O papel do cyberbullying no burnout e presentismo nos professores: A dimensão com o modelo JD-Resources

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Inês Tomás Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27411
Resumo: Com a transformação digital, fenómenos como o Cyberbullying entraram na atmosfera escolar, tornando os docentes os agentes primordiais para solucionar as situações. Todavia, o ramo da docência relata dificuldades na perceção deste fenómeno, vivenciando presentismo e burnout, face ao elevado stress nas escolas portuguesas. Estes valores podem atenuar as perdas de produtividade na doença com a presença de calling. Com o recurso ao modelo JD-R, interpretação do binómio exigências – recursos, detetamos se estamos perante um equilíbrio no quadro organizacional ou se estamos em regimes de alta tensão e desmotivação. O principal objetivo do estudo consistiu na compreensão das necessidades sentidas pelos docentes, para diminuir o impacto dos fenómenos de presentismo e burnout no seu exercício de funções e lidarem, eficazmente, com incidentes de cyberbullying. Para esse fim, foram desenvolvidos dois estudos mistos, com o intuito de as hipóteses colocadas pelo quantitativo fossem enriquecidas com as inferências retiradas do qualitativo. Utilizou-se uma amostra de 542 professores do 3º ciclo do ensino básico para os questionários e de 63 para as entrevistas. Os resultados demonstraram que a existência de calling na profissão resulta numa menor perda de produtividade na doença, devido a uma menor frequência de presentismo. Este efeito é mais acentuado na presença de observação de cyberbullying. Um contributo para a literatura, dado que, são poucos os que trazem este fenómeno como uma exigência no trabalho. É pertinente sabermos quais as exigências que os professores sentem e os recursos que carecem podendo-se implementar estratégias de intervenção.
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