O orgelbüchlein e a sua aplicação pedagógica no ensino do orgão em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Célia de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8755
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_928f66d21a80d7543f59d17f2efb9cfd
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8755
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O orgelbüchlein e a sua aplicação pedagógica no ensino do orgão em PortugalOrgelbüchleinCoralÓrgãoAplicação pedagógicaEstratégia pedagógicaOrganPedagogical applicationChoralPedagogical strategiesRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I (Prática Pedagógica) - O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Estágio do Ensino Especializado (EEE) do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa, ramo de Especialização em Órgão. Incide sobre a Prática Pedagógica desenvolvida em colaboração com três alunos de Órgão da Academia de Música de Santa Cecília (AMSC), no ano letivo 2015/2016, em diferentes fases de aprendizagem. Nesta secção encontram-se descritos os princípios pedagógicos observados e as respetivas estratégias pedagógicas aplicadas, bem como as razões para a sua aplicação. Descreve-se também a forma como foi organizado e planeado o trabalho técnico e musical desenvolvido com os alunos, adequado à fase de desenvolvimento de cada um, além de um conjunto de atividades escolares realizadas, as quais tiveram como finalidade promover o seu desenvolvimento artístico.Resumo II (Investigação) - A segunda secção deste relatório de estágio procede ao estudo e análise da aplicação do Orgelbüchlein no ensino do órgão em Portugal, tendo como objetivo perceber até que ponto esta obra é ou não introduzida nos programas curriculares do curso de órgão e de que forma essa implementação é realizada. De acordo com esse objetivo, fez-se uma abordagem à génese do Orgelbüchlein sob o ponto de vista pedagógico e também acerca da literatura encontrada sobre o tema. A metodologia e técnica de investigação consistiu na elaboração de inquéritos dirigidos a nove1 professores de órgão de várias escolas do país, nos quais se debatem diversas questões relativas à sua prática pedagógica no que respeita ao Orgelbüchlein. Foi também realizada a análise de cada um dos corais, como complemento aos inquéritos e com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as dificuldades técnicas e musicais que estes podem trazer aos alunos de órgão no decorrer da sua formação. Posteriormente, são apresentados e analisados os resultados da investigação, sobre os quais é feita uma reflexão.Neste trabalho pretende-se concluir que, de facto, o tempo que os alunos despendem no estudo do instrumento não é, na maior parte das vezes, o suficiente para que o Orgelbüchlein seja introduzido nos seus programas durante o ano letivo. Observou-se que, na maior parte dos casos, se considera obrigatória mas nem sempre possível a sua utilização. Concluiu-se também que é uma obra muito útil e eficaz para ajudar os alunos a resolver dificuldades técnicas e musicais, sobretudo quando se escolhe o coral de acordo com a dificuldade que o aluno apresenta.Abstract I (Teaching) - The present internship report was prepared as part of the Curricular Unity (CU) of the Specialized Teaching for Master in Music Teaching at Escola Superior de Música de Lisboa, in the scope of the Specialized Organ Teaching. It is focused on the pedagogical practice developed in collaboration with three organ students of the Academia de Música de Santa Cecília (AMSC), during the 2015/2016 school year, each in different learning levels. In this section, a description is made about the observed pedagogical principles, as well as the applied pedagogical strategies and the reasons which led to their choice. It is also described how the technical and musical work was organized and planned with the students according to the development stages of each one, in addition to all school activities held, the aim of which was to promote the artistic development of the students.Abstract II (Research) The second section of this internship report proceeds to the study and analysis of the Orgelbüchlein’s application in the organ teaching in Portugal, with the aim of understanding up to which point this work is or is not introduced in the teaching programs of the organ courses and the way that implementation is made. According to that objective, it was made an approach to the genesis of the Orgelbüchlein under the pedagogical point of view and also about the literature that was found about the subject. The methodology and techniques of investigation consisted in the making of inquests addressed to nine2 organ teachers from several schools of the country, in which different questions are debated, relative to their pedagogical practice as concerning to the Orgelbüchlein. It was also made an analysis of each one of the chorales, as a complement to the inquests and with the aim of deepening the knowledge about the technical and musical difficulties that they can bring to the organ students during their graduation. Afterwards, the results of the investigation are presented and analyzed in order to reflect about them. This work pretends to conclude that, in fact, the time spent by the students in the study of the instrument it is not sufficient, most of the times, in order to make possible the introduction of Orgelbüchlein in their programs during the school year. It was observed that, in most cases, its use is considered obligatory but not always possible. It was also concluded that it is a very useful and effective piece to help students solving technical and musical difficulties, especially when it is possible to choose the choral according to the difficulty presented by the student.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaVaz, JoãoRCIPLTavares, Célia de Sousa2018-08-02T15:51:54Z2016-102016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8755TID:201706792porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:26.884750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O orgelbüchlein e a sua aplicação pedagógica no ensino do orgão em Portugal
title O orgelbüchlein e a sua aplicação pedagógica no ensino do orgão em Portugal
spellingShingle O orgelbüchlein e a sua aplicação pedagógica no ensino do orgão em Portugal
Tavares, Célia de Sousa
Orgelbüchlein
Coral
Órgão
Aplicação pedagógica
Estratégia pedagógica
Organ
Pedagogical application
Choral
Pedagogical strategies
title_short O orgelbüchlein e a sua aplicação pedagógica no ensino do orgão em Portugal
title_full O orgelbüchlein e a sua aplicação pedagógica no ensino do orgão em Portugal
title_fullStr O orgelbüchlein e a sua aplicação pedagógica no ensino do orgão em Portugal
title_full_unstemmed O orgelbüchlein e a sua aplicação pedagógica no ensino do orgão em Portugal
title_sort O orgelbüchlein e a sua aplicação pedagógica no ensino do orgão em Portugal
author Tavares, Célia de Sousa
author_facet Tavares, Célia de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Célia de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Orgelbüchlein
Coral
Órgão
Aplicação pedagógica
Estratégia pedagógica
Organ
Pedagogical application
Choral
Pedagogical strategies
topic Orgelbüchlein
Coral
Órgão
Aplicação pedagógica
Estratégia pedagógica
Organ
Pedagogical application
Choral
Pedagogical strategies
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10
2016-10-01T00:00:00Z
2018-08-02T15:51:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8755
TID:201706792
url http://hdl.handle.net/10400.21/8755
identifier_str_mv TID:201706792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133436475080704