Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Juliana Pinto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1223
Resumo: O presente documento resulta da intervenção educativa levada a cabo pela estagiária nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Partindo da observação realizada a cada uma das instituições cooperantes, bem como ao grupo de crianças e alunos, organizou-se/planificou-se toda uma prática pedagógica de acordo com as necessidades ressaltadas pelas observações. Toda a intervenção teve como alicerce uma “pedagogia de animação” (Marcelino, 2002), respeitando a cultura da criança. Em cada um dos períodos de estágio procedeu-se a uma investigação de abordagem qualitativa, a fim de compreender os contextos educativos, as crianças e os acontecimentos, por conseguinte, agir em conformidade. Este trabalho exalta, portanto, toda a vivência ocorrida no decorrer do estágio, sobretudo a essência da prática pedagógica, sustentada em fundamentação teórica e evidências, como registos fotográficos, registos de observação, entre outros. This document is the result of educational intervention carried out by an intern in the contexts of Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, within the framework of master in Pre-school education and teaching the 1st Cycle of Basic Education. From the observation performed in each one of the cooperating institutions, as well as the group of children and students, it was organized/was planned an entire pedagogical practice according to the needs highlighted by the comments. The whole speech had as basis a” pedagogy of animation" (Marcelino, 2002), while respecting the culture of the child. In each of the periods of stage an investigation was made of qualitative approach, in order to understand the educational contexts, the children and the events, therefore, act accordingly. This work exalts, therefore, the whole experience thatoccurred during the internship, especially the essence of pedagogical practice, sustained in a theoretical basis and evidence, such as photographic records, records of observation, among others.
id RCAP_e302cf10b793f9657ac826263a20ec9d
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1223
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferençasFormação de professoresEducação Pré-EscolarEnsino básico (1º ciclo)ObservaçãoPlanificaçãoO presente documento resulta da intervenção educativa levada a cabo pela estagiária nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Partindo da observação realizada a cada uma das instituições cooperantes, bem como ao grupo de crianças e alunos, organizou-se/planificou-se toda uma prática pedagógica de acordo com as necessidades ressaltadas pelas observações. Toda a intervenção teve como alicerce uma “pedagogia de animação” (Marcelino, 2002), respeitando a cultura da criança. Em cada um dos períodos de estágio procedeu-se a uma investigação de abordagem qualitativa, a fim de compreender os contextos educativos, as crianças e os acontecimentos, por conseguinte, agir em conformidade. Este trabalho exalta, portanto, toda a vivência ocorrida no decorrer do estágio, sobretudo a essência da prática pedagógica, sustentada em fundamentação teórica e evidências, como registos fotográficos, registos de observação, entre outros. This document is the result of educational intervention carried out by an intern in the contexts of Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, within the framework of master in Pre-school education and teaching the 1st Cycle of Basic Education. From the observation performed in each one of the cooperating institutions, as well as the group of children and students, it was organized/was planned an entire pedagogical practice according to the needs highlighted by the comments. The whole speech had as basis a” pedagogy of animation" (Marcelino, 2002), while respecting the culture of the child. In each of the periods of stage an investigation was made of qualitative approach, in order to understand the educational contexts, the children and the events, therefore, act accordingly. This work exalts, therefore, the whole experience thatoccurred during the internship, especially the essence of pedagogical practice, sustained in a theoretical basis and evidence, such as photographic records, records of observation, among others.2013-05-27T09:59:04Z2013-02-01T00:00:00Z2013-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1223porRodrigues, Juliana Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:41Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:42.976547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças
title Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças
spellingShingle Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças
Rodrigues, Juliana Pinto
Formação de professores
Educação Pré-Escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Observação
Planificação
title_short Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças
title_full Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças
title_fullStr Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças
title_full_unstemmed Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças
title_sort Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças
author Rodrigues, Juliana Pinto
author_facet Rodrigues, Juliana Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Juliana Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação Pré-Escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Observação
Planificação
topic Formação de professores
Educação Pré-Escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Observação
Planificação
description O presente documento resulta da intervenção educativa levada a cabo pela estagiária nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Partindo da observação realizada a cada uma das instituições cooperantes, bem como ao grupo de crianças e alunos, organizou-se/planificou-se toda uma prática pedagógica de acordo com as necessidades ressaltadas pelas observações. Toda a intervenção teve como alicerce uma “pedagogia de animação” (Marcelino, 2002), respeitando a cultura da criança. Em cada um dos períodos de estágio procedeu-se a uma investigação de abordagem qualitativa, a fim de compreender os contextos educativos, as crianças e os acontecimentos, por conseguinte, agir em conformidade. Este trabalho exalta, portanto, toda a vivência ocorrida no decorrer do estágio, sobretudo a essência da prática pedagógica, sustentada em fundamentação teórica e evidências, como registos fotográficos, registos de observação, entre outros. This document is the result of educational intervention carried out by an intern in the contexts of Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, within the framework of master in Pre-school education and teaching the 1st Cycle of Basic Education. From the observation performed in each one of the cooperating institutions, as well as the group of children and students, it was organized/was planned an entire pedagogical practice according to the needs highlighted by the comments. The whole speech had as basis a” pedagogy of animation" (Marcelino, 2002), while respecting the culture of the child. In each of the periods of stage an investigation was made of qualitative approach, in order to understand the educational contexts, the children and the events, therefore, act accordingly. This work exalts, therefore, the whole experience thatoccurred during the internship, especially the essence of pedagogical practice, sustained in a theoretical basis and evidence, such as photographic records, records of observation, among others.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-27T09:59:04Z
2013-02-01T00:00:00Z
2013-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1223
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620927602688