Alterações na frequência e qualidade da utilização de videojogos nas patologias do espectro psicótico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mariana Isabel Pestana Teixeira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52984
Resumo: Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2021
id RCAP_92a3dff0b0df2b19033a723441a0b810
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/52984
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alterações na frequência e qualidade da utilização de videojogos nas patologias do espectro psicóticoPerturbações psicóticasPsicoseEsquizofreniaVideojogosUtilização de videojogosPsiquiatriaDomínio/Área Científica::Ciências MédicasTrabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2021Introdução: As perturbações psicóticas representam formas graves de psicopatologia, que se caracterizam sobretudo pela presença de sintomas como delírio, alucinações, desorganização do pensamento e do discurso, alterações motoras e sintomas negativos, como a anedonia e o embotamento afetivo. Estas perturbações estão frequentemente associadas a declínio académico, ocupacional e funcional, e têm início sintomático frequente durante a adolescência, um período crítico na definição da personalidade e no desenvolvimento das capacidades funcionais e criativas do indivíduo. A utilização de videojogos é uma prática muito comum entre adolescentes e adultos jovens, com interesse crescente na investigação em Psiquiatria. A alteração dos padrões de utilização de videojogos poderá refletir alterações psicopatológicas dos jogadores, nomeadamente sintomas psicóticos. A avaliação dos padrões de jogo destes indivíduos poderá permitir desenvolver novas estratégias de diagnóstico, monitorização e intervenção clínica. Métodos: Foi feita uma revisão teórica, recorrendo a bases de dados de investigação clínica, de modo a descrever a evidência existente acerca dos padrões de utilização de videojogos de indivíduos com experiências psicóticas, perturbação esquizotípica, psicose estabelecida e esquizofrenia. Conclusão: Os estudos sobre os padrões de utilização de videojogos em indivíduos com perturbação psicótica são escassos e de nível reduzido de evidência. Parece haver aumento da frequência da utilização de videojogos em indivíduos com experiências psicóticas e com perturbação esquizotípica, mas são necessários estudos maiores e em maior quantidade para concluir esta relação.Introduction: Psychotic disorders represent severe forms of psychopathology, which are mainly characterized by the presence of symptoms such as delusions, hallucinations, disorganized thought and speech, motor changes and negative symptoms, like anhedonia and blunted affect. These disorders are often associated with academic, occupational and functional decline, and frequently start manifesting during adolescence, a critical period in the establishment of personality and in the development of the individual’s functional and creative skills. Videogame use is a quite common practice amongst adolescents and young adults. Changes in habits of videogame use could reflect psychopathologic changes of the user, namely psychotic symptoms. Methods: A theoretical revision was conducted resorting to clinical databases with the goal to describe the existing evidence concerning videogame use patterns amongst individuals with psychotic disorders, namely psychotic-like experiences, schizotypal personality disorder, established psychosis and schizophrenia. Conclusion: The studies regarding videogame use patterns in samples of individuals with psychotic disorders are scarce and small. There seems to be an association between psychotic-like experiences and schizotypal disorder and increase in videogame use, but more studies are needed to establish this.Cruz, Filipa Andreia Lemos Novais OliveiraCarmenates, Sérgio Índio de Jesus AugustoRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, Mariana Isabel Pestana Teixeira de2022-05-13T14:19:17Z2021-072021-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52984TID:202904423porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:58:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:58.157502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alterações na frequência e qualidade da utilização de videojogos nas patologias do espectro psicótico
title Alterações na frequência e qualidade da utilização de videojogos nas patologias do espectro psicótico
spellingShingle Alterações na frequência e qualidade da utilização de videojogos nas patologias do espectro psicótico
Almeida, Mariana Isabel Pestana Teixeira de
Perturbações psicóticas
Psicose
Esquizofrenia
Videojogos
Utilização de videojogos
Psiquiatria
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
title_short Alterações na frequência e qualidade da utilização de videojogos nas patologias do espectro psicótico
title_full Alterações na frequência e qualidade da utilização de videojogos nas patologias do espectro psicótico
title_fullStr Alterações na frequência e qualidade da utilização de videojogos nas patologias do espectro psicótico
title_full_unstemmed Alterações na frequência e qualidade da utilização de videojogos nas patologias do espectro psicótico
title_sort Alterações na frequência e qualidade da utilização de videojogos nas patologias do espectro psicótico
author Almeida, Mariana Isabel Pestana Teixeira de
author_facet Almeida, Mariana Isabel Pestana Teixeira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Filipa Andreia Lemos Novais Oliveira
Carmenates, Sérgio Índio de Jesus Augusto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Mariana Isabel Pestana Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbações psicóticas
Psicose
Esquizofrenia
Videojogos
Utilização de videojogos
Psiquiatria
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
topic Perturbações psicóticas
Psicose
Esquizofrenia
Videojogos
Utilização de videojogos
Psiquiatria
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas
description Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07
2021-07-01T00:00:00Z
2022-05-13T14:19:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/52984
TID:202904423
url http://hdl.handle.net/10451/52984
identifier_str_mv TID:202904423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134590379491328