Estudo exploratório das características psicométricas do perfil PERMA em contexto educativo de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Catarina Barbosa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5108
Resumo: O Modelo PERMA de Seligman (2011) postula que o bem-estar é um construto que envolve cinco grandes pilares: (P) emoções positivas; (E) envolvimento, (R) relações positivas, (M) significado; e (A) realização pessoal. Neste âmbito a escala PERMA Profiler foi desenvolvida por Butler e Kern (2016a) com base neste modelo. Este instrumento já foi adaptado e validado em vários outros países: Itália (Giangrasso, 2018), Alemanha (Wammerl et al., 2019), Grécia (Pezirkianidis et al., 2019), entre outros. Os resultados desses estudos fornecem, de modo geral, evidências de confiabilidade adequadas. A presente investigação contou com uma amostra (N = 204) de alunos e docentes de ensino superior e visa fornecer evidência acerca das características psicométricas do PERMA-Perfil (Butler & Kern 2016a), da versão adaptada de Pocinho et al. (2020), para o meio educativo de ensino superior português, assim como avaliar a consistência interna e fiabilidade da escala. Além do mais, pretende-se compreender as diferenças encontradas no bem-estar tendo em conta o género, idade e tipo de participante. Os resultados permitiram constatar: características psicométricas adequadas (Emoções Positivas, α = .86; Relações, α = .76; Significado, α = .86; Realização, α = .67, Emoções Negativas, α = .70; Saúde, α = .79), à exceção do fator Envolvimento (α = .57); diferenças significativas no bem-estar tendo em conta o género (no domínio das relações, emoções negativas e saúde), a idade (no envolvimento, significado e realização) e o tipo de participante (num item do fator envolvimento); e uma tendência para um maior bem-estar docente comparativamente ao bem-estar discente.
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