Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ana Isabel Trigacheiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12167
Resumo: A presente dissertação aborda o desenvolvimento de uma investigação que tem como principal objetivo analisar o papel da Equipa do Plano Tecnológico da Educação (PTE), para uma melhor compreensão da sua missão, numa escola secundária da região Alentejo, através da utilização da metodologia de estudo de caso. No estudo procura-se compreender o seu papel, identificando as áreas de ação e os modos de organização da Equipa. Neste contexto, o que se estuda é a realidade da escola e o papel da tecnologia nesta organização, ao nível do PTE, da gestão dos recursos, da visão que a escola tem sobre as tecnologias, o seu projeto educativo e outros instrumentos de planeamento e gestão. Um outro aspeto a ter em consideração é o estudo de como é feita a manutenção e suporte técnico na escola, assim como as estratégias utilizadas pelos professores no uso das tecnologias; ### ABSTRACT: The current dissertation approaches a research development intending to analyse the role of the Team of the Technological Education Plan aimed to better understand their mission at a secondary school in the Alentejo area. By using the methodology of case study we attempt to realize their role through action fields and the Team’s ways of organization. Within this context we study the school reality and the role of technology within this organization at the level of the Technological Education Plan, resource management, the school insight on technologies, its educational project, and other planning and management tools. Another aspect to be taken into account is the study of how the maintenance and technical support are working at school as well as strategies implemented by teachers on using technologies.
id RCAP_929bd134da7443354757a2a0c89e4c62
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12167
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de casoCoordenador TICIntegração das tecnologias da informação e comunicaçãoOrganização da escolaRecursos utilizados pelos professoresPlaneamento tecnológico e suporte técnicoICT coordinatorICT integrationSchool organizationResources used by teachersTechnological planning and technical supportA presente dissertação aborda o desenvolvimento de uma investigação que tem como principal objetivo analisar o papel da Equipa do Plano Tecnológico da Educação (PTE), para uma melhor compreensão da sua missão, numa escola secundária da região Alentejo, através da utilização da metodologia de estudo de caso. No estudo procura-se compreender o seu papel, identificando as áreas de ação e os modos de organização da Equipa. Neste contexto, o que se estuda é a realidade da escola e o papel da tecnologia nesta organização, ao nível do PTE, da gestão dos recursos, da visão que a escola tem sobre as tecnologias, o seu projeto educativo e outros instrumentos de planeamento e gestão. Um outro aspeto a ter em consideração é o estudo de como é feita a manutenção e suporte técnico na escola, assim como as estratégias utilizadas pelos professores no uso das tecnologias; ### ABSTRACT: The current dissertation approaches a research development intending to analyse the role of the Team of the Technological Education Plan aimed to better understand their mission at a secondary school in the Alentejo area. By using the methodology of case study we attempt to realize their role through action fields and the Team’s ways of organization. Within this context we study the school reality and the role of technology within this organization at the level of the Technological Education Plan, resource management, the school insight on technologies, its educational project, and other planning and management tools. Another aspect to be taken into account is the study of how the maintenance and technical support are working at school as well as strategies implemented by teachers on using technologies.Universidade de Évora2014-12-30T13:14:53Z2014-12-302011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12167http://hdl.handle.net/10174/12167porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Pires, Ana Isabel Trigacheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:31.407584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso
title Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso
spellingShingle Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso
Pires, Ana Isabel Trigacheiro
Coordenador TIC
Integração das tecnologias da informação e comunicação
Organização da escola
Recursos utilizados pelos professores
Planeamento tecnológico e suporte técnico
ICT coordinator
ICT integration
School organization
Resources used by teachers
Technological planning and technical support
title_short Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso
title_full Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso
title_fullStr Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso
title_full_unstemmed Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso
title_sort Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso
author Pires, Ana Isabel Trigacheiro
author_facet Pires, Ana Isabel Trigacheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Ana Isabel Trigacheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador TIC
Integração das tecnologias da informação e comunicação
Organização da escola
Recursos utilizados pelos professores
Planeamento tecnológico e suporte técnico
ICT coordinator
ICT integration
School organization
Resources used by teachers
Technological planning and technical support
topic Coordenador TIC
Integração das tecnologias da informação e comunicação
Organização da escola
Recursos utilizados pelos professores
Planeamento tecnológico e suporte técnico
ICT coordinator
ICT integration
School organization
Resources used by teachers
Technological planning and technical support
description A presente dissertação aborda o desenvolvimento de uma investigação que tem como principal objetivo analisar o papel da Equipa do Plano Tecnológico da Educação (PTE), para uma melhor compreensão da sua missão, numa escola secundária da região Alentejo, através da utilização da metodologia de estudo de caso. No estudo procura-se compreender o seu papel, identificando as áreas de ação e os modos de organização da Equipa. Neste contexto, o que se estuda é a realidade da escola e o papel da tecnologia nesta organização, ao nível do PTE, da gestão dos recursos, da visão que a escola tem sobre as tecnologias, o seu projeto educativo e outros instrumentos de planeamento e gestão. Um outro aspeto a ter em consideração é o estudo de como é feita a manutenção e suporte técnico na escola, assim como as estratégias utilizadas pelos professores no uso das tecnologias; ### ABSTRACT: The current dissertation approaches a research development intending to analyse the role of the Team of the Technological Education Plan aimed to better understand their mission at a secondary school in the Alentejo area. By using the methodology of case study we attempt to realize their role through action fields and the Team’s ways of organization. Within this context we study the school reality and the role of technology within this organization at the level of the Technological Education Plan, resource management, the school insight on technologies, its educational project, and other planning and management tools. Another aspect to be taken into account is the study of how the maintenance and technical support are working at school as well as strategies implemented by teachers on using technologies.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-12-30T13:14:53Z
2014-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12167
http://hdl.handle.net/10174/12167
url http://hdl.handle.net/10174/12167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540141551616