A relevância das literacias fílmica e digital para processos educativos inclusivos e sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Pedro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33444
Resumo: A Agenda 2030 da ONU realça a importância da cultura, da arte e da educação para o desenvolvimento humano sustentável, o empoderamento individual, a cidadania ativa, a inclusão social e a coesão territorial. Duas literacias que para isso contribuem são a artística e a digital, estimulando capacidades de comunicação, sensibilidade, empatia e pensamento crítico que definem indivíduos e realidades. Também o cinema contribui para essa definição, combinando expressões e experiências artístico-culturais com modos de criação e receção cada vez mais próximos das tecnologias digitais. Os cruzamentos entre cinema e educação têm propiciado diferentes estratégias que confirmam a sua relevância para uma consciência e apropriação críticas do mundo por parte dos jovens. A proliferação das imagens como formas privilegiadas de contacto com o real acarreta a necessidade de reforçar competências de codificação e descodificação das mesmas. Esta deve trabalhar-se nas escolas, com abordagens que permitam compreender o papel do cinema e da comunicação digital na construção de perspetivas, sensibilidades e saberes polissémicos e informados. Assim, neste texto analisaremos os modos como cinema e tecnologia se posicionam, hoje, como áreas fundamentais para processos educativos de caráter inclusivo e sustentável, oferecendo amplas possibilidades de cognição, afetividade e atuação, quer individual quer coletiva.
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