presente estudo pretendia-se compreender o contributo de um congresso matemático na aprendizagem das isometrias, tendo sido formuladas as seguintes questões orientadoras: (1) Como se caracteriza o desempenho dos alunos na resolução das tarefas utilizadas no congresso matemático?; (2) Como se caracterizam as principais dificuldades dos alunos na resolução dessas tarefas?; (3) Como se caracteriza o envolvimento dos alunos ao longo da preparação e realização do congresso matemático?. Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa de carácter interpretativo no design de estudo de caso. Uma vez que devido à pandemia de COVID-19 não foi possível a recolha e análise de dados, fez-se assim um plano de como seria concretizada essa recolha e análise. Assim, a recolha de dados incidiria na turma onde seria realizada a intervenção, no entanto focar-se-ia em dois grupos-caso, previamente selecionados, e seria concretizada através de observações, registos, documentos, questionários, entrevistas e as produções dos alunos, em particular a resolução das tarefas do congresso. É de salientar que embora não tenha sido possível implementar o estudo, procurou-se ao longo do respetivo relatório discutir expectativas e refletir com base na intervenção didática planeada e na literatura.
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As isometrias inserem-se no domínio da Geometria e Medida que se encontra em todos os níveis de ensino, sendo que através deste domínio é essencial que os alunos conheçam o espaço que os rodeia, desenvolvendo a intuição e visualização espacial. Neste sentido, a geometria é fundamental para a compreensão do mundo que nos rodeia. É, por isso, importante propor aos alunos tarefas matemáticas de diversos contextos e que façam a conexão entre esta área e a vida real para que estes atribuam sentido à Matemática e adquiram a noção da sua importância e utilidade no mundo. Deste modo, com o presente estudo pretendia-se compreender o contributo de um congresso matemático na aprendizagem das isometrias, tendo sido formuladas as seguintes questões orientadoras: (1) Como se caracteriza o desempenho dos alunos na resolução das tarefas utilizadas no congresso matemático?; (2) Como se caracterizam as principais dificuldades dos alunos na resolução dessas tarefas?; (3) Como se caracteriza o envolvimento dos alunos ao longo da preparação e realização do congresso matemático?. Optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa de carácter interpretativo no design de estudo de caso. Uma vez que devido à pandemia de COVID-19 não foi possível a recolha e análise de dados, fez-se assim um plano de como seria concretizada essa recolha e análise. Assim, a recolha de dados incidiria na turma onde seria realizada a intervenção, no entanto focar-se-ia em dois grupos-caso, previamente selecionados, e seria concretizada através de observações, registos, documentos, questionários, entrevistas e as produções dos alunos, em particular a resolução das tarefas do congresso. É de salientar que embora não tenha sido possível implementar o estudo, procurou-se ao longo do respetivo relatório discutir expectativas e refletir com base na intervenção didática planeada e na literatura.This report falls within the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit, referring to the last year of the Masters in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education. The respective document combines three fundamental parts, the first relating to the contexts where the Supervised Teaching Practice was developed, the second refers to the research work focused on a mathematical congress within the scope of isometries and the third part concerns a global reflection of the route taken during PES. Isometries are part of the domain of Geometry and Measurement that is found at all levels of education, and through this domain it is essential that students know the space that surrounds them, developing intuition and spatial visualization. In this sense, geometry is fundamental for understanding the world around us. It is, therefore, important to propose to students mathematical tasks from different contexts and that make the connection between this area and real life so that they give meaning to Mathematics and acquire the notion of its importance and usefulness in the world. Thus, this study aimed to understand the contribution of a mathematical congress in the learning of isometries, having been asked the following guiding questions: (1) How can we characterize the performance of students when solve tasks in a mathematical congress?; (2) How can we characterize the student’s main difficulties in solving those tasks?; (3) How can we characterize student’s engagement during the preparation and realization of the mathematical congress ?. We opted for a qualitative research methodology of an interpretative nature. Since due to the COVID-19 pandemic it was not possible to collect and analyze data, a plan was made on how this collection and analysis would be carried out. Thus, the data collection would focus on the class where the intervention would be carried out, however it would focus on two case groups, previously selected, and would be carried out through observations, records, documents, questionnaires and interviews. It should be noted that although it was not possible to implement the study, throughout the respective report, we sought to discuss expectations and reflect based on the planned didactic intervention and in the literature.2021-06-09T15:32:13Z2021-03-29T00:00:00Z2021-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2542TID:202732070porCruz, Ana Filipa Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:44:59Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:53.175634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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