Diferentes olhares sobre crianças e creches...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Teresa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50635
Resumo: Ainda às portas deste início de século e de milénio, novas e profundas transformações estão a acontecer a nível mundial, nos campos científico, social e político e, consequentemente, também a nível da educação de infância. A investigação científica continua a demonstrar, de forma consistente, que a primeira infância é uma fase muito importante da vida do ser humano, uma fase em que as mudanças sociais, físicas, emocionais, enfim, a totalidade do desenvolvimento do ser humano que é a criança nesta faixa etária, são extremamente rápidas e em que o cérebro tem uma enorme plasticidade. Sendo a primeira infância, uma fase de desenvolvimento rápido mas vulnerável, sublinhamos a perspectiva de Brazelton e Greenspan (2002) que referem “não podemos negligenciar as crianças nos primeiros anos de vida” (p. 12), pelo que não podemos limitar a ação educativa à mera satisfação das necessidades básicas das crianças, como se isso fosse o estritamente necessário e suficiente
id RCAP_928a45e7e2354e878f99d252ebe88f22
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50635
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferentes olhares sobre crianças e creches...CrecheInfânciaEducação de infânciaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoAinda às portas deste início de século e de milénio, novas e profundas transformações estão a acontecer a nível mundial, nos campos científico, social e político e, consequentemente, também a nível da educação de infância. A investigação científica continua a demonstrar, de forma consistente, que a primeira infância é uma fase muito importante da vida do ser humano, uma fase em que as mudanças sociais, físicas, emocionais, enfim, a totalidade do desenvolvimento do ser humano que é a criança nesta faixa etária, são extremamente rápidas e em que o cérebro tem uma enorme plasticidade. Sendo a primeira infância, uma fase de desenvolvimento rápido mas vulnerável, sublinhamos a perspectiva de Brazelton e Greenspan (2002) que referem “não podemos negligenciar as crianças nos primeiros anos de vida” (p. 12), pelo que não podemos limitar a ação educativa à mera satisfação das necessidades básicas das crianças, como se isso fosse o estritamente necessário e suficienteCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Estadual do Tocantins (UNITINS)Universidade do MinhoSarmento, TeresaCarvalho, Maria de Lurdes Dias de20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50635por2358-8322https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/20info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:57.897407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes olhares sobre crianças e creches...
title Diferentes olhares sobre crianças e creches...
spellingShingle Diferentes olhares sobre crianças e creches...
Sarmento, Teresa
Creche
Infância
Educação de infância
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Diferentes olhares sobre crianças e creches...
title_full Diferentes olhares sobre crianças e creches...
title_fullStr Diferentes olhares sobre crianças e creches...
title_full_unstemmed Diferentes olhares sobre crianças e creches...
title_sort Diferentes olhares sobre crianças e creches...
author Sarmento, Teresa
author_facet Sarmento, Teresa
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
author_role author
author2 Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Infância
Educação de infância
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Creche
Infância
Educação de infância
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Ainda às portas deste início de século e de milénio, novas e profundas transformações estão a acontecer a nível mundial, nos campos científico, social e político e, consequentemente, também a nível da educação de infância. A investigação científica continua a demonstrar, de forma consistente, que a primeira infância é uma fase muito importante da vida do ser humano, uma fase em que as mudanças sociais, físicas, emocionais, enfim, a totalidade do desenvolvimento do ser humano que é a criança nesta faixa etária, são extremamente rápidas e em que o cérebro tem uma enorme plasticidade. Sendo a primeira infância, uma fase de desenvolvimento rápido mas vulnerável, sublinhamos a perspectiva de Brazelton e Greenspan (2002) que referem “não podemos negligenciar as crianças nos primeiros anos de vida” (p. 12), pelo que não podemos limitar a ação educativa à mera satisfação das necessidades básicas das crianças, como se isso fosse o estritamente necessário e suficiente
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/50635
url http://hdl.handle.net/1822/50635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2358-8322
https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132540449062912