Da Creche ao Jardim de Infância: interações/brincadeiras e perspetivas dos intervenientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2910 |
Resumo: | Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e coloca em evidência as aprendizagens realizadas sobre a Educação de Infância ao longo de dois anos letivos, 2015/2016 e 2016/2017. Organizado em duas partes (uma relativa à dimensão reflexiva e outra à dimensão investigativa) integra na parte I, três capítulos: capítulo 1 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de creche (apresentação do contexto educativo, características de desenvolvimento e aprendizagem das crianças 1-2 anos, aprendendo e descobrindo em contexto de creche e o ser educador em contexto de creche); capítulo 2 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância I (caracterização do contexto educativo, características de desenvolvimento e aprendizagem das crianças 3-4 anos e aprendendo e descobrindo em contexto de Jardim de Infância I). E o capítulo 3 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância II (caracterização do contexto educativo, aprendendo e (re) descobrindo em contexto de Jardim de Infância II e o ser educador em contexto de Jardim de Infância). A parte II integra o trabalho de investigação desenvolvido no contexto de Jardim de Infância II com 23 crianças que visou i) identificar a frequência de utilização das crianças na área da casinha, ii) conhecer as perspetivas das crianças sobre essa área, iii) conhecer as perspetivas dos adultos acerca do brincar neste espaço da sala e iv) identificar e caracterizar o tipo de interações e brincadeiras que as crianças estabelecem na área da casinha. Os dados, recolhidos através de registos descritivos, registos videográficos e entrevistas, permitiram encontrar categorias de análise e inferir que as crianças em estudo interagiram com objetos (predominantemente), com pares e com os adultos na área da casinha. Os resultados revelaram, ainda, o saber das crianças sobre a organização do espaço/materiais e sobre o papel do adulto no espaço da área da casinha. Estes resultados reforçam a importância do Educador de Infância escutar as crianças para (re)ajustar a sua prática. |
id |
RCAP_92b1ee281c0074db908d48fc3ae8d650 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2910 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da Creche ao Jardim de Infância: interações/brincadeiras e perspetivas dos intervenientesEducação Pré-escolarCrecheJardim de InfânciaRelação entre paresDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e coloca em evidência as aprendizagens realizadas sobre a Educação de Infância ao longo de dois anos letivos, 2015/2016 e 2016/2017. Organizado em duas partes (uma relativa à dimensão reflexiva e outra à dimensão investigativa) integra na parte I, três capítulos: capítulo 1 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de creche (apresentação do contexto educativo, características de desenvolvimento e aprendizagem das crianças 1-2 anos, aprendendo e descobrindo em contexto de creche e o ser educador em contexto de creche); capítulo 2 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância I (caracterização do contexto educativo, características de desenvolvimento e aprendizagem das crianças 3-4 anos e aprendendo e descobrindo em contexto de Jardim de Infância I). E o capítulo 3 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância II (caracterização do contexto educativo, aprendendo e (re) descobrindo em contexto de Jardim de Infância II e o ser educador em contexto de Jardim de Infância). A parte II integra o trabalho de investigação desenvolvido no contexto de Jardim de Infância II com 23 crianças que visou i) identificar a frequência de utilização das crianças na área da casinha, ii) conhecer as perspetivas das crianças sobre essa área, iii) conhecer as perspetivas dos adultos acerca do brincar neste espaço da sala e iv) identificar e caracterizar o tipo de interações e brincadeiras que as crianças estabelecem na área da casinha. Os dados, recolhidos através de registos descritivos, registos videográficos e entrevistas, permitiram encontrar categorias de análise e inferir que as crianças em estudo interagiram com objetos (predominantemente), com pares e com os adultos na área da casinha. Os resultados revelaram, ainda, o saber das crianças sobre a organização do espaço/materiais e sobre o papel do adulto no espaço da área da casinha. Estes resultados reforçam a importância do Educador de Infância escutar as crianças para (re)ajustar a sua prática.Correia, Sónia Cristina LopesDias, Maria Isabel Pinto SimõesIC-OnlineOliveira, Vânia Reis2017-12-19T12:02:35Z2017-11-092017-11-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2910TID:201786311porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:08Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2910Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:09.528368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da Creche ao Jardim de Infância: interações/brincadeiras e perspetivas dos intervenientes |
title |
Da Creche ao Jardim de Infância: interações/brincadeiras e perspetivas dos intervenientes |
spellingShingle |
Da Creche ao Jardim de Infância: interações/brincadeiras e perspetivas dos intervenientes Oliveira, Vânia Reis Educação Pré-escolar Creche Jardim de Infância Relação entre pares Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Da Creche ao Jardim de Infância: interações/brincadeiras e perspetivas dos intervenientes |
title_full |
Da Creche ao Jardim de Infância: interações/brincadeiras e perspetivas dos intervenientes |
title_fullStr |
Da Creche ao Jardim de Infância: interações/brincadeiras e perspetivas dos intervenientes |
title_full_unstemmed |
Da Creche ao Jardim de Infância: interações/brincadeiras e perspetivas dos intervenientes |
title_sort |
Da Creche ao Jardim de Infância: interações/brincadeiras e perspetivas dos intervenientes |
author |
Oliveira, Vânia Reis |
author_facet |
Oliveira, Vânia Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Sónia Cristina Lopes Dias, Maria Isabel Pinto Simões IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Vânia Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Creche Jardim de Infância Relação entre pares Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação Pré-escolar Creche Jardim de Infância Relação entre pares Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e coloca em evidência as aprendizagens realizadas sobre a Educação de Infância ao longo de dois anos letivos, 2015/2016 e 2016/2017. Organizado em duas partes (uma relativa à dimensão reflexiva e outra à dimensão investigativa) integra na parte I, três capítulos: capítulo 1 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de creche (apresentação do contexto educativo, características de desenvolvimento e aprendizagem das crianças 1-2 anos, aprendendo e descobrindo em contexto de creche e o ser educador em contexto de creche); capítulo 2 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância I (caracterização do contexto educativo, características de desenvolvimento e aprendizagem das crianças 3-4 anos e aprendendo e descobrindo em contexto de Jardim de Infância I). E o capítulo 3 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância II (caracterização do contexto educativo, aprendendo e (re) descobrindo em contexto de Jardim de Infância II e o ser educador em contexto de Jardim de Infância). A parte II integra o trabalho de investigação desenvolvido no contexto de Jardim de Infância II com 23 crianças que visou i) identificar a frequência de utilização das crianças na área da casinha, ii) conhecer as perspetivas das crianças sobre essa área, iii) conhecer as perspetivas dos adultos acerca do brincar neste espaço da sala e iv) identificar e caracterizar o tipo de interações e brincadeiras que as crianças estabelecem na área da casinha. Os dados, recolhidos através de registos descritivos, registos videográficos e entrevistas, permitiram encontrar categorias de análise e inferir que as crianças em estudo interagiram com objetos (predominantemente), com pares e com os adultos na área da casinha. Os resultados revelaram, ainda, o saber das crianças sobre a organização do espaço/materiais e sobre o papel do adulto no espaço da área da casinha. Estes resultados reforçam a importância do Educador de Infância escutar as crianças para (re)ajustar a sua prática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19T12:02:35Z 2017-11-09 2017-11-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/2910 TID:201786311 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/2910 |
identifier_str_mv |
TID:201786311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136966174834688 |