Relatório de Estágio de Marta João Rebelo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Marta João Rebelo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21678
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento resulta de todo o percurso de formação inicial nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que permite a construção de um perfil duplo, que congrega a construção de conhecimentos sobre cada um dos níveis educativos. Este traduz-se nas aprendizagens realizadas ao longo do processo educativo, contribuindo para a construção de uma identidade enquanto profissional de perfil duplo, habilitado para a prática educativa nas duas valências. Este relatório apresenta a construção de uma identidade profissional investigativa, crítica e reflexiva através da articulação de uma sustentação teórica e prática em que se promove uma educação centrada na aprendizagem da criança e ainda na construção de saberes intrínsecos ao papel docente. É ainda abordado o contributo da Metodologia de Investigação-ação num processo incessante de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, permitindo a construção da futura docente que proporcione práticas educativas transformadoras com base no interesses, dificuldades e necessidades de cada criança. Assim, foi possível desenvolver diversas ações pedagógicas inovadoras que se apoiaram no paradigma socioconstrutivista em que se privilegia metodologias ativas. Em ambos os contextos educativos, optou-se pela Metodologia de trabalho por projeto, sustentadas na constante observação, comunicação e colaboração com o par pedagógico, as orientadoras cooperantes e as supervisoras institucionais em que se procurou ir ao encontro dos interesses, motivações, dificuldades, ritmos de aprendizagem e capacidades de cada criança.
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