A consolidação de conceitos de programação utilizando a robótica educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ressurreição, Rui, 1979-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7467
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_a3929ed9b7079b10d28ca132484226ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7467
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A consolidação de conceitos de programação utilizando a robótica educativaProgramação informáticaRobótica educativaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012A dificuldade em compreender e aplicar conceitos abstratos de programação pelos alunos, foi identificada como um problema no aprendizagem da programação. O presente relatório descreve uma prática de ensino supervisionada, com o objetivo de consolidar alguns conceitos de programação numa turma do 12º do curso profissional de Técnico de Gestão de Informática. Foram lecionadas cinco aulas do módulo 17 da disciplina de Linguagens de Programação a um grupo de sete alunos. Como estratégia de ensino, foi apresentado um problema aos alunos sobre o estacionamento automático de veículos. Os alunos trabalharam em grupo com o objetivo de encontrar soluções e programá-las nos robôs da Lego® Mindstorms® NXT, para três tipos de estacionamento: em espinha, em paralelo e em linha. A Robótica Educativa constituiu o instrumento principal para o ensino dos conceitos de programação, juntamente com um conjunto de princípios e estratégias pedagógicas. A avaliação das aprendizagens incidiu principalmente na realização de um questionário de autodiagnóstico e de um teste de diagnóstico no início da intervenção, e na realização de um questionário de autoavaliação e de um teste de avaliação no final da intervenção. Após a intervenção foi realizada uma discussão de grupo para avaliar a perceção da turma em relação à intervenção. Verificou-se que a Robótica Educativa, em associação com um conjunto de princípios e estratégias pedagógicas, poderá ter contribuído para a consolidação de conceitos de programação.The difficulty in understanding and applying abstract concepts of computer programming by students was identified as a problem in learning programming. This report describes a practice of supervised teaching in order to allow the consolidation of some programming concepts in a 12th grade class of a professional course of Management of Information Technology Technician. Five lessons were given to a group of seven students in the Unit 17 of the subject Programming Languages As a teaching strategy, a problem was presented to the students about the automatic parking of vehicles. The students worked in groups with the purpose of finding solutions and programming them in Lego® Mindstorms® NXT robots, for three types of parking: angle, perpendicular and parallel. Educational Robotics using the Lego robots was the main tool for teaching programming concepts, along with a set of principles and teaching strategies. The evaluation focused on a self-diagnostic questionnaire and a diagnostic test at the beginning of the intervention, as well as a self-assessment questionnaire and an evaluation test at the end of the intervention. A focus group was conducted after the intervention, to assess the perception of the class about the intervention. It was found that Educational Robotics, in association with a set of principles and teaching strategies, might have contributed to the consolidation of programming concepts.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaRessurreição, Rui, 1979-2013-01-04T15:53:50Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7467porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7467Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:16.607174Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A consolidação de conceitos de programação utilizando a robótica educativa
title A consolidação de conceitos de programação utilizando a robótica educativa
spellingShingle A consolidação de conceitos de programação utilizando a robótica educativa
Ressurreição, Rui, 1979-
Programação informática
Robótica educativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short A consolidação de conceitos de programação utilizando a robótica educativa
title_full A consolidação de conceitos de programação utilizando a robótica educativa
title_fullStr A consolidação de conceitos de programação utilizando a robótica educativa
title_full_unstemmed A consolidação de conceitos de programação utilizando a robótica educativa
title_sort A consolidação de conceitos de programação utilizando a robótica educativa
author Ressurreição, Rui, 1979-
author_facet Ressurreição, Rui, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ressurreição, Rui, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Programação informática
Robótica educativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Programação informática
Robótica educativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-04T15:53:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7467
url http://hdl.handle.net/10451/7467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134214360137728