Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12167 |
Resumo: | A presente dissertação aborda o desenvolvimento de uma investigação que tem como principal objetivo analisar o papel da Equipa do Plano Tecnológico da Educação (PTE), para uma melhor compreensão da sua missão, numa escola secundária da região Alentejo, através da utilização da metodologia de estudo de caso. No estudo procura-se compreender o seu papel, identificando as áreas de ação e os modos de organização da Equipa. Neste contexto, o que se estuda é a realidade da escola e o papel da tecnologia nesta organização, ao nível do PTE, da gestão dos recursos, da visão que a escola tem sobre as tecnologias, o seu projeto educativo e outros instrumentos de planeamento e gestão. Um outro aspeto a ter em consideração é o estudo de como é feita a manutenção e suporte técnico na escola, assim como as estratégias utilizadas pelos professores no uso das tecnologias; ### ABSTRACT: The current dissertation approaches a research development intending to analyse the role of the Team of the Technological Education Plan aimed to better understand their mission at a secondary school in the Alentejo area. By using the methodology of case study we attempt to realize their role through action fields and the Team’s ways of organization. Within this context we study the school reality and the role of technology within this organization at the level of the Technological Education Plan, resource management, the school insight on technologies, its educational project, and other planning and management tools. Another aspect to be taken into account is the study of how the maintenance and technical support are working at school as well as strategies implemented by teachers on using technologies. |
id |
RCAP_929bd134da7443354757a2a0c89e4c62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12167 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de casoCoordenador TICIntegração das tecnologias da informação e comunicaçãoOrganização da escolaRecursos utilizados pelos professoresPlaneamento tecnológico e suporte técnicoICT coordinatorICT integrationSchool organizationResources used by teachersTechnological planning and technical supportA presente dissertação aborda o desenvolvimento de uma investigação que tem como principal objetivo analisar o papel da Equipa do Plano Tecnológico da Educação (PTE), para uma melhor compreensão da sua missão, numa escola secundária da região Alentejo, através da utilização da metodologia de estudo de caso. No estudo procura-se compreender o seu papel, identificando as áreas de ação e os modos de organização da Equipa. Neste contexto, o que se estuda é a realidade da escola e o papel da tecnologia nesta organização, ao nível do PTE, da gestão dos recursos, da visão que a escola tem sobre as tecnologias, o seu projeto educativo e outros instrumentos de planeamento e gestão. Um outro aspeto a ter em consideração é o estudo de como é feita a manutenção e suporte técnico na escola, assim como as estratégias utilizadas pelos professores no uso das tecnologias; ### ABSTRACT: The current dissertation approaches a research development intending to analyse the role of the Team of the Technological Education Plan aimed to better understand their mission at a secondary school in the Alentejo area. By using the methodology of case study we attempt to realize their role through action fields and the Team’s ways of organization. Within this context we study the school reality and the role of technology within this organization at the level of the Technological Education Plan, resource management, the school insight on technologies, its educational project, and other planning and management tools. Another aspect to be taken into account is the study of how the maintenance and technical support are working at school as well as strategies implemented by teachers on using technologies.Universidade de Évora2014-12-30T13:14:53Z2014-12-302011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12167http://hdl.handle.net/10174/12167porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Pires, Ana Isabel Trigacheiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:56Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:31.407584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso |
title |
Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso |
spellingShingle |
Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso Pires, Ana Isabel Trigacheiro Coordenador TIC Integração das tecnologias da informação e comunicação Organização da escola Recursos utilizados pelos professores Planeamento tecnológico e suporte técnico ICT coordinator ICT integration School organization Resources used by teachers Technological planning and technical support |
title_short |
Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso |
title_full |
Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso |
title_fullStr |
Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso |
title_sort |
Contributos para a análise e compreensão do papel da equipa PTE na escola: um estudo de caso |
author |
Pires, Ana Isabel Trigacheiro |
author_facet |
Pires, Ana Isabel Trigacheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Ana Isabel Trigacheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador TIC Integração das tecnologias da informação e comunicação Organização da escola Recursos utilizados pelos professores Planeamento tecnológico e suporte técnico ICT coordinator ICT integration School organization Resources used by teachers Technological planning and technical support |
topic |
Coordenador TIC Integração das tecnologias da informação e comunicação Organização da escola Recursos utilizados pelos professores Planeamento tecnológico e suporte técnico ICT coordinator ICT integration School organization Resources used by teachers Technological planning and technical support |
description |
A presente dissertação aborda o desenvolvimento de uma investigação que tem como principal objetivo analisar o papel da Equipa do Plano Tecnológico da Educação (PTE), para uma melhor compreensão da sua missão, numa escola secundária da região Alentejo, através da utilização da metodologia de estudo de caso. No estudo procura-se compreender o seu papel, identificando as áreas de ação e os modos de organização da Equipa. Neste contexto, o que se estuda é a realidade da escola e o papel da tecnologia nesta organização, ao nível do PTE, da gestão dos recursos, da visão que a escola tem sobre as tecnologias, o seu projeto educativo e outros instrumentos de planeamento e gestão. Um outro aspeto a ter em consideração é o estudo de como é feita a manutenção e suporte técnico na escola, assim como as estratégias utilizadas pelos professores no uso das tecnologias; ### ABSTRACT: The current dissertation approaches a research development intending to analyse the role of the Team of the Technological Education Plan aimed to better understand their mission at a secondary school in the Alentejo area. By using the methodology of case study we attempt to realize their role through action fields and the Team’s ways of organization. Within this context we study the school reality and the role of technology within this organization at the level of the Technological Education Plan, resource management, the school insight on technologies, its educational project, and other planning and management tools. Another aspect to be taken into account is the study of how the maintenance and technical support are working at school as well as strategies implemented by teachers on using technologies. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2014-12-30T13:14:53Z 2014-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12167 http://hdl.handle.net/10174/12167 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136540141551616 |