Programar de uma forma divertida : programação em Scratch
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/40611 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
id |
RCAP_930fa716591c00decb1b72a06ba14399 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/40611 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Programar de uma forma divertida : programação em ScratchAvaliaçãoMotivaçãoProgramaçãoTrabalho colaborativoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018Neste documento descreve-se o processo de intervenção pedagógica decorrido durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Lisboa e operacionalizado na Escola Secundária da Portela durante nove aulas de 90 minutos, no 7º ano de uma turma de Percurso Curricular Alternativo, na disciplina de Programação e Robótica. Seguindo uma metodologia de ensino-aprendizagem baseada em problemas, os alunos desenvolveram um projeto no ambiente de programação Scratch, que consistiu na construção de um programa para simular o sorteio do Euro Milhões. Desta forma foram trabalhados não só os conceitos referentes à unidade de estudo em questão (Linguagens de Programação Visual), como também se desenvolveram competências de trabalho em grupo. Neste relatório são descritas todas as práticas e estratégias didáticas utilizadas, nomeadamente a planificação dos trabalhos, instrumentos de recolha de dados, estratégias utilizadas no ensino-aprendizagem e a avaliação. A componente de investigação foi direcionada para as estratégias didáticas utilizadas e recaiu numa abordagem qualitativa, nomeadamente na observação das aulas e na interação direta com os alunos. A avaliação dos trabalhos finais desenvolvidos pelos alunos revelou que a estratégia de ensino adotada demonstrou ser positiva, quer pela criação de um ambiente favorável na aprendizagem quer pela assimilação dos conceitos trabalhados por parte dos alunos.This document describes the pedagogical intervention process followed during the “Supervised Teaching Practice” unit in Lisbon’s University’s “Information Technology” Master’s program. The intervention was performed in a programming and robotics course taught in the Portela’s High-School (“Escola Secundária da Portela”) and consisted of nine, 90 minutes classes. The students were on the 7th grade of an “Alternative Curriculum Track”. Following a problem-solving teaching approach, the students were asked to develop a project in the programming environment ‘Scratch’. The project consisted in building a lottery (“Euro Milhões”) simulator. The problem-solving driven approach taught students not only the programming skills required for this “Visual Programming Class”, but also valuable team-work skills. This report describes all the strategies and practice exercises used in this teaching project, including work planning, data gathering tools, teaching strategies and final project evaluation. The research component was directed towards teaching strategies, with an emphasis on qualitative data, namely student supervision and direct teacher-student interaction. The final student project evaluation demonstrated that the teaching approach was effective. This teaching approach was effective not only in improving the student material comprehension, but also in fostering a positive and motivating learning environment.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Neto, João PedroRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Rui Manuel de Sousa, 1969-2019-12-18T16:30:07Z20182018-10-042018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40611TID:202193705porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:16.721170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programar de uma forma divertida : programação em Scratch |
title |
Programar de uma forma divertida : programação em Scratch |
spellingShingle |
Programar de uma forma divertida : programação em Scratch Rodrigues, Rui Manuel de Sousa, 1969- Avaliação Motivação Programação Trabalho colaborativo Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Programar de uma forma divertida : programação em Scratch |
title_full |
Programar de uma forma divertida : programação em Scratch |
title_fullStr |
Programar de uma forma divertida : programação em Scratch |
title_full_unstemmed |
Programar de uma forma divertida : programação em Scratch |
title_sort |
Programar de uma forma divertida : programação em Scratch |
author |
Rodrigues, Rui Manuel de Sousa, 1969- |
author_facet |
Rodrigues, Rui Manuel de Sousa, 1969- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981- Neto, João Pedro Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Rui Manuel de Sousa, 1969- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Motivação Programação Trabalho colaborativo Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Avaliação Motivação Programação Trabalho colaborativo Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-10-04 2018-01-01T00:00:00Z 2019-12-18T16:30:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/40611 TID:202193705 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/40611 |
identifier_str_mv |
TID:202193705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134481649500160 |