A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31123 |
Resumo: | Este relatório apresenta a experiência adquirida no âmbito das Práticas Educativas I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como, um estudo de caso, desenvolvido em contexto do 1.º ciclo de ensino básico, e que tem como objetivo apresentar a forma como é percecionada a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico, pelas crianças. Na realização do presente estudo foi adotada uma metodologia baseada na abordagem de mosaico através da adoção de técnicas e instrumentos característicos da investigação qualitativa, nomeadamente as entrevistas, o registo fotográfico – o photovoice, e o registo gráfico – os desenhos. Todas as técnicas foram realizadas com o grupo de crianças envolvidas ao longo deste estudo de caso. |
id |
RCAP_9321c791e5ce1992ac66aad7406705e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31123 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básicoTransiçãoEnsino BásicoEducação Pré-escolarPráticas EducativasEducação Básica 1º CicloEste relatório apresenta a experiência adquirida no âmbito das Práticas Educativas I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como, um estudo de caso, desenvolvido em contexto do 1.º ciclo de ensino básico, e que tem como objetivo apresentar a forma como é percecionada a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico, pelas crianças. Na realização do presente estudo foi adotada uma metodologia baseada na abordagem de mosaico através da adoção de técnicas e instrumentos característicos da investigação qualitativa, nomeadamente as entrevistas, o registo fotográfico – o photovoice, e o registo gráfico – os desenhos. Todas as técnicas foram realizadas com o grupo de crianças envolvidas ao longo deste estudo de caso.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumBrandão, Ana Filipa simões2020-01-29T14:50:32Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31123202381749porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:51Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:40.318311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico |
title |
A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico Brandão, Ana Filipa simões Transição Ensino Básico Educação Pré-escolar Práticas Educativas Educação Básica 1º Ciclo |
title_short |
A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A perspetiva das crianças na transição da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico |
author |
Brandão, Ana Filipa simões |
author_facet |
Brandão, Ana Filipa simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandão, Ana Filipa simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transição Ensino Básico Educação Pré-escolar Práticas Educativas Educação Básica 1º Ciclo |
topic |
Transição Ensino Básico Educação Pré-escolar Práticas Educativas Educação Básica 1º Ciclo |
description |
Este relatório apresenta a experiência adquirida no âmbito das Práticas Educativas I e II do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como, um estudo de caso, desenvolvido em contexto do 1.º ciclo de ensino básico, e que tem como objetivo apresentar a forma como é percecionada a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico, pelas crianças. Na realização do presente estudo foi adotada uma metodologia baseada na abordagem de mosaico através da adoção de técnicas e instrumentos característicos da investigação qualitativa, nomeadamente as entrevistas, o registo fotográfico – o photovoice, e o registo gráfico – os desenhos. Todas as técnicas foram realizadas com o grupo de crianças envolvidas ao longo deste estudo de caso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-29T14:50:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31123 202381749 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31123 |
identifier_str_mv |
202381749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130030186430464 |