Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1378 |
Resumo: | O presente relatório centra-se na prática profissional nas valências de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Ao longo deste, serão abordadas várias temáticas relacionadas com estas valências que se tornaram relevantes ao longo do período de estágio. Pretende realçar a prática de uma metodologia de investigação posta em prática para que fosse possível um melhor conhecimento acerca do grupo, e para que a prática pedagógica fosse coerente e correta. Este documento servirá para relatar os pontos de vista teóricos tidos em conta no decorrer das práticas pedagógicas: as várias abordagens e perspetivas sobre a pedagogia da educação, a utilização de várias metodologias e estratégias de intervenção, assim como vários instrumentos de planificação, observação e avaliação que contribuíram para uma prática assertiva e de qualidade. Conta também com a descrição das intervenções realizadas, onde explica os vários aspetos tidos em conta ao longo de ambas as práticas pedagógicas. Nesta descrição, serão tidas em conta as etapas da metodologia do projeto vivenciadas, assim como as restantes metodologias/ estratégias utilizadas. O principal objetivo deste documento é proporcionar uma reflexão sobre o que é ser profissional, suas exigências e desafios.ABSTRACT This report focuses on professional practice of pre-school and primary education 1st cycle valences. Several issues related to these valences that became relevant during the trainee will be approached throughout the report. It intends to highlight the practice of a research methodology implemented to make possible a better knowledge of the group and to make sure that the pedagogical practice was consistent and correct. This document will relate the theoretical point of views taken into account during pedagogical practices: the various approaches and perspectives on education pedagogy, the use of several methodologies and intervention strategies as well as several planning, observation and evaluation tools that contributed to an assertive practice of quality. It also includes the description of the interventions where it is explained the several aspects taken into account during both pedagogical practices. Here, the experienced steps of the project methodology as well as the others methodologies and strategies used are taken into account. The main purpose of this report is to provide a reflection on what is to be a professional of education as well as to elucidate to the requirements and challenges of this profession. |
id |
RCAP_929cb61086b52ac8bae6edc6127f8aef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1378 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoObservaçãoPlanificaçãoPedagogia diferenciadaO presente relatório centra-se na prática profissional nas valências de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Ao longo deste, serão abordadas várias temáticas relacionadas com estas valências que se tornaram relevantes ao longo do período de estágio. Pretende realçar a prática de uma metodologia de investigação posta em prática para que fosse possível um melhor conhecimento acerca do grupo, e para que a prática pedagógica fosse coerente e correta. Este documento servirá para relatar os pontos de vista teóricos tidos em conta no decorrer das práticas pedagógicas: as várias abordagens e perspetivas sobre a pedagogia da educação, a utilização de várias metodologias e estratégias de intervenção, assim como vários instrumentos de planificação, observação e avaliação que contribuíram para uma prática assertiva e de qualidade. Conta também com a descrição das intervenções realizadas, onde explica os vários aspetos tidos em conta ao longo de ambas as práticas pedagógicas. Nesta descrição, serão tidas em conta as etapas da metodologia do projeto vivenciadas, assim como as restantes metodologias/ estratégias utilizadas. O principal objetivo deste documento é proporcionar uma reflexão sobre o que é ser profissional, suas exigências e desafios.ABSTRACT This report focuses on professional practice of pre-school and primary education 1st cycle valences. Several issues related to these valences that became relevant during the trainee will be approached throughout the report. It intends to highlight the practice of a research methodology implemented to make possible a better knowledge of the group and to make sure that the pedagogical practice was consistent and correct. This document will relate the theoretical point of views taken into account during pedagogical practices: the various approaches and perspectives on education pedagogy, the use of several methodologies and intervention strategies as well as several planning, observation and evaluation tools that contributed to an assertive practice of quality. It also includes the description of the interventions where it is explained the several aspects taken into account during both pedagogical practices. Here, the experienced steps of the project methodology as well as the others methodologies and strategies used are taken into account. The main purpose of this report is to provide a reflection on what is to be a professional of education as well as to elucidate to the requirements and challenges of this profession.2014-05-14T09:40:28Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1378TID:201459612porOliveira, Tâniainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:46Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:49.425736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Oliveira, Tânia Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Observação Planificação Pedagogia diferenciada |
title_short |
Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Construção da profissionalização em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Oliveira, Tânia |
author_facet |
Oliveira, Tânia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Tânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Observação Planificação Pedagogia diferenciada |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Observação Planificação Pedagogia diferenciada |
description |
O presente relatório centra-se na prática profissional nas valências de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Ao longo deste, serão abordadas várias temáticas relacionadas com estas valências que se tornaram relevantes ao longo do período de estágio. Pretende realçar a prática de uma metodologia de investigação posta em prática para que fosse possível um melhor conhecimento acerca do grupo, e para que a prática pedagógica fosse coerente e correta. Este documento servirá para relatar os pontos de vista teóricos tidos em conta no decorrer das práticas pedagógicas: as várias abordagens e perspetivas sobre a pedagogia da educação, a utilização de várias metodologias e estratégias de intervenção, assim como vários instrumentos de planificação, observação e avaliação que contribuíram para uma prática assertiva e de qualidade. Conta também com a descrição das intervenções realizadas, onde explica os vários aspetos tidos em conta ao longo de ambas as práticas pedagógicas. Nesta descrição, serão tidas em conta as etapas da metodologia do projeto vivenciadas, assim como as restantes metodologias/ estratégias utilizadas. O principal objetivo deste documento é proporcionar uma reflexão sobre o que é ser profissional, suas exigências e desafios.ABSTRACT This report focuses on professional practice of pre-school and primary education 1st cycle valences. Several issues related to these valences that became relevant during the trainee will be approached throughout the report. It intends to highlight the practice of a research methodology implemented to make possible a better knowledge of the group and to make sure that the pedagogical practice was consistent and correct. This document will relate the theoretical point of views taken into account during pedagogical practices: the various approaches and perspectives on education pedagogy, the use of several methodologies and intervention strategies as well as several planning, observation and evaluation tools that contributed to an assertive practice of quality. It also includes the description of the interventions where it is explained the several aspects taken into account during both pedagogical practices. Here, the experienced steps of the project methodology as well as the others methodologies and strategies used are taken into account. The main purpose of this report is to provide a reflection on what is to be a professional of education as well as to elucidate to the requirements and challenges of this profession. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-14T09:40:28Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1378 TID:201459612 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1378 |
identifier_str_mv |
TID:201459612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621963595776 |