A expressão dramática / teatro como prática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : contributo para a sua caracterização a partir das concepções, comportamentos e percepções numa amostra de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Margarida Adónis
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47894
Resumo: Sob o paradigma da sociedade contemporânea, cujas transformações estruturais fazem emergir diferentes necessidades e competências aos seus actores sociais, também a escola, reflexo e barómetro dessas alterações, catapulta a necessidade de reorganizar os seus métodos de ensino, os seus próprios objectivos e práticas. Com o presente estudo, pretende reflectir-se sobre o enquadramento das expressões artísticas na escola actual, à luz das novas realidades escolares, e conhecer as percepções e significados dos professores de teatro/expressão dramática, no que diz respeito à sua prática nas actividades dramáticas nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico.
id RCAP_92fda990d0e0749c9d84bb4eab7b20f3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47894
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A expressão dramática / teatro como prática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : contributo para a sua caracterização a partir das concepções, comportamentos e percepções numa amostra de professoresArtes na educaçãoactividades dramáticasprofessores de expressão dramática/teatroconcepções, comportamentos e percepções do processo ensinoaprendizagemArts in educationdrama activitiesDrama and Theatre teachersconceptions, behaviour and the perceptions of the process of teaching learning.Sob o paradigma da sociedade contemporânea, cujas transformações estruturais fazem emergir diferentes necessidades e competências aos seus actores sociais, também a escola, reflexo e barómetro dessas alterações, catapulta a necessidade de reorganizar os seus métodos de ensino, os seus próprios objectivos e práticas. Com o presente estudo, pretende reflectir-se sobre o enquadramento das expressões artísticas na escola actual, à luz das novas realidades escolares, e conhecer as percepções e significados dos professores de teatro/expressão dramática, no que diz respeito à sua prática nas actividades dramáticas nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico.Figueira, Ana Paula CouceiroRepositório ComumTorres, Margarida Adónis2023-11-09T10:47:04Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47894porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:15:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47894Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:36.632069Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A expressão dramática / teatro como prática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : contributo para a sua caracterização a partir das concepções, comportamentos e percepções numa amostra de professores
title A expressão dramática / teatro como prática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : contributo para a sua caracterização a partir das concepções, comportamentos e percepções numa amostra de professores
spellingShingle A expressão dramática / teatro como prática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : contributo para a sua caracterização a partir das concepções, comportamentos e percepções numa amostra de professores
Torres, Margarida Adónis
Artes na educação
actividades dramáticas
professores de expressão dramática/teatro
concepções, comportamentos e percepções do processo ensinoaprendizagem
Arts in education
drama activities
Drama and Theatre teachers
conceptions, behaviour and the perceptions of the process of teaching learning.
title_short A expressão dramática / teatro como prática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : contributo para a sua caracterização a partir das concepções, comportamentos e percepções numa amostra de professores
title_full A expressão dramática / teatro como prática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : contributo para a sua caracterização a partir das concepções, comportamentos e percepções numa amostra de professores
title_fullStr A expressão dramática / teatro como prática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : contributo para a sua caracterização a partir das concepções, comportamentos e percepções numa amostra de professores
title_full_unstemmed A expressão dramática / teatro como prática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : contributo para a sua caracterização a partir das concepções, comportamentos e percepções numa amostra de professores
title_sort A expressão dramática / teatro como prática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : contributo para a sua caracterização a partir das concepções, comportamentos e percepções numa amostra de professores
author Torres, Margarida Adónis
author_facet Torres, Margarida Adónis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueira, Ana Paula Couceiro
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Margarida Adónis
dc.subject.por.fl_str_mv Artes na educação
actividades dramáticas
professores de expressão dramática/teatro
concepções, comportamentos e percepções do processo ensinoaprendizagem
Arts in education
drama activities
Drama and Theatre teachers
conceptions, behaviour and the perceptions of the process of teaching learning.
topic Artes na educação
actividades dramáticas
professores de expressão dramática/teatro
concepções, comportamentos e percepções do processo ensinoaprendizagem
Arts in education
drama activities
Drama and Theatre teachers
conceptions, behaviour and the perceptions of the process of teaching learning.
description Sob o paradigma da sociedade contemporânea, cujas transformações estruturais fazem emergir diferentes necessidades e competências aos seus actores sociais, também a escola, reflexo e barómetro dessas alterações, catapulta a necessidade de reorganizar os seus métodos de ensino, os seus próprios objectivos e práticas. Com o presente estudo, pretende reflectir-se sobre o enquadramento das expressões artísticas na escola actual, à luz das novas realidades escolares, e conhecer as percepções e significados dos professores de teatro/expressão dramática, no que diz respeito à sua prática nas actividades dramáticas nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2023-11-09T10:47:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47894
url http://hdl.handle.net/10400.26/47894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134991647506432