A arte como recurso didático da história : alguns exemplos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/40604 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
id |
RCAP_36d79d6cdb26c8261e0b460a09fbc929 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/40604 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A arte como recurso didático da história : alguns exemplosArte - HistóriaHistória - Estudo e ensinoMotivaçãoEstratégias de ensinoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O objetivo deste relatório de Prática de Ensino Supervisionada é demonstrar que a arte é um ótimo recurso didático da História. Ou seja, pretendemos provar que através de uma obra de arte é possível ensinarmos História. Após a utilização da arte como recurso didático, a intenção é que os alunos entendam a importância da mesma para a História, como o relacionamento de sentimentos, o favorecimento da formação da sua identidade, o trabalho de aspetos cognitivos através da criatividade, no sentido de um constante processo de reflexão histórica. A arte pode permitir o conhecimento do processo evolutivo da história, através da articulação com os vários estilos artísticos da pintura, da arquitetura e da escultura. Todo este processo de compreensão histórica através de obras de arte, tem também como objetivo motivar os alunos para as aulas de história, tal como pode despertar nos mesmos o conhecimento do património local, regional e internacional, e a necessidade da sua preservação. O tema propõe a exposição de alguns exemplos, inseridos no programa da disciplina de História do 3º ciclo do Ensino Básico, utilizado no Colégio de São Tomás. Este tem como referência o programa da disciplina de História do 3º ciclo. Para além disso, as Metas de Aprendizagem estipuladas pelo Ministério da Educação, também são uma referência. Ao abrigo da Lei da Autonomia do Ensino Privado e Cooperativo, o colégio efetuou uma reorganização dos conteúdos programáticos deste ciclo de estudos, para conseguir um programa articulado e abrangente o suficiente para permitir aos alunos não repetir conteúdos e estudar de forma mais integrada e mais aprofundada a História de Portugal e a História da Europa. Sendo assim, no 2º e 3º ciclos do ensino básico, o programa obedece a uma cronologia que abrange desde a Pré-História no 5º ano, até à História Contemporânea no 9º ano de escolaridade. Este tema abrange somente o 3º ciclo do Ensino Básico, 7º e 8º anos, na tentativa de apostar em exemplos nos anos indicadosThe purpose of this Supervised Teaching Practice Report is to demonstrate that art is an excellent resource of History didactics. In other words, we intend to prove that it is possible to teach History through a work of art. Besides using it as a didactical resource, we sought that our students should understand the importance of art in the discipline of History, such as its ability to relate feelings, to promote the formation of their own identity or to work on cognitive aspects through creativity, always in the sense of a constant process of historical thought. Art can allow us to know the evolutionary process of History by articulating the various artistic styles of painting, architecture and sculpture. This process of promoting the understanding of History through works of art includes the additional purpose of motivating the students to enjoy History classes, inasmuch as it can awaken in them an interest to know local, regional and international heritage and the need to preserve it. The subject of our report proposes the explanation of some examples of art, included in the History programme of the 3rd Cycle of Basic Education used in the São Tomás College that uses the national curriculum as a reference. Furthermore, the learning goals stipulated by the Education Ministry are also used as a reference. Considering the Law of Autonomy of Private and Cooperative Education, the college reorganized the programmatic contents of this cycle of studies in order to obtain a sufficiently articulate and comprehensive programme that would allow the students never to have to repeat the subjects throughout the school year and to study the History of Portugal and Europe in a more integrated and profound way. Thus, in the 2nd and 3rd Cycles of Basic Education, the programme obeys a chronology that covers everything from Pre-History in the 5th grade until Contemporary History in the 9th grade. The subject of our report is solely based on the 3rd Cycle of Basic Education, the 7th and 8th grades, and we attempt to demonstrate it with examples of the art contents therein.Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951-Repositório da Universidade de LisboaFilipe, Ana Catarina Correia, 1993-2019-12-18T14:42:15Z20182018-10-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.ms-powerpointapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40604TID:202193624porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:39:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:15.727382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte como recurso didático da história : alguns exemplos |
title |
A arte como recurso didático da história : alguns exemplos |
spellingShingle |
A arte como recurso didático da história : alguns exemplos Filipe, Ana Catarina Correia, 1993- Arte - História História - Estudo e ensino Motivação Estratégias de ensino Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A arte como recurso didático da história : alguns exemplos |
title_full |
A arte como recurso didático da história : alguns exemplos |
title_fullStr |
A arte como recurso didático da história : alguns exemplos |
title_full_unstemmed |
A arte como recurso didático da história : alguns exemplos |
title_sort |
A arte como recurso didático da história : alguns exemplos |
author |
Filipe, Ana Catarina Correia, 1993- |
author_facet |
Filipe, Ana Catarina Correia, 1993- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Miguel Maria Santos Correia, 1951- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipe, Ana Catarina Correia, 1993- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - História História - Estudo e ensino Motivação Estratégias de ensino Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Arte - História História - Estudo e ensino Motivação Estratégias de ensino Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-10-08 2018-01-01T00:00:00Z 2019-12-18T14:42:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/40604 TID:202193624 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/40604 |
identifier_str_mv |
TID:202193624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.ms-powerpoint application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134481609654272 |