A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Teresa Mafalda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18786
Resumo: O presente Relatório de Estágio tem como objetivo a reflexão relativamente às aprendizagens realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. No primeiro capítulo será realizada uma breve contextualização do polo de estágio, relativamente às características da comunidade escolar e extraescolar, despoletando uma reflexão sobre a pertinência do projeto de investigação realizado. O segundo capítulo focar-se-á na prática educativa no polo de estágio, procurando explorar a observação, planificação, lecionação e reflexão como um ciclo de práticas para o desenvolvimento profissional. A partir destas práticas, serão abordados desafios encontrados e reflexões realizadas no sentido de renovação das práticas. O projeto de investigação, exposto no terceiro capítulo, procura compreender de que forma é que a disciplina de Formação Musical está a responder aos diferentes objetivos dos alunos relativamente aos percursos após o ensino secundário e questionar a necessidade de uma possível diferenciação da disciplina consoante os diferentes objetivos. A metodologia para recolha de dados foi o inquérito por questionário e por entrevista. Apesar de os participantes referirem que a disciplina de Formação Musical contribuiu para uma resposta positiva aos seus objetivos, apontam, também, algumas falhas, nomeadamente ao nível dos conteúdos lecionados e da articulação entre disciplinas. A maioria dos participantes considera que a Formação Musical deve ser igual para todos os alunos, independentemente dos seus objetivos. Uma parte menos significativa dos participantes sugere a necessidade de diferenciação do ensino consoante os objetivos dos alunos, principalmente ao nível do ensino secundário.
id RCAP_930c91aec8b382c05cef63845406ce4d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicosFormação musicalPrática de ensino supervisionadaEnsino artístico especializado de músicaFormação de músicosFormação de públicosMusic educationPre-service teacher educationMusic teachingMusicians trainingAudience developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio tem como objetivo a reflexão relativamente às aprendizagens realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. No primeiro capítulo será realizada uma breve contextualização do polo de estágio, relativamente às características da comunidade escolar e extraescolar, despoletando uma reflexão sobre a pertinência do projeto de investigação realizado. O segundo capítulo focar-se-á na prática educativa no polo de estágio, procurando explorar a observação, planificação, lecionação e reflexão como um ciclo de práticas para o desenvolvimento profissional. A partir destas práticas, serão abordados desafios encontrados e reflexões realizadas no sentido de renovação das práticas. O projeto de investigação, exposto no terceiro capítulo, procura compreender de que forma é que a disciplina de Formação Musical está a responder aos diferentes objetivos dos alunos relativamente aos percursos após o ensino secundário e questionar a necessidade de uma possível diferenciação da disciplina consoante os diferentes objetivos. A metodologia para recolha de dados foi o inquérito por questionário e por entrevista. Apesar de os participantes referirem que a disciplina de Formação Musical contribuiu para uma resposta positiva aos seus objetivos, apontam, também, algumas falhas, nomeadamente ao nível dos conteúdos lecionados e da articulação entre disciplinas. A maioria dos participantes considera que a Formação Musical deve ser igual para todos os alunos, independentemente dos seus objetivos. Uma parte menos significativa dos participantes sugere a necessidade de diferenciação do ensino consoante os objetivos dos alunos, principalmente ao nível do ensino secundário.This Report aims to reflect upon the learning experiences during educational internship. In the first chapter there will be a brief contextualization of the school in which the training took place, regarding the characteristics of the school and surrounding community, promoting a reflection about the relevance of the research project. The second chapter will tackle the educational practice in the school in order to explore observation, planning, teaching and reflection as a cycle of practices for professional development. Based on these practices, the challenges encountered and reflections carried out in order to renew the practices will be addressed. The research project, described in the third chapter, will aim to understand the ways in which Music Education is addressing the various goals of students after secondary education and question the necessity for a possible differentiation of the subject according to students’ motivations. The methodology for data collection was a questionnaire and an interview. Although the participants consider that Music Education contributed to a positive response to their goals, they also point out some inadequacies, namely in terms of the content taught and the articulation between subjects. Most participants believe that Music Education should be the same for all students, regardless of their objectives. A less significant part of the participants suggest the need for the differentiation of education according to the students' needs, mainly at the level of secondary educationInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, Jorge AlexandrePais-Vieira, Luísa SantosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFonseca, Teresa Mafalda2021-10-26T11:40:59Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18786TID:202806219porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:51.135763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos
title A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos
spellingShingle A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos
Fonseca, Teresa Mafalda
Formação musical
Prática de ensino supervisionada
Ensino artístico especializado de música
Formação de músicos
Formação de públicos
Music education
Pre-service teacher education
Music teaching
Musicians training
Audience development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos
title_full A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos
title_fullStr A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos
title_full_unstemmed A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos
title_sort A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos
author Fonseca, Teresa Mafalda
author_facet Fonseca, Teresa Mafalda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Jorge Alexandre
Pais-Vieira, Luísa Santos
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Teresa Mafalda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação musical
Prática de ensino supervisionada
Ensino artístico especializado de música
Formação de músicos
Formação de públicos
Music education
Pre-service teacher education
Music teaching
Musicians training
Audience development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação musical
Prática de ensino supervisionada
Ensino artístico especializado de música
Formação de músicos
Formação de públicos
Music education
Pre-service teacher education
Music teaching
Musicians training
Audience development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio tem como objetivo a reflexão relativamente às aprendizagens realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. No primeiro capítulo será realizada uma breve contextualização do polo de estágio, relativamente às características da comunidade escolar e extraescolar, despoletando uma reflexão sobre a pertinência do projeto de investigação realizado. O segundo capítulo focar-se-á na prática educativa no polo de estágio, procurando explorar a observação, planificação, lecionação e reflexão como um ciclo de práticas para o desenvolvimento profissional. A partir destas práticas, serão abordados desafios encontrados e reflexões realizadas no sentido de renovação das práticas. O projeto de investigação, exposto no terceiro capítulo, procura compreender de que forma é que a disciplina de Formação Musical está a responder aos diferentes objetivos dos alunos relativamente aos percursos após o ensino secundário e questionar a necessidade de uma possível diferenciação da disciplina consoante os diferentes objetivos. A metodologia para recolha de dados foi o inquérito por questionário e por entrevista. Apesar de os participantes referirem que a disciplina de Formação Musical contribuiu para uma resposta positiva aos seus objetivos, apontam, também, algumas falhas, nomeadamente ao nível dos conteúdos lecionados e da articulação entre disciplinas. A maioria dos participantes considera que a Formação Musical deve ser igual para todos os alunos, independentemente dos seus objetivos. Uma parte menos significativa dos participantes sugere a necessidade de diferenciação do ensino consoante os objetivos dos alunos, principalmente ao nível do ensino secundário.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-10-26T11:40:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18786
TID:202806219
url http://hdl.handle.net/10400.22/18786
identifier_str_mv TID:202806219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131476872134656