A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18786 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio tem como objetivo a reflexão relativamente às aprendizagens realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. No primeiro capítulo será realizada uma breve contextualização do polo de estágio, relativamente às características da comunidade escolar e extraescolar, despoletando uma reflexão sobre a pertinência do projeto de investigação realizado. O segundo capítulo focar-se-á na prática educativa no polo de estágio, procurando explorar a observação, planificação, lecionação e reflexão como um ciclo de práticas para o desenvolvimento profissional. A partir destas práticas, serão abordados desafios encontrados e reflexões realizadas no sentido de renovação das práticas. O projeto de investigação, exposto no terceiro capítulo, procura compreender de que forma é que a disciplina de Formação Musical está a responder aos diferentes objetivos dos alunos relativamente aos percursos após o ensino secundário e questionar a necessidade de uma possível diferenciação da disciplina consoante os diferentes objetivos. A metodologia para recolha de dados foi o inquérito por questionário e por entrevista. Apesar de os participantes referirem que a disciplina de Formação Musical contribuiu para uma resposta positiva aos seus objetivos, apontam, também, algumas falhas, nomeadamente ao nível dos conteúdos lecionados e da articulação entre disciplinas. A maioria dos participantes considera que a Formação Musical deve ser igual para todos os alunos, independentemente dos seus objetivos. Uma parte menos significativa dos participantes sugere a necessidade de diferenciação do ensino consoante os objetivos dos alunos, principalmente ao nível do ensino secundário. |
id |
RCAP_930c91aec8b382c05cef63845406ce4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18786 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicosFormação musicalPrática de ensino supervisionadaEnsino artístico especializado de músicaFormação de músicosFormação de públicosMusic educationPre-service teacher educationMusic teachingMusicians trainingAudience developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio tem como objetivo a reflexão relativamente às aprendizagens realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. No primeiro capítulo será realizada uma breve contextualização do polo de estágio, relativamente às características da comunidade escolar e extraescolar, despoletando uma reflexão sobre a pertinência do projeto de investigação realizado. O segundo capítulo focar-se-á na prática educativa no polo de estágio, procurando explorar a observação, planificação, lecionação e reflexão como um ciclo de práticas para o desenvolvimento profissional. A partir destas práticas, serão abordados desafios encontrados e reflexões realizadas no sentido de renovação das práticas. O projeto de investigação, exposto no terceiro capítulo, procura compreender de que forma é que a disciplina de Formação Musical está a responder aos diferentes objetivos dos alunos relativamente aos percursos após o ensino secundário e questionar a necessidade de uma possível diferenciação da disciplina consoante os diferentes objetivos. A metodologia para recolha de dados foi o inquérito por questionário e por entrevista. Apesar de os participantes referirem que a disciplina de Formação Musical contribuiu para uma resposta positiva aos seus objetivos, apontam, também, algumas falhas, nomeadamente ao nível dos conteúdos lecionados e da articulação entre disciplinas. A maioria dos participantes considera que a Formação Musical deve ser igual para todos os alunos, independentemente dos seus objetivos. Uma parte menos significativa dos participantes sugere a necessidade de diferenciação do ensino consoante os objetivos dos alunos, principalmente ao nível do ensino secundário.This Report aims to reflect upon the learning experiences during educational internship. In the first chapter there will be a brief contextualization of the school in which the training took place, regarding the characteristics of the school and surrounding community, promoting a reflection about the relevance of the research project. The second chapter will tackle the educational practice in the school in order to explore observation, planning, teaching and reflection as a cycle of practices for professional development. Based on these practices, the challenges encountered and reflections carried out in order to renew the practices will be addressed. The research project, described in the third chapter, will aim to understand the ways in which Music Education is addressing the various goals of students after secondary education and question the necessity for a possible differentiation of the subject according to students’ motivations. The methodology for data collection was a questionnaire and an interview. Although the participants consider that Music Education contributed to a positive response to their goals, they also point out some inadequacies, namely in terms of the content taught and the articulation between subjects. Most participants believe that Music Education should be the same for all students, regardless of their objectives. A less significant part of the participants suggest the need for the differentiation of education according to the students' needs, mainly at the level of secondary educationInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, Jorge AlexandrePais-Vieira, Luísa SantosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFonseca, Teresa Mafalda2021-10-26T11:40:59Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18786TID:202806219porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T01:47:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:51.135763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos |
title |
A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos |
spellingShingle |
A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos Fonseca, Teresa Mafalda Formação musical Prática de ensino supervisionada Ensino artístico especializado de música Formação de músicos Formação de públicos Music education Pre-service teacher education Music teaching Musicians training Audience development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos |
title_full |
A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos |
title_fullStr |
A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos |
title_full_unstemmed |
A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos |
title_sort |
A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos |
author |
Fonseca, Teresa Mafalda |
author_facet |
Fonseca, Teresa Mafalda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Jorge Alexandre Pais-Vieira, Luísa Santos Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Teresa Mafalda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação musical Prática de ensino supervisionada Ensino artístico especializado de música Formação de músicos Formação de públicos Music education Pre-service teacher education Music teaching Musicians training Audience development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação musical Prática de ensino supervisionada Ensino artístico especializado de música Formação de músicos Formação de públicos Music education Pre-service teacher education Music teaching Musicians training Audience development Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório de Estágio tem como objetivo a reflexão relativamente às aprendizagens realizadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. No primeiro capítulo será realizada uma breve contextualização do polo de estágio, relativamente às características da comunidade escolar e extraescolar, despoletando uma reflexão sobre a pertinência do projeto de investigação realizado. O segundo capítulo focar-se-á na prática educativa no polo de estágio, procurando explorar a observação, planificação, lecionação e reflexão como um ciclo de práticas para o desenvolvimento profissional. A partir destas práticas, serão abordados desafios encontrados e reflexões realizadas no sentido de renovação das práticas. O projeto de investigação, exposto no terceiro capítulo, procura compreender de que forma é que a disciplina de Formação Musical está a responder aos diferentes objetivos dos alunos relativamente aos percursos após o ensino secundário e questionar a necessidade de uma possível diferenciação da disciplina consoante os diferentes objetivos. A metodologia para recolha de dados foi o inquérito por questionário e por entrevista. Apesar de os participantes referirem que a disciplina de Formação Musical contribuiu para uma resposta positiva aos seus objetivos, apontam, também, algumas falhas, nomeadamente ao nível dos conteúdos lecionados e da articulação entre disciplinas. A maioria dos participantes considera que a Formação Musical deve ser igual para todos os alunos, independentemente dos seus objetivos. Uma parte menos significativa dos participantes sugere a necessidade de diferenciação do ensino consoante os objetivos dos alunos, principalmente ao nível do ensino secundário. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-10-26T11:40:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18786 TID:202806219 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18786 |
identifier_str_mv |
TID:202806219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131476872134656 |