Relatório de Estágio de Raquel Alexandra Ferreira Gonçalves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Raquel Alexandra Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20740
Resumo: O presente documento, inserido na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, espelha o percurso formativo vivenciado nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, pretendendo, assim, evidenciar o crescimento pessoal e profissional ocorrido, numa perspetiva da construção colaborativa dos saberes profissionais. Apresenta-se, portanto, o processo de construção de identidade profissional, no qual se reflete as competências desenvolvidas e as aprendizagens vivenciadas e alcançadas, integrando e construindo saberes experienciais e compreendendo uma reflexão crítica e contextualizada numa melhoria contínua do perfil profissional. Este processo formativo permitiu reunir os referenciais teóricos e legais compreendidos ao longo do estudo académico, mobilizando conhecimentos teóricos, científicos e pedagógicos, o que possibilitou a realização de práticas fundamentadas e reflexões críticas no processo de ensino e de aprendizagem das crianças e da própria díade, como o facto de valorizarem as suas diferenças e particularidades criando momentos de aprendizagens significativas para o crescimento dessas competências. O saber da praxis foi enriquecido sobretudo pelo trabalho colaborativo desenvolvido entre a díade, as docentes cooperantes, as crianças e as supervisoras institucionais. Assim, as etapas da Metodologia de Investigação-Ação, numa sequência de observação, planificação, ação e reflexão, e o modelo socioconstrutivista, base da construção social do conhecimento profissional, contribuirão para o desenvolvimento de um perfil docente indagador e reflexivo, no qual se articulou a os fundamentos teóricos com a prática. Além disso, importa destacar o perfil duplo do docente, devendo, este, consciencializar e refletir acerca dos parâmetros educativos (Oliveira & Formosinho, 2016).
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