Narrativas sócio-espaciais da criança em Pevidém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Paula Cristina Miranda da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/60166
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cidade e Território)
id RCAP_93102285e7aa99a390017b6d8bb26886
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60166
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrativas sócio-espaciais da criança em PevidémHumanidades::ArtesDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cidade e Território)Esta investigação principia que os espaços habitados refletem rotinas diárias e práticas comuns, tendo como foco base de trabalho uma questão central das mesmas: as crianças. Pretende-se perceber de que forma se criam as relações pessoais, espaciais e temporais, questionando sempre aquilo que as relaciona com o lugar vivenciado, assumindo que as crianças são livres para se apropriarem dos espaços em seu redor, espaços estes desenhados à dimensão adulta. Como território de estudo, a vila de Pevidém surge como um catalisador de relações transescalares com as freguesias envolventes, centralizando uma variedade de ligações com o dia-a-dia: o espaço da escola, o espaço do parque, o espaço da escola de música, os percursos e as rotinas diárias, os movimentos pedonais e viários, o modo de estar e ainda a ligação singular com a cidade de Guimarães. O objetivo consiste em estimular o potencial da articulação entre os espaços existentes, de forma a elaborar uma investigação base, que recorre ao contínuo trabalho in situ, para procurar as pistas e analogias existentes no lugar, nas relações entre as suas várias escalas e fluxos, descobrindo e concretizando pontuais focos de trabalho de interação com as pessoas/crianças. A divisão em três capítulos reflete o trabalho efetuado ao longo das visitas de campo: Observar, Dialogar e Interagir. Desde logo o processo da investigação é refletido nos capítulos do trabalho, enunciando atitudes e inquietações constantes que iam surgindo ao longo do processo de análise, refletindo assim sobre as questões essenciais como potencializadoras de narrativas sócio-espaciais da criança em Pevidém. Um estudo através de escalas, através das pessoas, entre tempos e espaços, refletindo hábitos humanos nas vidas comuns, com o objetivo principal de encontrar relações de permanência entre a comunidade e a vila de Pevidém, para assim intensificar e aperfeiçoar os usos diversos encontrados. Lugares vivenciados, rotinas coletivas e práticas habituais, narrativas sócio-espaciais como resultado de um habitar comum.This research begins that the inhabited spaces reflect daily routines and common practices, focusing on a central issue of the same: the children. It is intended to understand how personal, spatial and temporal relationships are created, always questioning what relates them to the place experienced, assuming that children are free to appropriate the spaces around them, spaces designed to the adult dimension. As a study territory, the village of Pevidém emerges as a catalyst for transcending relations with the surrounding villages, centralizing a variety of connections with everyday life: the school space, the park space, the music school space , the daily paths and routines, the pedestrian and road movements, the way of being and also the singular connection with the city of Guimarães. The purpose is to stimulate the potential of the articulation between the existing spaces, in order to elaborate a basic research, which uses the continuous work in situ, to search for clues and analogies existing in the place, in the relations between the various scales and flows, discovering and concretizing focal points of work interaction with the people/the children. The division into three chapters reflects the work done during the field visits: Observe, Dialogue and Interact. From the outset, the research process is reflected in the chapters of the work, stating the constant attitudes and concerns that emerged throughout the process of analysis, thus reflecting on the essential issues as potentiators of socio-spatial narratives of the child in Pevidém. A study through scales, through people, between times and spaces, reflecting human habits in common lives, with the main objective of finding relations of permanence between the community and the village of Pevidém, in order to intensify and improve the various uses found. Experienced places, collective routines and usual practices, socio-spatial narratives as a result of a common living.Silva, Cidália FerreiraUniversidade do MinhoMartins, Paula Cristina Miranda da Silva20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/60166por202226980info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/60166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:00.100541Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas sócio-espaciais da criança em Pevidém
title Narrativas sócio-espaciais da criança em Pevidém
spellingShingle Narrativas sócio-espaciais da criança em Pevidém
Martins, Paula Cristina Miranda da Silva
Humanidades::Artes
title_short Narrativas sócio-espaciais da criança em Pevidém
title_full Narrativas sócio-espaciais da criança em Pevidém
title_fullStr Narrativas sócio-espaciais da criança em Pevidém
title_full_unstemmed Narrativas sócio-espaciais da criança em Pevidém
title_sort Narrativas sócio-espaciais da criança em Pevidém
author Martins, Paula Cristina Miranda da Silva
author_facet Martins, Paula Cristina Miranda da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Cidália Ferreira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Paula Cristina Miranda da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Humanidades::Artes
topic Humanidades::Artes
description Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cidade e Território)
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/60166
url http://hdl.handle.net/1822/60166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202226980
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132226736095232