Atividades de exploração da natureza no âmbito das atividades de enriquecimento curricular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48433 |
Resumo: | Objetivo: Verificar em que medida os docentes da área de Atividade Física e Desportiva lecionavam as Atividades de Exploração da Natureza (AEN) no contexto de sua prática letiva, a periodicidade em que o faziam, bem como o domínio dos conteúdos que abordavam nesta vertente. Metodologia: A pesquisa abrangeu professores que lecionavam em 75 escolas diferentes, pertencentes a 45 grupamentos distintos, 21 concelhos, de 8 distritos diferentes, sendo mais representados, com pelo menos 5% de respondentes da amostra, os concelhos de Coimbra (20,6%), Figueira da Foz (19,0%), Santa Maria da Feira (9,5%) e Alcobaça (6,3%). Além dos concelhos discriminados na Tabela 1, houve frequência de 1 docente de cada um dos seguintes concelhos, compondo a categoria “Outros”: Almeirim, Aver-o-Mar, Esgueira, Góis, Leiria, Lisboa, Montemor-o-Velho, Póvoa de Varzim e Vila Verde, sendo os distritos de Coimbra e de Aveiro os mais representados na amostra (65,1% e 19,0%, respetivamente). Procedimentos: Foi aplicado um questionário constituído por questões abertas e fechadas, nas quais as categorias de resposta foram previamente definidas. Os procedimentos adotados, nomeadamente, número de questões e forma de aplicação do questionário, foram iguais para todos os professores. Todos os registos de interesse dos participantes desta pesquisa foram dispostos apropriadamente em uma única planilha eletrônica, construindo assim o banco de dados da pesquisa que foi analisado pelo programa IBM-SPSS (Statistical for the Social Science), versão 22.0. A análise descritiva foi feita baseada em gráficos boxplots, distribuições de frequências e cálculo de estatísticas descritivas. A distribuição de frequências em classes de uma variável quantitativa X seguiu a determinação do número de classes pela fórmula, =1+3,32log , e a amplitude de classes dada por ℎ=, onde n é o tamanho da amostra e = á−í. Na análise inferencial, foram feitos testes de significância estatística para analisar se eram significativas as diferenças encontradas entre distribuições de grupos independentes. Para analisar as respostas das questões e fatores qualitativos (género do docente e o fator pós-graduação), foi usado o Teste qui-quadrado; e quando o teste qui-quadrado se mostrou inconclusivo, utilizou-se alternativamente o Teste Exato de Fisher. Uma vez que as variáveis quantitativas não seguiam distribuição normal, as distribuições de variáveis quantitativas e de variáveis ordinais de dois grupos independentes foram comparadas pelo teste de Mann-Whitney. A correlação entre duas variáveis quantitativas foi avaliada pelo coeficiente de Correlação de Ordem de Spearman. A correlação foi considerada forte se seu valor absoluto for maior que 0,7 e foi considerada moderada se seu valor absoluto for maior que 0,5 e menor ou igual a 0.7. Todas as discussões acerca dos testes de significância estatística foram realizadas considerando nível de significância máximo de 5% (0,05), ou seja, foi adotada a seguinte regra de decisão nos testes estatísticos: rejeição da hipótese nula sempre que o p-valor associado ao teste for menor que 0,05. As instituições que apareceram com maiores frequências foram a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (26,2%), a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (11,5%) e a Escola Superior de Educação de Coimbra (6,6%). Resultados: As frequências percentuais dos concelhos nos subgrupos femininos e masculino diferem em mais de 10% apenas para o concelho de Alcobaça, que tem maior representação no grupo feminino. Nos demais concelhos, as proporções nos subgrupos feminino e masculino não diferem de forma relevante. As frequências dos distritos nos grupos femininos e masculinos também não diferem em mais de 5%, sugerindo que não há diferença significativa entre as distribuições dos distritos nos grupos feminino e masculino. Quanto à idade, verifica-se que os participantes deste estudo se concentravam tipicamente na faixa etária maior ou igual a 21 anos e menor que 39 anos (71,4%), e não há diferença significativa entre as distribuições de idade dos participantes dos grupos feminino e masculino (p-valor do teste de Mann-Whitney=0,786; estatística U padronizada = -0,272). A proporção de docentes licenciados é de 94,6%, e não existe diferença significativa entre as proporções de mulheres e homens licenciados (p-valor=0,130 do teste Exato de Fisher, estatística de teste=3,592). 50,8% dos profissionais tinham pós-graduação, e a pós-graduação também não é associada ao género do professor: 57,5% dos homens tinham pós-graduação, proporção maior que a proporção de mulheres com pós-graduação, 39,1%, mas tal diferença não é significativa sob o ponto de vista estatístico (p-valor=0,160; estatística do teste qui-quadrado=1,972). Os 61 Escola Superior de Educação | Politécnico de Coimbra IV docentes licenciados tinham obtido a graduação tipicamente há menos de 9 anos (57,4 %) e não existe diferença significativa entre as distribuições de tempo de Licenciatura dos participantes dos grupos feminino e masculino (p-valor do teste de Mann-Whitney=0,715; estatística U padronizada = -0,365). Os 31 docentes que tinham Mestrado obtiveram-no, maioritariamente, na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (55,6%). As proporções das instituições citadas nos subgrupos feminino e masculino diferem em mais de 10% apenas para a Escola Superior de Educação de Coimbra, que tem 22,2% as mulheres com Mestrado e 0,0% dos homens com Mestrado. Logo, observa-se concentração maior de mulheres que fizeram Mestrado nesta instituição. Finalmente, os docentes indicaram que tinham obtido o título de Mestre tipicamente há menos de 5 anos (58,1%) e não havendo diferença significativa entre as distribuições de tempo de obtenção do Mestrado dos participantes dos grupos feminino e masculino (p-valor do teste de Mann-Whitney=0,881; estatística U padronizada = 0,153). Conclusões: O presente estudo indica a necessidade de formação continuada e atualizações sobre AEN para os docentes que lecionam AEC. A importância que dão a lecionação da AEN no contexto da AEC não está em harmonia com a realidade da lecionação da AEN. O estudo sugere que a lecionação das AEN é feita em baixa frequência e com pouca articulação com as áreas curriculares disciplinares do Programa do 1º CEB, mostrando também a necessidade de que mais professores titulares das turmas lecionem em Educação Física o bloco de matéria Percursos na Natureza. Além disso, os docentes pós-graduados tendem a ter melhor formação e conhecimento dos conteúdos das AEN do que os docentes não pós-graduados, embora isso não se traduza em melhor prática docente quanto a lecionação das AEN nas AEC, quando comparados com a prática docente dos não graduados. Comparando os subgrupos sem e com formação em AEN, nenhuma diferença significativa foi encontrada entre eles. Logo, o fato de ter formação em AEN não emerge em diferença significativa na importância dada e prática da lecionação em AEN com relação a quem não tem formação em AEN. |
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Além dos concelhos discriminados na Tabela 1, houve frequência de 1 docente de cada um dos seguintes concelhos, compondo a categoria “Outros”: Almeirim, Aver-o-Mar, Esgueira, Góis, Leiria, Lisboa, Montemor-o-Velho, Póvoa de Varzim e Vila Verde, sendo os distritos de Coimbra e de Aveiro os mais representados na amostra (65,1% e 19,0%, respetivamente). Procedimentos: Foi aplicado um questionário constituído por questões abertas e fechadas, nas quais as categorias de resposta foram previamente definidas. Os procedimentos adotados, nomeadamente, número de questões e forma de aplicação do questionário, foram iguais para todos os professores. Todos os registos de interesse dos participantes desta pesquisa foram dispostos apropriadamente em uma única planilha eletrônica, construindo assim o banco de dados da pesquisa que foi analisado pelo programa IBM-SPSS (Statistical for the Social Science), versão 22.0. 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A correlação entre duas variáveis quantitativas foi avaliada pelo coeficiente de Correlação de Ordem de Spearman. A correlação foi considerada forte se seu valor absoluto for maior que 0,7 e foi considerada moderada se seu valor absoluto for maior que 0,5 e menor ou igual a 0.7. Todas as discussões acerca dos testes de significância estatística foram realizadas considerando nível de significância máximo de 5% (0,05), ou seja, foi adotada a seguinte regra de decisão nos testes estatísticos: rejeição da hipótese nula sempre que o p-valor associado ao teste for menor que 0,05. As instituições que apareceram com maiores frequências foram a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (26,2%), a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (11,5%) e a Escola Superior de Educação de Coimbra (6,6%). Resultados: As frequências percentuais dos concelhos nos subgrupos femininos e masculino diferem em mais de 10% apenas para o concelho de Alcobaça, que tem maior representação no grupo feminino. Nos demais concelhos, as proporções nos subgrupos feminino e masculino não diferem de forma relevante. As frequências dos distritos nos grupos femininos e masculinos também não diferem em mais de 5%, sugerindo que não há diferença significativa entre as distribuições dos distritos nos grupos feminino e masculino. Quanto à idade, verifica-se que os participantes deste estudo se concentravam tipicamente na faixa etária maior ou igual a 21 anos e menor que 39 anos (71,4%), e não há diferença significativa entre as distribuições de idade dos participantes dos grupos feminino e masculino (p-valor do teste de Mann-Whitney=0,786; estatística U padronizada = -0,272). 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A importância que dão a lecionação da AEN no contexto da AEC não está em harmonia com a realidade da lecionação da AEN. O estudo sugere que a lecionação das AEN é feita em baixa frequência e com pouca articulação com as áreas curriculares disciplinares do Programa do 1º CEB, mostrando também a necessidade de que mais professores titulares das turmas lecionem em Educação Física o bloco de matéria Percursos na Natureza. Além disso, os docentes pós-graduados tendem a ter melhor formação e conhecimento dos conteúdos das AEN do que os docentes não pós-graduados, embora isso não se traduza em melhor prática docente quanto a lecionação das AEN nas AEC, quando comparados com a prática docente dos não graduados. Comparando os subgrupos sem e com formação em AEN, nenhuma diferença significativa foi encontrada entre eles. 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Procedimentos: Foi aplicado um questionário constituído por questões abertas e fechadas, nas quais as categorias de resposta foram previamente definidas. Os procedimentos adotados, nomeadamente, número de questões e forma de aplicação do questionário, foram iguais para todos os professores. Todos os registos de interesse dos participantes desta pesquisa foram dispostos apropriadamente em uma única planilha eletrônica, construindo assim o banco de dados da pesquisa que foi analisado pelo programa IBM-SPSS (Statistical for the Social Science), versão 22.0. A análise descritiva foi feita baseada em gráficos boxplots, distribuições de frequências e cálculo de estatísticas descritivas. A distribuição de frequências em classes de uma variável quantitativa X seguiu a determinação do número de classes pela fórmula, =1+3,32log , e a amplitude de classes dada por ℎ=, onde n é o tamanho da amostra e = á−í. Na análise inferencial, foram feitos testes de significância estatística para analisar se eram significativas as diferenças encontradas entre distribuições de grupos independentes. Para analisar as respostas das questões e fatores qualitativos (género do docente e o fator pós-graduação), foi usado o Teste qui-quadrado; e quando o teste qui-quadrado se mostrou inconclusivo, utilizou-se alternativamente o Teste Exato de Fisher. Uma vez que as variáveis quantitativas não seguiam distribuição normal, as distribuições de variáveis quantitativas e de variáveis ordinais de dois grupos independentes foram comparadas pelo teste de Mann-Whitney. A correlação entre duas variáveis quantitativas foi avaliada pelo coeficiente de Correlação de Ordem de Spearman. A correlação foi considerada forte se seu valor absoluto for maior que 0,7 e foi considerada moderada se seu valor absoluto for maior que 0,5 e menor ou igual a 0.7. Todas as discussões acerca dos testes de significância estatística foram realizadas considerando nível de significância máximo de 5% (0,05), ou seja, foi adotada a seguinte regra de decisão nos testes estatísticos: rejeição da hipótese nula sempre que o p-valor associado ao teste for menor que 0,05. As instituições que apareceram com maiores frequências foram a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (26,2%), a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (11,5%) e a Escola Superior de Educação de Coimbra (6,6%). Resultados: As frequências percentuais dos concelhos nos subgrupos femininos e masculino diferem em mais de 10% apenas para o concelho de Alcobaça, que tem maior representação no grupo feminino. Nos demais concelhos, as proporções nos subgrupos feminino e masculino não diferem de forma relevante. As frequências dos distritos nos grupos femininos e masculinos também não diferem em mais de 5%, sugerindo que não há diferença significativa entre as distribuições dos distritos nos grupos feminino e masculino. Quanto à idade, verifica-se que os participantes deste estudo se concentravam tipicamente na faixa etária maior ou igual a 21 anos e menor que 39 anos (71,4%), e não há diferença significativa entre as distribuições de idade dos participantes dos grupos feminino e masculino (p-valor do teste de Mann-Whitney=0,786; estatística U padronizada = -0,272). A proporção de docentes licenciados é de 94,6%, e não existe diferença significativa entre as proporções de mulheres e homens licenciados (p-valor=0,130 do teste Exato de Fisher, estatística de teste=3,592). 50,8% dos profissionais tinham pós-graduação, e a pós-graduação também não é associada ao género do professor: 57,5% dos homens tinham pós-graduação, proporção maior que a proporção de mulheres com pós-graduação, 39,1%, mas tal diferença não é significativa sob o ponto de vista estatístico (p-valor=0,160; estatística do teste qui-quadrado=1,972). Os 61 Escola Superior de Educação | Politécnico de Coimbra IV docentes licenciados tinham obtido a graduação tipicamente há menos de 9 anos (57,4 %) e não existe diferença significativa entre as distribuições de tempo de Licenciatura dos participantes dos grupos feminino e masculino (p-valor do teste de Mann-Whitney=0,715; estatística U padronizada = -0,365). 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A importância que dão a lecionação da AEN no contexto da AEC não está em harmonia com a realidade da lecionação da AEN. O estudo sugere que a lecionação das AEN é feita em baixa frequência e com pouca articulação com as áreas curriculares disciplinares do Programa do 1º CEB, mostrando também a necessidade de que mais professores titulares das turmas lecionem em Educação Física o bloco de matéria Percursos na Natureza. Além disso, os docentes pós-graduados tendem a ter melhor formação e conhecimento dos conteúdos das AEN do que os docentes não pós-graduados, embora isso não se traduza em melhor prática docente quanto a lecionação das AEN nas AEC, quando comparados com a prática docente dos não graduados. Comparando os subgrupos sem e com formação em AEN, nenhuma diferença significativa foi encontrada entre eles. Logo, o fato de ter formação em AEN não emerge em diferença significativa na importância dada e prática da lecionação em AEN com relação a quem não tem formação em AEN. |
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