O processo de inclusão do aluno surdo no ensino regular : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ednalva Pereira dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9532
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender a forma como ocorre o processo de inclusão educacional do aluno surdo no ensino regular em uma escola pública, elaborando a discussão em torno da questão norteadora de pesquisa que consistiu em saber, considerando as políticas de Educação Inclusiva, de que forma esse processo se efetiva em instituição da rede de ensino municipal de Aracaju/SE. Seguiu-se a metodologia do estudo de caso e adotou-se a pesquisa qualitativa para obter informações que tornassem possível uma melhor compreensão do fenômeno. Na coleta de dados, utilizou-se a entrevista que se realizou com a coordenadora pedagógica, cinco professores, dentre eles, uma docente que atua na sala de recursos multifuncionais, e cinco alunos surdos, os quais tiveram o apoio de uma intérprete para responder às perguntas desta pesquisa. Com foco nas situações vivenciadas em sala de aula, optou-se ainda pela observação não participante para verificar as estratégias utilizadas, pelos docentes, para a inclusão dos alunos surdos no ambiente escolar. Os resultados obtidos apontam que a escola pública de ensino regular ainda não está preparada para receber o aluno surdo. Embora as leis assegurem, sem restrições, o acesso de todos ao ensino, ainda é pouco diante de tudo o que precisa ser modificado e adaptado a fim de que esse aluno permaneça na escola, recebendo uma educação de qualidade.
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