Seis anos de atividades de Enriquecimento Curricular. Análise SWOT e recomendações.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Isabel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cristóvão, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7013
Resumo: O Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º ciclo do ensino básico foi criado pelo Despacho n.º 12591/2006 de 16 de junho e encontra-se regulamentado pelo Despacho n.º 14460/2008 de 26 de maio com a redação que lhe é dada pelo Despacho n.º 8683/2011 de 28 de junho. Este programa constitui uma importante medida de política educativa para a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem e implementação da “escola a tempo inteiro”. Neste sentido, as AEC pretendem cumprir o duplo objetivo de garantir a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, de forma gratuita, a oferta de um conjunto de aprendizagens enriquecedoras do currículo, ao mesmo tempo que visa articular o funcionamento da escola com a organização de respostas sociais no domínio do apoio às famílias. Assim, procura-se adaptar os tempos de permanência dos alunos na escola tendo em conta as necessidades das famílias e, simultaneamente, garantir que estes são pedagogicamente ricos e complementares das aprendizagens das competências básicas (Despacho n.º 14460/2008, de 26 de Maio). A Atividades de Enriquecimento Curricular que tiveram o seu início no ano letivo de 2005/2006 com a generalização do ensino de Inglês nos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do ensino básico, rapidamente evoluíram para uma oferta diversificada de atividades nos quatro anos deste ciclo de estudos. Nesta comunicação apresentamos os resultados de uma revisão da literatura sobre as Atividades de Enriquecimento Curricular que nos serviu para fazer o balanço dos seis anos do programa. Analisámos três livros, 16 dissertações, teses e artigos e 13 relatórios. Identificámos os objetos de estudo, as amostras e o tipo de inquiridos e procedemos a uma análise SWOT da informação com o objetivo de identificar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e os constrangimentos e, desde modo, apresentar um conjunto de recomendações que possam contribuir para a melhoria das AEC.
id RCAP_e5a4dba73aa35d2ee5e851879b13b798
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Seis anos de atividades de Enriquecimento Curricular. Análise SWOT e recomendações.Atividades de Enriquecimento CurricularO Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º ciclo do ensino básico foi criado pelo Despacho n.º 12591/2006 de 16 de junho e encontra-se regulamentado pelo Despacho n.º 14460/2008 de 26 de maio com a redação que lhe é dada pelo Despacho n.º 8683/2011 de 28 de junho. Este programa constitui uma importante medida de política educativa para a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem e implementação da “escola a tempo inteiro”. Neste sentido, as AEC pretendem cumprir o duplo objetivo de garantir a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, de forma gratuita, a oferta de um conjunto de aprendizagens enriquecedoras do currículo, ao mesmo tempo que visa articular o funcionamento da escola com a organização de respostas sociais no domínio do apoio às famílias. Assim, procura-se adaptar os tempos de permanência dos alunos na escola tendo em conta as necessidades das famílias e, simultaneamente, garantir que estes são pedagogicamente ricos e complementares das aprendizagens das competências básicas (Despacho n.º 14460/2008, de 26 de Maio). A Atividades de Enriquecimento Curricular que tiveram o seu início no ano letivo de 2005/2006 com a generalização do ensino de Inglês nos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do ensino básico, rapidamente evoluíram para uma oferta diversificada de atividades nos quatro anos deste ciclo de estudos. Nesta comunicação apresentamos os resultados de uma revisão da literatura sobre as Atividades de Enriquecimento Curricular que nos serviu para fazer o balanço dos seis anos do programa. Analisámos três livros, 16 dissertações, teses e artigos e 13 relatórios. Identificámos os objetos de estudo, as amostras e o tipo de inquiridos e procedemos a uma análise SWOT da informação com o objetivo de identificar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e os constrangimentos e, desde modo, apresentar um conjunto de recomendações que possam contribuir para a melhoria das AEC.2013-01-03T14:49:17Z2013-01-032012-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/7013http://hdl.handle.net/10174/7013porsimsimsimifialho@uevora.ptanamaria.cristovao@gmail.com229Fialho, IsabelCristóvão, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:46:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:01:38.611694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Seis anos de atividades de Enriquecimento Curricular. Análise SWOT e recomendações.
title Seis anos de atividades de Enriquecimento Curricular. Análise SWOT e recomendações.
spellingShingle Seis anos de atividades de Enriquecimento Curricular. Análise SWOT e recomendações.
Fialho, Isabel
Atividades de Enriquecimento Curricular
title_short Seis anos de atividades de Enriquecimento Curricular. Análise SWOT e recomendações.
title_full Seis anos de atividades de Enriquecimento Curricular. Análise SWOT e recomendações.
title_fullStr Seis anos de atividades de Enriquecimento Curricular. Análise SWOT e recomendações.
title_full_unstemmed Seis anos de atividades de Enriquecimento Curricular. Análise SWOT e recomendações.
title_sort Seis anos de atividades de Enriquecimento Curricular. Análise SWOT e recomendações.
author Fialho, Isabel
author_facet Fialho, Isabel
Cristóvão, Ana Maria
author_role author
author2 Cristóvão, Ana Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Isabel
Cristóvão, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades de Enriquecimento Curricular
topic Atividades de Enriquecimento Curricular
description O Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º ciclo do ensino básico foi criado pelo Despacho n.º 12591/2006 de 16 de junho e encontra-se regulamentado pelo Despacho n.º 14460/2008 de 26 de maio com a redação que lhe é dada pelo Despacho n.º 8683/2011 de 28 de junho. Este programa constitui uma importante medida de política educativa para a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem e implementação da “escola a tempo inteiro”. Neste sentido, as AEC pretendem cumprir o duplo objetivo de garantir a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico, de forma gratuita, a oferta de um conjunto de aprendizagens enriquecedoras do currículo, ao mesmo tempo que visa articular o funcionamento da escola com a organização de respostas sociais no domínio do apoio às famílias. Assim, procura-se adaptar os tempos de permanência dos alunos na escola tendo em conta as necessidades das famílias e, simultaneamente, garantir que estes são pedagogicamente ricos e complementares das aprendizagens das competências básicas (Despacho n.º 14460/2008, de 26 de Maio). A Atividades de Enriquecimento Curricular que tiveram o seu início no ano letivo de 2005/2006 com a generalização do ensino de Inglês nos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do ensino básico, rapidamente evoluíram para uma oferta diversificada de atividades nos quatro anos deste ciclo de estudos. Nesta comunicação apresentamos os resultados de uma revisão da literatura sobre as Atividades de Enriquecimento Curricular que nos serviu para fazer o balanço dos seis anos do programa. Analisámos três livros, 16 dissertações, teses e artigos e 13 relatórios. Identificámos os objetos de estudo, as amostras e o tipo de inquiridos e procedemos a uma análise SWOT da informação com o objetivo de identificar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e os constrangimentos e, desde modo, apresentar um conjunto de recomendações que possam contribuir para a melhoria das AEC.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-01T00:00:00Z
2013-01-03T14:49:17Z
2013-01-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7013
http://hdl.handle.net/10174/7013
url http://hdl.handle.net/10174/7013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv sim
sim
sim
ifialho@uevora.pt
anamaria.cristovao@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136499857358848