Relatório de Estágio de Marta João Rebelo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21678 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento resulta de todo o percurso de formação inicial nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que permite a construção de um perfil duplo, que congrega a construção de conhecimentos sobre cada um dos níveis educativos. Este traduz-se nas aprendizagens realizadas ao longo do processo educativo, contribuindo para a construção de uma identidade enquanto profissional de perfil duplo, habilitado para a prática educativa nas duas valências. Este relatório apresenta a construção de uma identidade profissional investigativa, crítica e reflexiva através da articulação de uma sustentação teórica e prática em que se promove uma educação centrada na aprendizagem da criança e ainda na construção de saberes intrínsecos ao papel docente. É ainda abordado o contributo da Metodologia de Investigação-ação num processo incessante de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, permitindo a construção da futura docente que proporcione práticas educativas transformadoras com base no interesses, dificuldades e necessidades de cada criança. Assim, foi possível desenvolver diversas ações pedagógicas inovadoras que se apoiaram no paradigma socioconstrutivista em que se privilegia metodologias ativas. Em ambos os contextos educativos, optou-se pela Metodologia de trabalho por projeto, sustentadas na constante observação, comunicação e colaboração com o par pedagógico, as orientadoras cooperantes e as supervisoras institucionais em que se procurou ir ao encontro dos interesses, motivações, dificuldades, ritmos de aprendizagem e capacidades de cada criança. |
id |
RCAP_92cdd512e352cc0c87da1e44050c3781 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/21678 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio de Marta João Rebelo FreirePrática educativa supervisionadaEducação Pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoMetodologia de investigação-açãoIdentidade profissionalMetodologias ativasSupervised educational practicePre-school education1st Cycle of Basic EducationAction research methodologyProfessional identityActive methodologiesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento resulta de todo o percurso de formação inicial nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que permite a construção de um perfil duplo, que congrega a construção de conhecimentos sobre cada um dos níveis educativos. Este traduz-se nas aprendizagens realizadas ao longo do processo educativo, contribuindo para a construção de uma identidade enquanto profissional de perfil duplo, habilitado para a prática educativa nas duas valências. Este relatório apresenta a construção de uma identidade profissional investigativa, crítica e reflexiva através da articulação de uma sustentação teórica e prática em que se promove uma educação centrada na aprendizagem da criança e ainda na construção de saberes intrínsecos ao papel docente. É ainda abordado o contributo da Metodologia de Investigação-ação num processo incessante de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, permitindo a construção da futura docente que proporcione práticas educativas transformadoras com base no interesses, dificuldades e necessidades de cada criança. Assim, foi possível desenvolver diversas ações pedagógicas inovadoras que se apoiaram no paradigma socioconstrutivista em que se privilegia metodologias ativas. Em ambos os contextos educativos, optou-se pela Metodologia de trabalho por projeto, sustentadas na constante observação, comunicação e colaboração com o par pedagógico, as orientadoras cooperantes e as supervisoras institucionais em que se procurou ir ao encontro dos interesses, motivações, dificuldades, ritmos de aprendizagem e capacidades de cada criança.This internship report comes within the scope of the Supervised Educational Practice curricular unit, included in the study plan of the Master's in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. This document results from the entire course of initial training in the contexts of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, which allows the construction of a double profile, which brings together the construction of knowledge about each of the educational levels. This is reflected in the learning carried out throughout the educational process, contributing to the construction of an identity as a professional with a double profile, qualified for the educational practice in both abilities. This report presents the construction of an investigative, critical and reflective professional identity through the articulation of theoretical and practical support in which an education centered on children's learning is promoted and also on the construction of knowledge intrinsic to the teaching role. The contribution of the Action & Research Methodology in an incessant process of observation, planning, action, evaluation and reflection is also addressed, allowing the development of the future teacher who provides transformative educational practices based on the interests, difficulties and needs of each child. Thus, it was possible to develop several innovative pedagogical actions that were supported by the socio-constructivist paradigm in which active methodologies are privileged. In both educational contexts, the project work Methodology was chosen, based on constant observation, communication and collaboration with the pedagogical pair, the cooperating supervisors and institutional supervisors in which we sought to meet the interests, motivations, difficulties, learning rhythms and abilities of each child.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, PaulaGraça, Vânia Gabriela DiasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFreire, Marta João Rebelo2023-01-19T12:14:08Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21678TID:203181832porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:43.976867Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio de Marta João Rebelo Freire |
title |
Relatório de Estágio de Marta João Rebelo Freire |
spellingShingle |
Relatório de Estágio de Marta João Rebelo Freire Freire, Marta João Rebelo Prática educativa supervisionada Educação Pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Metodologia de investigação-ação Identidade profissional Metodologias ativas Supervised educational practice Pre-school education 1st Cycle of Basic Education Action research methodology Professional identity Active methodologies Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio de Marta João Rebelo Freire |
title_full |
Relatório de Estágio de Marta João Rebelo Freire |
title_fullStr |
Relatório de Estágio de Marta João Rebelo Freire |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio de Marta João Rebelo Freire |
title_sort |
Relatório de Estágio de Marta João Rebelo Freire |
author |
Freire, Marta João Rebelo |
author_facet |
Freire, Marta João Rebelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Quadros-Flores, Paula Graça, Vânia Gabriela Dias Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Marta João Rebelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa supervisionada Educação Pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Metodologia de investigação-ação Identidade profissional Metodologias ativas Supervised educational practice Pre-school education 1st Cycle of Basic Education Action research methodology Professional identity Active methodologies Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática educativa supervisionada Educação Pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Metodologia de investigação-ação Identidade profissional Metodologias ativas Supervised educational practice Pre-school education 1st Cycle of Basic Education Action research methodology Professional identity Active methodologies Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento resulta de todo o percurso de formação inicial nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que permite a construção de um perfil duplo, que congrega a construção de conhecimentos sobre cada um dos níveis educativos. Este traduz-se nas aprendizagens realizadas ao longo do processo educativo, contribuindo para a construção de uma identidade enquanto profissional de perfil duplo, habilitado para a prática educativa nas duas valências. Este relatório apresenta a construção de uma identidade profissional investigativa, crítica e reflexiva através da articulação de uma sustentação teórica e prática em que se promove uma educação centrada na aprendizagem da criança e ainda na construção de saberes intrínsecos ao papel docente. É ainda abordado o contributo da Metodologia de Investigação-ação num processo incessante de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, permitindo a construção da futura docente que proporcione práticas educativas transformadoras com base no interesses, dificuldades e necessidades de cada criança. Assim, foi possível desenvolver diversas ações pedagógicas inovadoras que se apoiaram no paradigma socioconstrutivista em que se privilegia metodologias ativas. Em ambos os contextos educativos, optou-se pela Metodologia de trabalho por projeto, sustentadas na constante observação, comunicação e colaboração com o par pedagógico, as orientadoras cooperantes e as supervisoras institucionais em que se procurou ir ao encontro dos interesses, motivações, dificuldades, ritmos de aprendizagem e capacidades de cada criança. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-19T12:14:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/21678 TID:203181832 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/21678 |
identifier_str_mv |
TID:203181832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131504583901184 |