Programar de uma forma divertida : programação em Scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rui Manuel de Sousa, 1969-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40611
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_930fa716591c00decb1b72a06ba14399
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/40611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programar de uma forma divertida : programação em ScratchAvaliaçãoMotivaçãoProgramaçãoTrabalho colaborativoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018Neste documento descreve-se o processo de intervenção pedagógica decorrido durante a Prática de Ensino Supervisionada, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Lisboa e operacionalizado na Escola Secundária da Portela durante nove aulas de 90 minutos, no 7º ano de uma turma de Percurso Curricular Alternativo, na disciplina de Programação e Robótica. Seguindo uma metodologia de ensino-aprendizagem baseada em problemas, os alunos desenvolveram um projeto no ambiente de programação Scratch, que consistiu na construção de um programa para simular o sorteio do Euro Milhões. Desta forma foram trabalhados não só os conceitos referentes à unidade de estudo em questão (Linguagens de Programação Visual), como também se desenvolveram competências de trabalho em grupo. Neste relatório são descritas todas as práticas e estratégias didáticas utilizadas, nomeadamente a planificação dos trabalhos, instrumentos de recolha de dados, estratégias utilizadas no ensino-aprendizagem e a avaliação. A componente de investigação foi direcionada para as estratégias didáticas utilizadas e recaiu numa abordagem qualitativa, nomeadamente na observação das aulas e na interação direta com os alunos. A avaliação dos trabalhos finais desenvolvidos pelos alunos revelou que a estratégia de ensino adotada demonstrou ser positiva, quer pela criação de um ambiente favorável na aprendizagem quer pela assimilação dos conceitos trabalhados por parte dos alunos.This document describes the pedagogical intervention process followed during the “Supervised Teaching Practice” unit in Lisbon’s University’s “Information Technology” Master’s program. The intervention was performed in a programming and robotics course taught in the Portela’s High-School (“Escola Secundária da Portela”) and consisted of nine, 90 minutes classes. The students were on the 7th grade of an “Alternative Curriculum Track”. Following a problem-solving teaching approach, the students were asked to develop a project in the programming environment ‘Scratch’. The project consisted in building a lottery (“Euro Milhões”) simulator. The problem-solving driven approach taught students not only the programming skills required for this “Visual Programming Class”, but also valuable team-work skills. This report describes all the strategies and practice exercises used in this teaching project, including work planning, data gathering tools, teaching strategies and final project evaluation. The research component was directed towards teaching strategies, with an emphasis on qualitative data, namely student supervision and direct teacher-student interaction. The final student project evaluation demonstrated that the teaching approach was effective. This teaching approach was effective not only in improving the student material comprehension, but also in fostering a positive and motivating learning environment.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Neto, João PedroRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Rui Manuel de Sousa, 1969-2019-12-18T16:30:07Z20182018-10-042018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40611TID:202193705porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:00Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:16.721170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programar de uma forma divertida : programação em Scratch
title Programar de uma forma divertida : programação em Scratch
spellingShingle Programar de uma forma divertida : programação em Scratch
Rodrigues, Rui Manuel de Sousa, 1969-
Avaliação
Motivação
Programação
Trabalho colaborativo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Programar de uma forma divertida : programação em Scratch
title_full Programar de uma forma divertida : programação em Scratch
title_fullStr Programar de uma forma divertida : programação em Scratch
title_full_unstemmed Programar de uma forma divertida : programação em Scratch
title_sort Programar de uma forma divertida : programação em Scratch
author Rodrigues, Rui Manuel de Sousa, 1969-
author_facet Rodrigues, Rui Manuel de Sousa, 1969-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Neto, João Pedro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rui Manuel de Sousa, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Motivação
Programação
Trabalho colaborativo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Avaliação
Motivação
Programação
Trabalho colaborativo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-10-04
2018-01-01T00:00:00Z
2019-12-18T16:30:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/40611
TID:202193705
url http://hdl.handle.net/10451/40611
identifier_str_mv TID:202193705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134481649500160