A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Ana Filipa simões
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31123
Resumo: Este relatório apresenta a experiência adquirida no âmbito das Práticas Educativas I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como, um estudo de caso, desenvolvido em contexto do 1.º ciclo de ensino básico, e que tem como objetivo apresentar a forma como é percecionada a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico, pelas crianças. Na realização do presente estudo foi adotada uma metodologia baseada na abordagem de mosaico através da adoção de técnicas e instrumentos característicos da investigação qualitativa, nomeadamente as entrevistas, o registo fotográfico – o photovoice, e o registo gráfico – os desenhos. Todas as técnicas foram realizadas com o grupo de crianças envolvidas ao longo deste estudo de caso.
id RCAP_9321c791e5ce1992ac66aad7406705e9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31123
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básicoTransiçãoEnsino BásicoEducação Pré-escolarPráticas EducativasEducação Básica 1º CicloEste relatório apresenta a experiência adquirida no âmbito das Práticas Educativas I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como, um estudo de caso, desenvolvido em contexto do 1.º ciclo de ensino básico, e que tem como objetivo apresentar a forma como é percecionada a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico, pelas crianças. Na realização do presente estudo foi adotada uma metodologia baseada na abordagem de mosaico através da adoção de técnicas e instrumentos característicos da investigação qualitativa, nomeadamente as entrevistas, o registo fotográfico – o photovoice, e o registo gráfico – os desenhos. Todas as técnicas foram realizadas com o grupo de crianças envolvidas ao longo deste estudo de caso.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumBrandão, Ana Filipa simões2020-01-29T14:50:32Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31123202381749porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:51ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
title A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
Brandão, Ana Filipa simões
Transição
Ensino Básico
Educação Pré-escolar
Práticas Educativas
Educação Básica 1º Ciclo
title_short A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
title_full A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
title_sort A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
author Brandão, Ana Filipa simões
author_facet Brandão, Ana Filipa simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Ana Filipa simões
dc.subject.por.fl_str_mv Transição
Ensino Básico
Educação Pré-escolar
Práticas Educativas
Educação Básica 1º Ciclo
topic Transição
Ensino Básico
Educação Pré-escolar
Práticas Educativas
Educação Básica 1º Ciclo
description Este relatório apresenta a experiência adquirida no âmbito das Práticas Educativas I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como, um estudo de caso, desenvolvido em contexto do 1.º ciclo de ensino básico, e que tem como objetivo apresentar a forma como é percecionada a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico, pelas crianças. Na realização do presente estudo foi adotada uma metodologia baseada na abordagem de mosaico através da adoção de técnicas e instrumentos característicos da investigação qualitativa, nomeadamente as entrevistas, o registo fotográfico – o photovoice, e o registo gráfico – os desenhos. Todas as técnicas foram realizadas com o grupo de crianças envolvidas ao longo deste estudo de caso.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-29T14:50:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31123
202381749
url http://hdl.handle.net/10400.26/31123
identifier_str_mv 202381749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301283347103744